Hoje, 1º de fevereiro, a PSA Peugeot Citroën completa 10 anos de produção de veículos no Brasil. Há uma década, nesta data, era inaugurado oficialmente o Centro de Produção de Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro, que marcou uma nova fase do Grupo no país, como montadora brasileira produzindo localmente veículos de suas duas marcas, Peugeot e Citroën. Na época, a unidade industrial deu início a produção de 2 modelos de automóveis, um de cada marca. Atualmente, são produzidos 8 modelos diferentes, quatro da Peugeot e quatro da Citroën, além dos motores TU3 JP (1,4 litro) e TU5 JP4 (1,6 litro).
“Somos a mais jovem montadora de automóveis brasileira e, mesmo assim, aceleramos muito mais do que o mercado. Em 2001, vendemos 48.600 veículos e tínhamos 3% de participação no Brasil. Agora, vendemos quase quatro vezes mais, enquanto a comercialização de veículos no mercado brasileiro no período apenas dobrou. Em 2010, comercializamos 174.400 unidades e alcançamos 5,2% de market share”, afirma Carlos Gomes, Presidente Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën.
O aniversário de 10 anos coincide com um momento de grande importância para a PSA Peugeot Citroën no Brasil: o início da ampliação do Centro de Produção de Porto Real como parte do investimento de R$ 1,4 bilhão que o Grupo está fazendo no país no período de 2010 a 2012. Assim, a capacidade de produção de veículos passará de 150.000 para 220.000 unidades/ano, enquanto a de motores irá de 220.000 para 280.000 unidades/ano. Números bem superiores aos previstos no projeto inicial do complexo industrial. Quando foi inaugurado, apenas com a fábrica de veículos – a fábrica de motores foi aberta em 2002 –, a capacidade nominal de produção prevista era de 22 automóveis/hora. Como resultado de melhorias e ampliações realizadas durante estes dez anos e, principalmente, da adoção de modernos métodos de manufatura e da competência dos funcionários, esta capacidade foi há muito superada: atualmente são produzidos 29 automóveis/hora e o objetivo é atingir 40 unidades/hora até 2012.
Com um processo de fabricação que leva em conta a segurança, a qualidade e o respeito ao meio ambiente, o centro de produção brasileiro faz veículos e motores para atender a demanda local e também para exportação, enviando produtos para 20 países da América Latina, Europa e África. No acumulado, desde 2001, a unidade industrial já produziu mais de 800.000 veículos e 900.000 motores.
O aumento da capacidade de produção, assim como a criação nos últimos anos do Latin America Tech Center (Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Estilo com sede em São Paulo e laboratórios em Porto Real) e o reforço da estrutura das Marcas e de outras atividades, vem sendo acompanhado pelo crescimento do número de colaboradores do Grupo no Brasil. Se em 2001 o quadro de funcionários contava com 1.450 efetivos, hoje a PSA Peugeot Citroën tem cerca de 5.000 colaboradores em todo o país.
Crescendo junto com o país
Nestes 10 anos de atividades industriais em solo brasileiro, a PSA Peugeot Citroën cresceu junto com a região Sul Fluminense, onde se localiza o complexo industrial, o Estado do Rio de Janeiro e o país. Atualmente, por exemplo, o município de Porto Real tem o segundo maior PIB per capita do Brasil e é um dos principais centros exportadores do Estado do Rio.
O Grupo PSA contribui para o desenvolvimento local com a geração de empregos e de divisas, mas também com a realização de ações e apoios a projetos que visam melhorar o bem-estar e o padrão de vida da sociedade. São projetos sociais, como o Riosolidário e a Escola Formare instalada dentro do Centro de Produção; de segurança viária, como a Cartilha de Segurança no Transporte de Crianças e o Projeto GRSP Resende; e de responsabilidade ambiental, como o Poço de Carbono e o apoio a Cartilha de Educação Ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário