Depois de 50 anos a Aston Martin e o estúdio italiano Zagato (veja a versão do 500 produzida pelo estúdio aqui, também uma reedição de outro clássico do estúdio), que sempre nos brindam com alguns dos carros mais belos do mundo, nos presenteia com esse modelo de fabricação limitadíssima, cujo número de unidades não foi divulgado pela fábrica e nem pelo estúdio.
Mas o carro não será um desses modelos exclusivos que só vêem o sol quando aparece algum concurso de elegância do porte de Villa D’Este, mas irá competir em duas provas de resistência no circuito de Nürburgring. Além de atender os compradores que desejam ter um modelo exclusivo e com nomes tradicionais no mundo automotivo, terá ainda um bólido de competição que realmente anda em pistas, honrando a tradição esportiva das duas casas. É o que explica o CEO da Aston Martin, Dr Ulrich Bez: "A linguagem de design Zagato é um complemento perfeito para o nosso projeto e engenharia. Após 50 anos das duas empresas terem associadas entre si em uma parceria e terem produzidos alguns dos mais icónicos carros do mundo.
É claro que, há cinquenta anos atrás os carrozzieres italianos foram amplamente vistos como visionários liderando o mercado com novos desenhos, mas agora, e apoiado pela nossa independência, a Aston Martin tem a sua casa, na própria capacidade de concepção de modo que este novo empreendimento com Zagato é mais colaborativa do que talvez teria sido no passado.
A tarefa para nós foi a de criar um conceito que é um sucessor natural para os carros icônicos que foram feitos antes. Combinar a tecnologia atual com as habilidades tradicionais é vital para anunciar e entregar um carro esportivo exclusivo com um número limitado de fabricação como o Zagato V12."
Os detalhes são feitos à mão pelos artesãos da Aston Martin, e acredite, nem a mais moderna técnica de fabricação automatizada consegue resultados parecidos.
A base do carro é o Vantage V12, mas com detalhes exclusivos como o aerofólio dianteiro e o teto da cabine com teto com duas bolhas produzidos artesanalmente.
A Aston combinou nesse esportivo a plataforma de alumínio feita a mão com a força do conhecido motor V12 de 6.0l que produz 510 cv e 58,1 kgm/f de torque.
Duas unidades irão correr as 24 horas de Nürburgring no final deste mês e no final de junho como parte da tradição de produzir esportivos rápidos e confiáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário