sábado, 18 de setembro de 2010

Norster 600R: Projeto finlandês, design inglês e fabricação chinesa

Pequenos fabricantes às vezes se valem de brechas legais e de nichos para sobreviverem. Uma delas é a pequena Nordian Commerce que projetou esse bugue "global" com desenho baseado no clássico roadster inglês Austin-Healey Sprite, o Norster 600R que fará sua estréia no Salão de Paris esse ano. Quem fabrica é a fabricante Wenzou Concept New Machine que produz bugues com motores de dentista, isto é, com cilindradas entre 580 e 650 cm³.
O fabricante conseguiu classificá-lo como um quadriciclo e por isso está dispensado dos caros testes de colisão da ultra-exigente Euro NCAP, mas vem com para-brisas de poliéster reforçado e cinto de quatro pontos para não dizer que não há pelo segurança passiva.
O "quadro" é tubular e a suspensão tando a dianteira quanto a traseira é composta por duplos "A" com barra estabilizadora. As rodas são 5.5Jx14 de 14 polegadas em alumínio calçados por pneus 175/60R14H. E algo que o carro inspirador não teve são as portas com abertura "tesoura" ou se preferir "Lambo-Door's".
Não espere grande desempenho apesar de seu peso-mosca de somente 532 quilos, já que seu motor bicilíndrico de 580 cm³ com duplo comando no cabeçote e quatro válvulas por cilindro que rende módicos 34 cv a altas 5.500 rpm e o seu torque de somente 5,1 kgm/f tem seu pico na faixa de 3.000 a 3.500 rpm. Só para comparar o novo Uno pesa quase 900 quilos, tem motor 1.0 com 73 cv e torque de 9,5 kgm/f a 3.850 rpm. A velocidade máxima fica em torno dos 95 km/h.
Mas o importante aqui não é o quanto o carrinho corre e sim como ele anda, já que o destino dele são as praias e pontos turísticos litorâneos e o consumo comedido em torno de 20 quilômetros por litro promete muitos quilômetros relaxantes para o condutor(a) e seu (sua) acompanhante.
Os dois ocupantes tem cintos de quatro pontos ancorados no chassi tubular e o acesso é feito por portas do tipo tesoura. O motor vem na configuração central-traseiro e é acoplado a um câmbio de cinco marchas.
Como um esportivo, o acesso do motor é feito pelo capô traseiro que engloba os paralamas, que abre com ajuda de um motor elétrico, dando boa acessibilidade aos componente mecânicos.

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