O New Beetle, que apesar de só lembrar o original Fusca no desenho modernizado, se tornou sucesso entre os que queriam um carro com personalidade e que se destacasse na multidão de SUV´s e sedans em sóbrios tons de prata, chumbo, grafite e preto. Quando a VW decidiu renovar o seu carro mais icônico, o desafio foi refrescar o visual sem "estragar" o seu alegre desenho que fez a alegria de descolados, intelectuais ou só de quem gostou de seu desenho.
Houve tentativas de modernização que fracassaram, como a linha "a ar" da Volks alemã na década de 70, o Mini que ganhou uma frente moderninha que não vendeu também nos anos 70 e por aqui o Karmann Ghia TC que foi descontinuado em 1976, mas por causa de problemas de corrosão, enquanto o original sobreviveu até 1974 quase sem retoques.
Tanto que Klaus Bischoff, supervisor de design da Divisão de Produtos VW sob a supervisão de Walter de Silva, designer chefe do Grupo VW, tiveram cuidado de recriar o carro sobre uma ótica mais esportiva, com desenho mais baixo, quase tornando-o um Porsche 356. Se houver alguma versão "saia e blusa" futuramente, periga ela de se parecer com a versão conversível que era mais "quadrada". Afinal o New Beetle se tornou, de ícone popular de acesso ao carro próprio das massas trabalhadoras para um descolado carro cult em sua recriação comprado especialmente por um público jovem. O resultado é que o desenho está mais "másculo" e "musculoso", com o perdão das mulheres que ainda irão continuar a querer um em sua garagem, com o carro mais baixo (1,48 m), mais largo (1,80m) e mais comprido que seu antecessor (4,27m).
Apesar da mecânica continuar a ser a "de Golf", segue no conceito de ser motores econômicos e estão mais eficientes, e pela primeira vez será oferecido com um motor turbo-diesel. É um 2.0l de 140 cv com promessas de consumos na casa dos 12,3 km/l na cidade e 17 km/l na estrada segundo padrão americano e dados, como sempre, fornecidos pelo próprio fabricante. O câmbio dessa versão é um manual de seis marchas, sendo opcional um automatizado de dupla embreagem com o mesmo número de marchas. Outras opções de motores nos EUA são um 5 em linha de 2.5l de 170 cv que faz 9,35 km/l na cidade e 13,2 km/l a gasolina e o mais quente de todos, um 2.0l TFSI de injeção direta que fornece 200 cv (consumo combinado cidade e estrada: 13,5 km/l) e que faz o besouro alcançar 227 km/h, velocidade que nem o Herbie sonhava na época em que estreava aqueles filmes da Disney. O câmbio é de sete marchas DSG também disponível na versão européia de 160 cv acoplado às rodas traseiras por um diferencial com bloqueio. O diferencial também tem função de distribuir o torque para a roda com maior tração evitando derrapagens e escorregões e auxiliando o controle dinâmico. Para evitar filas e desabastecimentos nas concessionárias da marca a VW programou as datas de lançamento que são para setembro/outubro nos EUA, outubro/novembro para a Europa, fevereiro de 2012 na Asia e final de 2012/começo de 2013 na América do Sul, tipo, se sobrar vende aqui também.
Interior conta com seis air-bags, tela sensível ao toque que reproduz CD/DVD e arquiva formatos de mídia em HD de 30 GB. Item de segurança é o destravamento e abertura de portas além de partida sem chave além da carroceria mais rígida que a geração anterior.
Apesar da padronização dos produtos VW, o New Beetle manteve os faróis redondos, mas a abertura do parachoque segue o padrão visual da marca. 15 LED´s fazem a iluminação diurna e também são luzes de posição e os faróis são bi-xenônio.
Aplique na lateral lembra a estribeira do Fusca e o teto está mais baixo lembrando o concept Ragster (veja aqui). O teto solar é panorâmico que bloqueia 99% dos raios UV e 92 da energia térmica e tem abertura 18% maior que o modelo da geração anterior.
Na traseira o carro ganha um aerofólio e as lanternas traseiras "a lá" Panamera segue o padrão visual da marca. Tando a dianteira quanto a traseira ganha elementos triangulares. A coluna "C" está mais larga ajudando na aparência mais musculosa do coupé.
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