A minivam da Opel ganha nova geração que será lançada no Salão de Frankfurt, em setembro próximo, enquanto aqui a minivam tem futuro incerto e na terra do tango deixou de ser vendida. Por dentro os bancos ganham um inovador sistema de rebatimento da segunda fileira chamado "Lounge Seating", que agora é dividida em três bancos, sendo que o do meio se transforma em um confortável descansa braços com espaço suficiente para apoiar um notebook ou tablet. A intenção dos engenheiros da Opel foi de transformar a cabine de passageiros da minivam em uma "classe executiva". Os bancos da segunda e terceira fileiras podem ser rebatidos para transformar a minivam em um furgão de carga. O condutor e passageiros são beneficiados por um entre-eixos 5,7 cm maior, totalizando 2,76 m. O tamanho da minivam é de 4,66 m. Para quem acha que os 19 cm a mais é muito pode ficar com a atual versão que continua sendo fabricada nas instalações da Opel de Bochum, na Alemanha, e a um precinho mais em conta.
A minivam terá 3 opções de motores a diesel com potências entre 110 e 165 cv e à gasolina ECOTEC turbo 1.4l com potências iniciais de 120 e 140 cv, com sistemas start&stop, sistema flex (E85) para quem não quer gastar com petróleo, além das versões a GNV e GLP, disponíveis na Europa, enquanto as versões apimentadas não vêm. Todos os motores estarão acoplados a caixasde câmbio manuais e automáticas de seis marchas.
Baseada no concept Zafira Tourer Concept apresentado no Salão de Genebra desse ano (veja aqui), praticamente tem o mesmo desenho e funcionalidade da versão conceito, mas sem os tablets pendurados em sua cabine. A carroceria agora é mecatrônica, e é ajustada eletrônicamente pelo sistema FlexRide em conjunto com a suspensão eletrônicamente regulada em três modos de condução: o modo “Standard”, o modo "conforto" “Tour” e o modo mais dinâmico esportivamente “Sport”.
Além disso o carro vem recheado de equipamentos eletrônicos que facilitam o dia-a-dia como o "Adaptive Cruise Control" (ACC), apoiado por radar e com sistema automático de frenagem de prevenção de colisões "Collision Mitigating Braking" (CMB) que monitoriza constantemente a distância dos os veículos à frente. A câmera dianteira "Opel Eye" agora de segunda geração constitui outra das novidades. Além da função de aviso da saída de faixa, "Lane Departure Warning" (LDW), há também a funcionalidade de reconhecimento dos sinais de trânsito, "Traffic Sign Recognition" (TSR) que foi aperfeiçoada e amplamente reforçada. A câmera também é compatível com novas funções, como por exemplo:
A) Função de indicação da distância, "Following Distance Indication" (FDI), que informa visualmente o condutor sobre a distância que o separa do veículo da frente;
B) Função de alerta de colisão dianteira, "Forward Collision Alert" (FCA), que avisa o condutor através de sinais visuais e sonoros sobre a iminência de colisão com o veículo da frente;
C) Sistema inteligente de ajuste do alcance das luzes, o "Intelligent Light Ranging" (ILR) que acrescenta uma nova função ao avançado sistema de faróis direccionais "Advanced Forward Lighting" (AFL) bi-xénon, ao ajustar o feixe das luzes de médios de acordo com a distância em relação ao veículo da frente, adaptando-o continuamente de forma a optimizar a iluminação da estrada sem causar ofuscamento.
Além disso há o modo de alerta para a presença de outro veículo em ponto cego, "Side Blind Spot Alert" (SBSA), que avisa o condutor para a possibilidade de uma colisão se decidir mudar de faixa de rodagem, e para a procura de vagas no tamanho ideal e as manobras de estacionamento o sistema avançado de auxílio ao estacionamento "Advanced Park Assist" (APA), ajuda o condutor a encontrar um espaço adequado para estacionar e orienta as manobras de estacionamento e a câmara traseira, "Rear View Camera", que facilita e muito as manobras difíceis em locais apertados como a garagem do prédio em que fica o seu apartamento em que a construtora prometeu duas vagas por morador e você descobre que na verdade é 1 e meia e dividindo espaço com um poste...
"O Zafira é o ícone da Opel em matéria de versatilidade e nós queremos conferir à terceira geração deste modelo mais emoção e novas qualidades de excelência", explica Mark Adams, Vice-Presidente de Design da Opel/Vauxhall. "O Zafira Tourer marca a diferença com um visual elegante e dinâmico, e com uma imagem de qualidade superior".
A visibilidade foi melhorada graças às colunas "A" mais finas e os retrovisores externos agora montados na porta. O habitáculo recebe grande luminosidade graças ao para-brisa panorâmico opcional, que se estende até o teto solar elétrico que ocupa quase todo o teto do veículo.
Além do banco central da 2ª fileira se tornar um confortável descansa-braço, os outros bancos ainda podem ser deslocados individualmente em 21 cm cada no sentido longitudinal e 5 cm para o lado. Com a 3ª fila rebatida, tem 710l de capacidade e com todos os bancos sobe para 1860l.
Na foto a "prima" inglesa da Vauxhall, que também recebe a nova identidade visual da Opel com os faróis, que podem receber LED´s incrustados em um nicho em forma de bumerangue. Uma barra cromada com o escudo da marca flutua sobre a grade.
Estão disponíveis na Europa três versões do motores turbodiesel 2.0 CDTI, com potências de 110 cv e 130 cv, enquanto a motorização de topo rende 165 cv. À gasolina são dois motores 1.4 ECOTEC Turbo, com potências de 120 cv e 140 cv.
A suspensão dianteira é com sub-chassis isolado e suspensão de tipo McPherson, e na traseira optou-se pelo paralogramo de Watt com eixo de torção. A opção permite que o sistema de transporte de bicicletas escamoável seja instalado no para-choque traseiro.
As lanternas traseiras usam LED´s e são ligadas por uma barra cromada que também emoldura o escudo da marca. Ainda há o assistente de estacionamento "Advanced Park Assist" e a câmera de ré "Rear View Camera" ajudam na baliza mais complicada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário