A Nissan lança a linha 2012 da minivan Livina com alguma novidades, já que desde as suas versões de entrada já vem "completas" de fábrica, e para alegria do consumidor nesses tempos de preços de combustíveis flutuantes, com motorização flex. A 1.6 manual que já vem com direção com assistência elétrica, travas, vidros e retrovisores elétricos, ar condicionado e airbag para motorista agora tem os pára-choques totalmente na cor do veículo e desenho diferenciado no spot de luz central interno. A "S" soma-se air bag para o passageiro, rádio CD Player com função MP3, rodas de liga leve de 15 polegadas, pneus 185/65R15, e os novos itens como grade cromada, alarme e novo revestimento em tecido escuro para bancos, carpete e paineis de porta.
A "SL" tem todos os itens acima mais farois de neblina dianteiros e sistema de freios com ABS (antitravamento), EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) e BA (assistência de frenagem que aplica toda a força de frenagem no sistema quando sensores detectam que o pedal do freio foi acionado abruptamente) e rack no teto. Outras novidades são o apoio de braço para condutor e o novo revestimento dos bancos e paineis de porta lisos em couro escuro.
Se o consumidor optar pela versão automática da "SL" ganha ar condicionado com controle automático e digital e da chave I-Key, que dispensa o uso de chave para abertura das portas e para a partida do motor.
A versão Night & Day (veja aqui) ganha na edição 2012 os pára-choques totalmente na cor do veículo, alarme perimétrico, apoio de braço para condutor, novo interior do veículo escuro, bancos em couro com um novo design apresentando a parte central perfurada, o que possibilita melhor ventilação em dias de calor.
A aventureira X-Gear (veja aqui) tem de volta a versão com motor 1.8 conjugada com caixa automática. As novidades para esse ano são o couro dos bancos e paineis de porta lisos, na cor preta, apoio de braço central para o motorista e mudança no desenho do spot de luz central. Além disso, a versão 1.6 SL MT terá alarme como item de série e a versão 1.8 SL AT ar-condicionado com controle automático e digital.
A motorização é composta por motores 4 cilindros em linha e 16 válvulas sendo o de entrada o conhecido 1.6l que rende 104 cv/108 cv (G/E) de potência com torque de 14,9/15,3 Kgm/f (G/E) segundo dados do ano passado, já que não foi fornecido dados desse motor. Somente o desempenho foi divulgado, com aceleração de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos e máxima de 183 km/h com câmbio manual. Com gasolina, o motor percorre 12,8 km/l em ciclo urbano, e 17,5 km/l no rodoviário. Com etanol, os valores ficam, respectivamente, em 7,7 km/l e 10,5 km/l.
Com o motor 1.8 que rende 125cv/126cv (G/E) de potência e torque de 17,5 kgm/f com qualquer combustível, a minivam faz o 0-100 km/h 10,7 segundos e máxima de 182 km/h. A velocidade final menor se explica por causa do uso da caixa automática nessa versão já que só a Gran Livina tem opção de caixa manual. O consumo com gasolina é de 11,6 km/l na cidade e de 17,2 km/l em rodovias. Com o uso do etanol, o propulsor percorre, respectivamente, 7,0 km/l e 10,3 km/l nessa configuração. O espaço do porta-malas é de 449 litros que podem chegar a 769 litros com o rebatimento da segunda fileira de bancos.
A Gran Livina chega com duas versões e somente com a opção de motor 1.8l com a "S" equipada com câmbio manual de seis marchas e a "SL" com a automática de quatro marchas bem escalonadas com overdrive. Esse ano ganha parachoques na cor do veículo e a "S" soma agora alarme perimétrico e um novo desenho do spot de iluminação interna central. a "SL" traz detalhes como volante com revestimento de couro e o novo design de bancos em couro, com a parte central perfurada e cor preta para proporcionar melhor sensação de conforto aos ocupantes, além dos paineis de porta com design liso e a chave inteligente I-Key. Vem ainda com apoio de braço para o condutor, seis alto-falantes, ar condicionado automático e digital, faróis de neblina, transmissão automática e sistema de freios com ABS, EBD e BA. O porta-malas dessa versão tem somente 123 litros mas com a 3ª fileira de bancos rebatida vai para 607 litros de capacidade, incluindo o compartimento extra sob o assoalho com 18 litros (85 cm de largura, 30 cm de profundidade e 13 cm de altura). Já com todos os bancos rebatidos, chega ao volume de 964 litros.
Outra vantagem para o consumidor são as revisões com preço fixo, mas sem incluir a mão de obra. Nos modelos Livina e X-Gear 1.6, o consumidor paga apenas R$ 136,78 nas revisões de 10 mil, 30 mil, 50 mil e 70 mil Km. As revisões de 20 mil e 60 mil Km saem por R$ 211,62, e a de 40 mil Km por R$ 348,54. Os veículos com motorização 1.8 tem custo de R$ 142,48 (com 10 mil, 30 mil, 50 mil e 70 mil Km), R$ 253,02 (com 20 mil e 60 mil Km), e de R$ 333,02 na de 40 mil Km. Outra vantagem de se comprar um dos três modelos da família Livina é o seguro Auto Nissan, que pode ser adquirido na rede de concessionárias e oferece condições e planos especiais de pagamento. O seguro do Livina sai, em média e dependendo do perfil do condutor, por R$ 1.000,00 - uma diferença de mais de 50% frente ao demais concorrentes segundo a marca.
"Além da praticidade, espaço e conforto, características inerentes à família Livina, a linha 2012 chega com fortes atrativos e mais equipamentos para continuar brigando no segmento de monovolumes", explica Mário Furtado, gerente de Marketing e Produto da Nissan do Brasil. "Buscamos atender um cliente interessado na melhor relação custo benefício sem abrir mão de qualidade e tecnologia. Estrear a linha 2012 em fevereiro é resultado da nova estratégia da Nissan, que engloba o agressivo investimento em publicidade e a abertura de novas concessionárias", complementa Furtado. Abaixo segue a tabela de preços do carro:
Nenhum comentário:
Postar um comentário