Finalmente a Audi lança o Q3, o sport utility compacto da família. Compacto em termos já que mede pouco mais de 4,39 metros de comprimento, 1,83 de largura e 1,60 de altura. O seu coeficiente aerodinâmico é de 0,32 que é melhor que muito carro por aí, graças ao assoalho carenado e ao desenho bem cuidado, mesmo com rack no teto. Se o porte imponente do carro não é o suficiente para impressionar a vizinhança há um kit off-road para mostrar para aqueles invejosos que sim, você encara uma terrinha também. Nem que seja a estradinha de terra da chácara da tia Zulmira.
O interior conta com tela retrátil do GPS e multimídia que pode se conectar via Bluetooth com o celular ou smartphone e disponibilizar a rede via wi-fi para os notebooks e tablets dos passageiros. Se bem que a conta da internet 3G, e isso quando funciona, é bem alta mas é uma das menores preocupações para quem dirige um carro como esse. Mas no exterior as conexões devem ter preços mais competitivos e mais estáveis do que aqui, em que pagamos preço de mundo árabe e recebemos internet com velocidades africanas. Outros luxos é o ar condicionado bi-zona, vidros traseiros escurecidos, bancos e volante revestidos de couro em três diferentes tipos, mas se o cliente preferir, há o revestimento de tecidos também em três variedades.
No começo haverá três motores todos turbo de 2.0l de deslocamento e de injeção direta sendo o mais modesto, e que não virá aqui, a diesel, com 140 cv e o mais potente a gasolina de 211 cv. O torque varia de 29 a 39 kgm/f e terão sistema start&stop e sistema de regeneração de energia de frenagens. Para economizar, o ar condicionado opera em modo de maior eficiência quando o cruise control está ativo de modo a economizar combustível. A mais potente faz o 0-100 km/h em 6,9 segundos e chega aos 230 km/h.
O carro tem sistemas de controle de estabilidade e de dinâmica e ABS, além do Audi Lane que detecta uma eventual cochilada do motorista e o avisa por meio de vibrações no volante, que tem assistência eletro-hidráulica. E aionda tem o um sistema auxiliar de estacionamento pego emprestado do primo mais pobre Tiguan (veja aqui).
A carroceria é bem reforçada, o que garante algumas diabruras no off-road (que deve ser leve, caso tenha coragem de por um na lama), melhora a dirigibilidade e protege os passageiros em alguma eventualidade. A tração é somente dianteira por enquanto, mas está prevista uma edição com potência superior e a famosa tração Quattro, marca registrada da Audi. A Audi não conhece nem os carros e nem as lombadas e asfaltos brasileiros cujo vão entre o assoalho e o chão chega a 25 centímetros enquanto o sport utility da marca tem somente 17 cm.
Interior conta com bancos e voltante revestidos em couro, ar condicionado de dupla zona, armazenamento de arquivos multimídia em HD e teto solar panorâmico além da iluminação interna totalmente em LED´s.
O sistema MMI que combina entretenimento com funções do carro ganha som Bose e interface que se conecta ao 3G do celular ou smartphone e transfere o sinal para tablets ou notebooks via wi-fi.
O porta-malas pode oferecer de 460l a 1365l com os bancos, divididos em 1/3 e 2/3, totalmente rebatidos. E se precisar de mais espaço ainda há um rack no teto de série no veículo.
Os faróis combinam LED´s com xenon adaptativo para iluminar tanto a frente quanto as laterais, e iluminação especial lateral para ajudar as manobras noturnas.
Como agora é obrigatório em carros desse padrão, as luzes auxiliares dianteiras,traseiras e repetidoras laterais dos espelhos retrovisores são integralmente compostas por LED´s.
Todos os motores combinam injeção direta e turbo sendo um diesel e dois a gasolina, todos com quatro cilindros em linha com potências de 140 a 211 e consumos de até 19 km/l.
Não espere preços baratinhos só por ser um compacto, o preço de entrada desse SUV premium em território europeu é a partir dos 30 mil euros, sem incluir impostos e taxas, aqui multiplique por 4.
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