Post originalmente publicado no Blog do Play dia 28/03/2011
A Ford lançou na semana passada o novo Cargo, que por enquanto irá ser oferecido em versões superiores, enquanto as mais "urbanas" continuam com a frente antiga. A carroceria foi baseada no modelo turco para economia de desenvolvimento da cabine que segue a tendência iniciada pelo Constellation que integra o desenho da cabine e dos para-choques como se fosse uma única peça e dando um visual mais harmônico e moderno, se bem que à primeira vista lembre os antigos cara-chata da marca dos anos 60. Segundo a Ford os caminhões, que atendem a faixa de 13 a 31 toneladas de peso bruto total, e com capacidade máxima de tração de até 63 toneladas, são o resultado de um projeto global que foi desenvolvido nos estúdios de design e centro de engenharia de Camaçari, Bahia, e de São Bernardo do Campo e Tatuí, em São Paulo, com intensivo suporte das unidades dos Estados Unidos e Europa. A sua concepção teve como base as pesquisas e os testes realizados na América do Sul, o que resultou num produto apto para diferentes mercados, segundo a marca.
O caminhão virá bem equipado com muitos detalhes e itens de conveniência, tanto os oferecidos de série quanto os opcionais. Há pontos a lamentar como a escolha pelas lanternas "Mercedes" que equipam desde o chassi-cabine da Sprinter passando pelos médios, semi-pesados e pesados da marca que ganham dois refletores a mais. E isso ainda inclui os onipresentes ônibus urbanos Marcopolo Torino produzidos na década de 90. Uma oportunidade perdida para se incluir nas novidades farois e lanternas em LED´s que são econômicas e duráveis e se a meta era economizar no desenvolvimento do produto, foi uma economia porca.
Mas em compensação os mimos e atenção para o para o motorista não foram dispensados, a começar pela opção de travamento de portas global por comando remoto e quando o veículo atinge a velocidade de 8 km/h e espelhos com opção de serem ajustados eletricamente. A chave vem com o Sistema Global de Segurança antifurto da Ford (PATS), dotado de código eletrônico, que também permite que o motorista faça o bloqueio eletrônico do caminhão por meio de um código numérico. E para os cavalos mecânicos vem um inédito espelho retrovisor do lado direito ajustado para se obter uma visão do que se passa no solo eliminando esse ponto cego durante uma manobra.
Os comandos dos piscas, farol alto, buzina, lavador e limpador do para-brisas, reunidos numa única alavanca multifuncional, contribuem para que o motorista mantenha a atenção na pista. A vareta de óleo do motor fica protegida sob o capô, fechado com chave. A acomodação do macaco, triângulo e chave de roda sob o banco do passageiro, em um compartimento específico e revestido, aumenta a segurança, facilita o acesso e também evita a geração de ruídos.
O caminhão ainda traz um sistema de freios mais aprimorado e seguro, com uma unidade processadora de ar, composta por secador de ar, regulador de pressão, válvulas de proteção de multicircuitos (6 vias) e limitadores de pressão que contribui para o funcionamento seguro dos sistemas pneumáticos, viabilizando roteiros de tubulações mais simples. No modelo anterior, a válvula de quatro vias e secador de ar não eram unificados. No painel, a manopla do freio de estacionamento e o manetim (freio da carreta) ficam lado a lado, em posição ergonômica e de fácil acesso. Outra novidade é a “pedal box”, que incorpora os pedais de freios e embreagem, com todos os agregados. “O sistema de freios do Novo Cargo está tão bem dimensionado que a sensação é a mesma de dirigir um carro. Além de atender a todos os requisitos de segurança e qualidade, ele aumenta o conforto. As novas tecnologias e ferramentas globais de desenvolvimento da Ford, somadas à experiência dos fornecedores, ajudaram a tornar o projeto robusto”, afirma João Filho, engenheiro-chefe de Desenvolvimento do Produto de Caminhões da Ford.
As vias adicionais da válvula de ar alimentam o sistema de suspensão do banco, o ajuste pneumático da coluna de direção, o freio-motor e permitem outras funcionalidades, como o enchimento de pneus e limpeza da cabine, sem interferir no sistema de freios, que conta com vias específicas para o freio dianteiro, traseiro, de estacionamento e da carreta.
“É comum os usuários fazerem uma bifurcação nos sistemas de ar comuns para limpar a cabine, o que não é recomendado por questão de segurança. Pensando nisso, a cabine do Novo Cargo conta com uma saída de ar específica para esse fim, sem interferir no sistema principal”, explica Sílvia Fioravanti, engenheira de Desenvolvimento de Freios da Ford. O sistema de freios possui nova válvula de seis vias e tubulações simplificadas, com canais independentes para os freios dianteiro, traseiro, de estacionamento e da carreta, livres de interferência dos acessórios.
