A Alfa Romeo apresentou no Salão de Genebra esse "meio" 8C Competizione em versão conceito. Insisto que é "meio" porque ele tem praticamente metade do peso de seu inspirador, um motor 4 em linha contra o V8 sub-emprestado da Maserati que por sua vez o pega emprestado da Ferrari que há 30 anos atrás iria excomungar alguém direto para o inferno sem dó nem piedade se pensasse numa possibilidade dessas. Hoje em dias as antigas arqui-inimigas convivem dentro de um mesmo departamento dentro do gigantesco Grupo Fiat e as diferenças foram se diluindo aos poucos com plataformas, motores e componentes compartilhados.
O objetivo do 4C é resgatar a emoção de se dirigir rápido um carro leve, preciso e estável, coisa que foi deixada para trás com a inversão de valores em que agora um carro "deve" bater com segurança em um obstáculo em vez de se desviar dele. A característica estabilidade em curvas sinuosas, coisa que os brutais esportivos americanos não tem a finesse de lidar com seus eixos rígidos saltitantes, torna a direção (e as viagens) bem mais divertidas, mais ao gosto europeu que prefere enfrentar uma estrada sinuosa do que ficar queimando pneu em cada abertura de semáforo.
A tração é traseira e o motor turbinado com injeção direta é posicionado na parte central do carro dando uma distribuição de massas na ordem de 40% na frente e 60% na traseira, perfeito para quem quer se divertir com a arisca tração traseira, sem a anestesiada e segura tração dianteira dos esportivos de hoje, dessas que precisam de muita provocação começar a ficar com a testa enrugada. E nem a neutra tração integral que às vezes tem crise de identidade quando se puxa o freio de mão com o carro em movimento...
As boas notícias é que se for provado que é balela aquela história de calendário maia, o carrinho estará a venda em meados de 2012. Quanto a chegar aqui é uma outra longa história...
O "motorzinho" turbo de 1,750l rende 200 cv, contra 450 do 8C, e que faz o carro ir de 0-100 km/h em 5 segundos e a máxima de 250 km/h. Parte do milagre é graças a caixa "seca" Alfa TCT de dupla embreagem que em breve estará disponível no Giulieta.
O peso é praticamente a metade de um 8C, com 850 kg com uso extensivo d fibra de carbono e alumínio para garantir uma boa rigidez e estabilidade ajudada pela suspensão que vem com um paralelogramo de Watt na dianteira e uma McPherson agora na traseira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário