100% elétrico: o novo concept car da Peugeot é um roadster de dois lugares de aparência rara, com estilo futurista e uma arquitetura original, projetado para proporcionar sensações de condução intensas e comemorar os 200 anos da Marca.
100% real: o EX1 detém recordes mundiais de aceleração partindo do repouso. Tais desempenhos são obtidos graças ao estilo afinado de sua aerodinâmica, à extrema leveza de sua estrutura e a seus dois motores elétricos, que produzem uma potência máxima acumulada de 340 cv e a motricidade nas quatro rodas.
Neste momento em que o iOn está prestes a ser comercializado, a Peugeot demonstra que eletricidade rima com realidade.
200 ANOS DE AVENTURA
O espírito criativo dos designers e engenheiros da Peugeot estimula a contínua multiplicidade de ideias e, as mais ousadas e interessantes, muitas vezes se associam para converter-se em um dream-car extremo. Assim, conjugamos a intenção de apresentar uma criação extraordinária para comemorar os 200 anos da Peugeot a outra aspiração: destacar o alcance do campo emocional propiciado pela eletricidade. Para realizar esse objetivo, após realização de pesquisas em torno da história da Marca, foram escolhidas as soluções técnicas mais radicais como base para a realização de um bólido futurista, inteiramente dedicado às sensações do piloto e, ao mesmo tempo, ecologicamente responsável.
Com uma arquitetura original que lembra alguns carros-conceito carismáticos (Asphalte, 20Cup), o modelo mobiliza todas as competências históricas relacionadas com a motorização elétrica. Neste momento em que o carro elétrico se torna 100% real para a Peugeot em função da comercialização do iOn, o EX1 nos projeta em uma nova dimensão, repleta de emoções.
UM ESTILO EFICIENTE
A estrutura deste roadster de dois lugares combina com sua mecânica, que busca salientar a ideia de leveza que guiou a realização do veículo. Sua carroceria ilustra os novos códigos de estilo da Peugeot, já vistos no conceito SR1 no início de 2010, com suas linhas robustas. Elementos em alumínio polido estruturam o contorno das portas, evocando o RCZ e o BB1.
ARQUITETURA, ESTRUTURA E SUSPENSÕES A SERVIÇO DO MÁXIMO DESEMPENHO
Longe de ser um roadster clássico, o conceito EX1 apresenta uma arquitetura cuja forma lembra uma gota de água, com a traseira afunilada em torno de duas rodas próximas uma da outra. Derivada da experiência do conceito Asphalte, de 1996, e dos dois 20Cup, de 2005, esta arquitetura permite reduzir o tamanho da célula-habitáculo e concentrar toda a massa na parte central, sem
nenhum peso nos prolongamentos dianteiro e traseiro.
As suspensões recorrem a soluções técnicas que garantem um comportamento na estrada de altíssimo nível: na dianteira é de triângulo duplo e eixo desacoplado, enquanto na traseira ela é monobraço, com conjunto mola-amortecedor implantado em posição central, e dotada de um dispositivo que permite ajustar a flexibilidade.
A estrutura monocoque é feita em carbono do tipo favo de mel, para otimizar a massa e a rigidez, que integra todas as fixações dos elementos técnicos. Por fim, as proporções do veículo (90 cm de altura e 1,77 m de largura) contribuem para o desempenho do conjunto, rebaixando o centro de gravidade e melhorando a aerodinâmica.
MOTORIZAÇÕES: A EXPERIÊNCIA DA PEUGEOT NA ÁREA DA ELETRICIDADE
A motorização elétrica proporciona novas experiências de condução devido à capacidade de aceleração, ao funcionamento silencioso e à facilidade de condução, pela ausência de caixa de câmbio. No conceito EX1, dois motores elétricos estão implantados em cada um dos eixos, com uma potência de até 170 cv cada (340 cv no total), e um torque máximo constante imediatamente disponível de 24 mkgf à frente e atrás.
Essa arquitetura mecânica oferece a possibilidade de otimizar não apenas a repartição das massas, mas também a motricidade das quatro rodas. Isso evoca as vantagens da implantação da tecnologia HYbrid4, que será proposta em série no 3008 a partir de 2011, com um motor térmico HDi FAP na parte dianteira e um motor elétrico na traseira.
UM HABITÁCULO FUTURISTA E SOFISTICADO
O condutor e o passageiro entram no habitáculo por portas com sistema de abertura invertida, que integram o banco concha correspondente. Essa cinemática inédita mergulha instantaneamente os passageiros em um ambiente futurista e sofisticado, à imagem da instrumentação de bordo (telas para cada ocupante que permitem visualização instantânea do desempenho do veículo) ou mesmo dos materiais utilizados, como metais e couros em relevo.
O piloto, sentado na altura do solo com as pernas esticadas – posição que multiplica as sensações – conduz o veículo com a ajuda de duas alavancas de comando, em uma experiência que evoca o mundo da aviação, ou dos vídeogames. Além dos sistemas de retenção do veículo, os passageiros são protegidos pela altura da célula de carbono que constitui um arco de segurança sobre as cabeças. Da mesma forma, o para-brisa deste conceito, perfeitamente integrado ao estilo, dispensa a utilização de capacete no dia-a-dia.
UM DREAM CAR ELÉTRICO CONCEBIDO PARA BATER RECORDES
Leveza, equilíbrio das massas, aerodinamismo, torque e potência dos dois motores elétricos e bateria de lítio-íon com elevado poder energético são apenas algumas das características que garantem ao EX1 uma invejável capacidade de aceleração, que ultrapassa 1G de força gravitacional. Em função desse desempenho, o EX1 já conseguiu bater recordes internacionais (homologados pela
Federação Internacional de Automobilismo) para um veículo terrestre elétrico. Essa série de recordes foi concretizada por Nicolas Vanier, famoso explorador e cineasta francês. Até o final do ano, a China, primeiro mercado automobilístico mundial, vai ser o cenário que acolherá o EX1 em sua busca por novos recordes mundiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário