Diz o antigo ditado que não se come a carne onde se faz o pão, mas a BMW acredita que seus potenciais "M" clientes não seguem à risca o escrito. E porque não unir um sedan luxuoso que é praticamente um escritório móvel mas que embaixo do capô tenha um motor que deixaria muitos donos de esportivos (e também esportivados porque não?) morrendo de raiva e de impotência ao ver a traseira desses sedans se afastando rapidamente de seu carro todo paramentado?
Há 26 anos a fórmula tem dado certo, tanto que há variantes "M" (de Motorsport) em praticamente em toda linha, desses carros de rua com desempenho esportivo quase profissional e a quinta geração está sendo apresentada por esse conceito funcional que além dos atributos acima apresenta, item obrigatório já que até o governo chinês sonha em promover uma maratona sem que os atletas exijam máscaras de oxigênio, um motor mais eficiente em 25% em emissões e consumo acoplado a uma caixa de câmbio de sete marchas e com sistema start&stop, que desliga o motor quando o carro está parado, religando-o assim que o motorista tira o pé do pedal de freio. Não foi informado se há alguma novidade no interior, e nem há fotos da cabine.
Bem, pelo menos não é um dos "previews" que os marketeiros estão soltando a torto, mas outra moda que começou de uns tempos para cá pelo mais fashion dos fabricantes, a Mini, o de concepts prontos para a produção.
Detalhes como os faróis de xenônio com LED´s, também usado nas lanternas traseiras, as "brânquias" de alumínio nos para-lamas dianteiros que ajudam na renovação do ar dentro do capô e os enormes freios a disco
A dianteira ganha enormes entradas de ar para refrigerar o motor e os freios dianteiros, um V8 com o sistema Twin Turbo que é acoplado a um câmbio de sete marchas que por sua vez transmite a potência para o diferencial ativo que reduz patinagens.
A transmissão é a Drivelogic de dupla embreagem que tem engates rápidos e precisos. O diferencial traseiro traseiro ativo MM alterna o torque entre as rodas esquerda e direita e que tiverem melhor tração à medida que uma delas patina.
As rodas de 20 polegadas são calçadas por pneus 265/35 ZR20 tamanho na frente e 265/35 ZR20 na traseira. E a suspensão foi acertada na pista do Circuito Norte de Nürburgring, para ser eficiente em qualquer situação de condução.
Não foi informado os números de desempenho do que seria a versão longa do M5, mas os para-lamas alargados para couber as rodas mostra que essa versão não está para brincadeiras. Segundo a marca, anos de experiência tornam essa série madura.
O discreto aerofólio compõe o visual mais agressivo na parte traseira, com suas quatro saídas de escape e a seção central como extratora. Ao contrário do que se possa imaginar, esse pequeno aerofólio gera downforce em altas velocidades.
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