A nova linha de motores é compostade de quatro versões de motores Cummins que são os seguintes:
O 3.9 ISB 170, de quatro cilindros em linha e injeção eletrônica Common Rail, com 170 cv e torque de 61,2 Kgm/f para os Cargo 1317, Cargo 1517, Cargo 1717;
O 5.9 ISB 220, de seis cilindros em linha e injeção eletrônica Common Rail, com 220 cv e torque de 83,6 Kgm/f para os Cargo 1722, Cargo 2422, Cargo 2622;
O 5.9 ISB 275, de seis cilindros em linha e injeção eletrônica Common Rail, com 275 cv e torque de 96,8 Kgm/f para os Cargo 2428, Cargo 2628;
E o 8.3 ISC 315, de seis cilindros em linha e injeção eletrônica Common Rail, com 320 cv e torque de 131,3 Kgm/f e para os Cargo 3132, Cargo 1932R e Cargo 1932.
Agora caros leitores, quando esse escriba escrever que determinado carro tem torque de caminhão, saberão que não é exagero e muito menos excesso de entusiasmo. E para transmitir toda essa força para as rodas o caminhão recebeu as novas transmissões Eaton das famílias FS, de seis marchas com primeira sincronizada, e FTS, com 13 marchas, totalmente sincronizadas. Todos os modelos trazem ainda embreagem mais robusta e durável e novo acionamento da transmissão por cabo, que torna os engates mais leves, suaves e precisos.
O diagnóstico do motor é de alta precisão devido à inclusão de um visor digital no painel de instrumentos que informa os códigos de falha. A caixa de fusíveis é localizada no painel do lado do passageiro, oferecendo fácil acesso. A limpeza do para-brisa é facilitada por duas alças sob o vidro e apoio para o pé no para-choque. “A Ford investiu alto nesse produto, desde a fase de projeto e testes até o processo de manufatura, em parceria com fornecedores. Esse cuidado e a atenção do time de engenharia da Ford Caminhões visaram a entregar tudo o que o cliente precisa”, afirma João Filho. O basculamento da cabine é feito por um avançado sistema hidráulico, que exige menor esforço e oferece um ângulo de abertura maior para acesso ao motor. A nova coluna de direção, com sistema “lube-for-life”, dispensa a lubrificação por graxeiras.
“Este é o principal lançamento do ano no segmento de veículos comerciais e com a linha do Novo Ford Cargo 2012 a nossa previsão é crescer neste mercado. Passamos a oferecer a cabine-leito, versão inédita na Ford, e os nossos modelos ganharam mais competitividade e estão entre os mais modernos do mundo", afirma Oswaldo Jardim, diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul.
“Nossas pesquisas mostraram que os clientes ficaram satisfeitos com a nova linha. Tradicionalmente, sempre estivemos entre os principais do mercado e vamos dinamizar ainda mais nossas operações. Oferecemos tudo que o nosso cliente precisa: design, qualidade, desempenho, funcionalidade, versatilidade e serviços. No Brasil, por exemplo, temos 134 distribuidores exclusivos de caminhões perfeitamente aparelhados. Por todos esses aspectos, posso dizer que o Novo Ford Cargo é o lançamento do ano em veículos comerciais", conclui Oswaldo Jardim.
O painel de instrumentos tem velocímetro separado do tacógrafo, de fácil visualização. Diversas luzes de advertência e com aviso sonoro foram incorporadas e o painel mantém-se iluminado em todo o momento, mesmo quando as luzes estão desligadas, na cor Ice Blue. Também há uma central de informações digitais.
Suspensão na cabine, coluna de direção com ajuste pneumático, chave com código eletrônico antifurto, vidros elétricos de série e a opção de bancos com suspensão pneumática extra-conforto, travas e retrovisores elétricos são algumas das novidades.
O Novo Cargo também vem equipado com vidros elétricos de série e a opção de travas e espelhos elétricos. Traz ainda luzes de leitura individuais, acendedor de cigarro, tomadas de 12V e 24V, ponto de ar comprimido para limpeza da cabine, preparação para instalação de som e diversos porta-objetos.
A abertura das portas é de grande amplitude, facilitando o acesso. Os degraus de acesso à cabine são robustos e funcionais e têm piso antiderrapante, com grade vazada em formato colmeia que evita o acúmulo de sujeira. Acima, o espelho extra para facilitar as manobras do cavalo-mecânico.
Na área frontal, destaca-se um conjunto de grades superior e inferior, com desenho característico da marca Ford, com uma tela ao fundo em estilo colmeia. Dois amplos defletores aliam efeito visual de movimento e contribuem para criar um fluxo de ar nas laterais da cabine ajudando a manter as portas limpas.
A nova linha é formada pelos modelos Cargo 1317, Cargo 1517, Cargo 1717, Cargo 2622, Cargo 2628, e Cargo 3132, com cabine-regular; e Cargo 1722, Cargo 2422, Cargo 2428, Cargo 1932R e Cargo 1932, com cabine-regular ou cabine-leito.
A lateral da cabine é limpa e fluída, com ausência de frisos e recortes. Aspecto funcional também foi aplicado na tomada de ar do motor, que fica protegida sob o capô, liberando espaço. A cabine ganhou válvulas de ar na traseira, para renovação do ambiente mesmo com os vidros fechados.
Outra novidade é o eixo traseiro 6x4, da Arvin Meritor, com carcaça mais robusta que visa a durabilidade. A suspensão dianteira foi calibrada para o conforto, junto com a suspensão da cabine. Os manômetros de freio, elétricos e individuais (motores de passo), agora com maior precisão, com aviso de baixa pressão para cada circuito e ponteiros indicadores.
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