sábado, 21 de maio de 2011

Nissan Frontier 2012: Mais equipada e mais cara

Post originalmente publicado no Blog do Play dia 19/05/2011
A Nissan lança a linha 2012 da sua picape Nissan Frontier, que ganha alguns equipamentos como o protetor inferior frontal em aço e recebe novo interior em couro. E como é típico de toda fabricante aqui, se o modelo não vende pratica-se alguns descontos, e quando há demanda aumenta-se o preço. Como o caso da picape, que acompanha a crescente demanda por esse tipo de veículo, o preço em média aumentou em torno de R$ 1.400,00 (Compare aqui). Se quiser uma mesmo assim, "chore" um bom desconto na concessionária. Se não, opte por uma 2011 e "chore" ainda mais, já que a mudança de ano-modelo costuma desvalorizar mais esses veículos.
Se quiser esperar mais um pouco, terá a versão 2012 da série especial Strike (veja aqui) com produção limitada e promessa de preço ainda mais atrativo. Prevista para chegar ao mercado ainda neste primeiro semestre, segundo a fabricante, a Frontier Strike tem como base a versão “SE” além de uma série de equipamentos para reforçar o bom custo benefício.
A linha é dividida em três versões de acabamento, a básica XE que agora passa a ter vidros elétricos dianteiros e traseiros. Vem com barras de proteção nas portas contra choques laterais, mas falta air-bag tipo cortina conjugado com um de proteção lombar. Lembre que os piores acidentes acontecem em choques laterais, e dois pilotos que corriam, um na Stock Jr e outro na Copa Montana, morreram em acidentes desse tipo e os carros contavam com gaiolas de proteção.
A caçamba da pick-up mede 45,4 cm de altura, com comprimento de 1.51 m e largura de 1.49 m. Com essas dimensões, a Frontier tem capacidade de carga de até 1.030 quilos e tanque de combustível com capacidade para 80 litros. Ao contrário da edição 2011 que foi lançada no final do ano passado, a 2012 teve o lançamento adiantado.
“Lançamos o ano modelo 2012 ainda no primeiro semestre para proporcionar ao consumidor uma picape mais atualizada e com menor desvalorização ao longo do tempo. Esse ponto se torna ainda mais atrativo somado aos diferenciais da Frontier no segmento, como força, potência, confiabilidade, qualidade e tecnologia japonesa, design robusto e ótimo desempenho”, explica Erik Gottfried, gerente de Marketing de Produto da Nissan do Brasil. Todas tem três anos de garantia. Veja a tabela de preços sugeridos aqui:
O painel de instrumentos vem com iluminação na cor laranja. Destaque para o conta-giros à esquerda e a escala do velocímetro com escala entre 80 a 120 km/h na vertical, boa visualização para quem viaja. A partir da versão LE traz ajuste de altura da coluna de direção e volante com acabamento em couro, além dos comandos de áudio e piloto automático integrados.
A picape já vem de série com direção hidráulica, retrovisores e travas elétricos, regulagem de altura do banco do motorista, limpador de parabrisa com sensor de velocidade e imobilizador de motor na XE e na SE soma-se o novo rádio AM/FM com CD e entrada auxiliar para MP3, chave com controle keyless.
O banco traseiro tem encosto tem inclinação de 23°, uma comodidade a mais para quem viaja atrás. Vem com airbag duplo, barras de proteção nas quatro portas que aumentam a segurança dos ocupantes em colisões laterais e cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores. Na foto os novo bancos em couro exclusivos da LE.
Mais detalhes da LE, a única com opção de câmbio automático de 5 marchas, que vem com piloto automático com controle no volante, espelho retrovisor interno eletrocrômico, bússola digital, revestimento em couro no volante e manopla de câmbio, rádio com capacidade para até seis CD’s.
A XE e SE contam o motor 2.5 16V turbodiesel com intercooler de 144 cv, a 4.000 giros e com torque de 36,3 kgf.m a 2.000 rpm conjugado com câmbio manual de seis velocidades, que na LE passa a 172 cv também a 4.000 rpm e 41,1 kgf.m também a 2.000 rpm com opção de automático de 5 marchas e novo sistema de absorção de vibração.
Na foto detalhes do farol de facho simples que integra a luz de seta direcional. Na LE vem os faróis de neblina, também na foto, mas grade frontal cromada e estribos laterais a partir da SE. As laterais da picape exibem os mesmos contornos largos dos para-lamas e a traseira mantém o desenho das lanternas sem alterações.
A suspensão dianteira é independente com braços triangulares duplos, mola helicoidal e barra estabilizadora. Já o traseiro possui eixo rígido com feixes de mola. Nas subidas e descidas íngremes, conta com ângulo de ataque de 32º, o ângulo de saída de 24º e a capacidade máxima de subida de rampa é de 39º. A altura livre do solo é de 220 mm.
As rodas de 16 polegadas são de série a partir da XE, vem com freios ABS com EBD na SE, sistema de fixação de carga Cargo Channel e e rack de teto na topo de linha LE, e ainda com freios traseiros a tambor autoajustáveis, com válvula sensível à carga (LSV).
Um dos equipamentos da picape é o sistema de tração Shift-on-the-fly, que permite a troca da tração por acionamento eletrônico a até 80 km/h. O sistema traz três modos de seleção: 4x2, 4x4 e 4x4 com reduzida, mais indicada para terrenos excessivamente irregulares, arenosos ou lamacentos. A tampa traseira vem com trava por chave em todas as versões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário