segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Jaguar completa 75 anos de história

No próximo dia 23 de Setembro será comemorado o aniversário de 75 anos da marca Jaguar, uma das mais icônicas fabricantes de automóveis de toda a indústria automotiva. Como forma de homenagear estas sete décadas e meia de história, a marca britânica de automóveis de luxo reunirá 75 modelos históricos da Jaguar em uma jornada pelo interior da Inglaterra. A carreata começou hoje as 10h30 na fábrica de Coventry e seguirá até Goodwood, principal reduto automotivo da Inglaterra e berço do maior festival anual de automóveis da Europa. Os carros passarão pelo famoso London’s May Fair Hotel, na capital britânica, onde o primeiro modelo da marca Jaguar foi apresentado ao público em 1935. De lá, os carros seguirão para Goodwood, onde devem chegar amanhã, 17. Muitos dos modelos pertencem a colecionadores e fãs da marca Jaguar, que dirigirão seus próprios veículos neste evento. Outros carros que marcaram história na indústria automotiva como o E-Type, C-Type e o SS Jaguar - sedã montado no período pré II Guerra – se juntarão aos mais recentes lançamentos apresentados pela empresa. Como parte das comemorações ao aniversário da marca, a Jaguar preparou um aplicativo para iPhone e iPad que conta a história da fabricante britânica. O programa está disponível para download no iTunes. Para encontrá-lo, basta digitar “Jaguar 75 years” no campo de busca. O aplicativo reúne uma imensa gama de materiais que contam a história de como a Jaguar se consagrou um dos ícones da indústria automobilística britânica nestes últimos 75 anos. Ele traz imagens de inúmeros veículos emblemáticos e marcantes nestas mais de sete décadas, como o SS 2.5 Sedã, XK-120, C-Type, D-Type, XKSS, Mark II, E-Type, XJ-13, XJ-6, XJ-S, XJR-9, XJ-220, XK8, XK, XF e o mais recente lançamento, a nova geração da família XJ. Como forma de contar rapidamente a trajetória da Jaguar nestes últimos 75 anos, o programa destaca algumas passagens interessantes ocorridas ao longo deste período, como: 1 – Quando o primeiro Jaguar da história foi revelado, Sir William Lyons, fundador da Jaguar, especulou com as pessoas convidadas para o evento, quanto o SS Jaguar 2.5 litros poderia custar. Em média, os convidados responderam que o modelo custaria cerca de £632, valor bem acima do preço cobrado pela marca, que era de £385. 2 – Para o Salão do Automóvel Britânico de 1938, Lyons projetou uma versão coupe do SS100. Com curvas belíssimas e detalhes em Art Decó. Com a eclosão da II Guerra Mundial, aquele veículo seria o único exemplar produzido por Lyons, infelizmente. 3 – Na edição de 1953 da famosa corrida de automóveis de Le Mans, os modelos Jaguar C-Type terminaram a prova na primeira, segunda e quarta posição. A empresa enviou, então, um telegrama para a rainha da Inglaterra em que dedicava a vitória à ela, no ano em que Vossa Majestade seria coroada. A mensagem foi respondida por uma carta escrita pela rainha. 4 – A edição limitada a 16 unidades produzidas do modelo XKSS teve um exemplar comprado pelo ator e piloto Steve McQueen, que ficou por 10 anos com o veículo, antes de vendê-lo. É possível que o Jaguar fosse um de seus carros favoritos, já que o modelo foi recomprado pelo ator depois que seu segundo dono faleceu. 5 – O comendador italiano Enzo Ferrari proclamou, logo na primeira vez que viu, o E-Type como o mais belo carro já produzido em toda a história. Ao mesmo tempo, a revista America’s Road & Track publicou uma reportagem com sua linguagem única, que dizia que o veículo “possuía o melhor sex appeal já conhecido pelo homem”. 6 – O XJ220 foi desenvolvido por um grupo bastante informal de funcionários da Jaguar, conhecido como “Clube do Sábado” que, como o nome sugere, dedicava o dia para desenvolver projetos especiais. 7 – Pat, filha de William Lyons, foi co-pilota do modelo NUB 120, a mais famosa versão de competição do XK120. Seu marido, Ian Applevard, venceu com o veículo em três edições do Alpine Cup e outras duas edições do RAC Rally. 8 – A introdução dos freios a disco na indústria automobilística se deu graças à Jaguar. O equipamento foi utilizado pela primeira vez na história no C-Type pilotado por Stirling Moss e Norman Dewis na edição de 1952 da Mille Miglia. Os comissários de prova italianos ficaram bastante confusos com essa nova tecnologia e ficaram desconfiados do sistema, alegando que ele poderia ser um equipamento ilegal que desse vantagens ao Jaguar na prova. Eles exigiram uma demonstração que provasse que o sistema realmente servia para frear o veículo. 9 – Quando jovem, Ian Callum, atualmente diretor de design da Jaguar, enviou o projeto de um Jaguar ao chefe de engenharia da marca na época, Bill Heynes. O executivo gentilmente respondeu sugerindo que, para Ian se destacar na carreira escolhida, ele deveria se aperfeiçoar também em desenho industrial. 10 – O mais rápido Jaguar de todos os tempos foi um XFR preparado, que atingiu 225,675 milhas por hora (363,189 km/h), no deserto de sal de Bonneville (EUA), em novembro de 2009. O aplicativo ainda contém imagens e informações como: - As fábricas da Jaguar no passado e no presente: Foleshill, Castle Bromwich, Gaydon e Browns Lane Fire de 1957. - Informações de pessoas importantes relacionadas à Jaguar como o homem por trás dos carros, Sir William Lyons, Malcolm Saver (designer do C-Type, D-Type e E-Type nos anos de 1950), Norman Dewis (chefe de desenvolvimento e engenharia nos anos de 1950 e 1960), Loffy England (gerente de programa do C-Type), William Heynes (chefe de engenharia do C-Type, D-Type e E-Type) e Ian Callum (atual diretor de design da Jaguar). Para mais informações a respeito dos 75 anos da Jaguar, acesse o site www.jaguar75.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário