A Nissan, junto com a parceira Renault, além da Mitsubishi, apresentaram ao mundo um novo jeito de ver o carro elétrico e um novo modo de vendê-lo, e a idéia foi tão boa que os concorrentes estão correndo atrás. A Honda já havia apresentado alguns concepts elétricos no Salão de Tóquio de 2010 como o EV-N (veja aqui) e a scooter EV-Neo (agora aqui) na edição de 2009. E agora anuncia como confirmada a fabricação da versão elétrica do Fit, que já havia sido apresentado no fim do ano passado no Salão de Los Angeles para os americanos, no Salão de Genebra para os europeus e agora será mostrado em Shangai.
O interior só tem novidades para o condutor que não terá uma alavanca de câmbio manual, mas uma semelhante a um carro automático e à esquerda do quadro de instrumentos ao lado do volante há um seletor com botões de modos de dirigir como o "ecológico" com redução de potência e torque para economizar em até 17% e que está virando moda entre carros de combustão interna, o "normal", e o "Sport" que gasta 25% a mais que a "normal", mas garante potência e torque equivalentes de motores 2.0l . E o sistema de "infoentretenimento" se conecta à internet via smartphone e computadores pessoais que podem controlar remotamente assessórios como ar condicionado e o início da carga da bateria, sugerindo horários com maiores descontos ou estações de reabastecimento mais próximas.
"No extenso histórico da Honda em tecnologias eletromotivas nos permite entender as expectativas dos clientes", comenta Takanobu Ito, Presidente e CEO da Honda Motor Co., Ltd. "Do ponto de vista da Honda, um veiculo elétrico deve oferecer uma grande utilidade e deve ser divertido de dirigir. A capacidade de transito do Fit EV será um acréscimo perfeito para a mobilidade funcional do híbrido de conexão e o veiculo de células de combustível elétrico FCX Clarity".
Em carros elétricos esquece o conta-giros e o marcador de nível combustível agora marca a carga das baterias. À esquerda os botôes que selecionam os modos de condução ecológico, normal e esporte. E o sistema multimídia tem conexão com smartphones e computadores.
Para carregar as baterias são 12 horas em 110 volts ou seis em 220, função que pode ser acionada remotamente via smartphone. O carregador é também um protótipo, com menu intuitivo para facilitar o tipo de carga solicitada pelo cliente.
A autonomia com carga completa é de 160 km em ciclo urbano certificado pela EPA, e no computador de bordo há informações sobre a carga da bateria e uma "assessoria interativa" que auxilia no modo mais econômico de dirigir.
Esse concept ganha a cor exclusiva Deep Clear Blue Pearl (azul pérola) com rodas raiadas de alumínio com inserções da mesma cor além dos adesivos "EV". No mais é o nosso conhecido Fit apesar de ser baseado na versão européia.
Na traseira as lanternas traseiras são de LED´s transparentes que além da melhor luminosidade gastam menos energia. Há um defletor na quinta porta (porta-malas) cuja função não é só estética, ajuda a economizar energia ao melhoar a a aerodinâmica.
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