sábado, 4 de junho de 2011

Honda XL 700V Transalp: A big trail que veio do deserto

Post originalmente publicado no Blog do Play dia 01/06/2011
Desde a Yamaha Teneré, as big trails sempre fizeram bonito nos ralis mais duros da face da terra, especialmente o rali Paris-Dacar que atualmente é realizado agora na América do Sul e atiçam a vontade de ter uma moto capaz de se aventurar pelos lugares mais íngremes e com responsa. Diferentemente dos carros disfarçados de "aventureiros", cheios de penduricalhos de plástico e com suspensão mais alta, a real vocação delas são os caminhos difíceis.
A Honda não podia ficar de fora e trouxe para cá a LX 700V Transalp.
Suponho, por conta própria, que o nome Transalp venha do fato da moto se sentir confortável nas difíceis trilhas da cordilheira alpina, tanto que nos gráficos que enfeitam o tanque da moto constam as coordenadas de Col de la Bonette, um pico de 2.800 metros situado nos Alpes Franceses.
O motor é um SOHC (comando de válvulas simples no cabeçote), bicilíndrico em V a 52º, quatro tempos, oito válvulas, com capacidade cúbica de 680 cm3, alimentado pela injeção eletrônica PGM-FI, refrigerada a água. Ele gera a potência máxima de 60cv a 7.750 rpm e torque máximo de 6,12 kgf.m a 6.000 rpm. A injeção eletrônica foi otimizada para economizar combustível. Além do arrefecimento a líquido, o motor conta com um radiador de óleo.
A moto utiliza chassi de berço duplo em aço, que segundo o fabricante garante equilíbrio, peso reduzido e rigidez.
O conjunto de suspensões apresenta, na dianteira, garfo telescópico com 200 mm de curso e na traseira, conta com mono-amortecedor do tipo Pro-Link, que garante um bom comportamento nos mais variados tipos de terreno. Na dianteira, a roda é de 19’’, com aro em alumínio e pneu de configuração 100/90, que segundo a marca garante um melhor controle direcional e resulta em uma pilotagem mais fácil na cidade, além de um comportamento mais suave em estradas.
Na traseira, utiliza pneu radial 130/90, que oferece mais conforto e segurança, principalmente nas curvas em altas velocidades. Na versão Standard, o sistema de freios conta com disco duplo de 256 mm de diâmetro na dianteira e pinças de duplo pistão. Na traseira, o disco de 240 mm de diâmetro é acionado por pinça de pistão único.
O modelo também virá na versão com freios Combined ABS (C-ABS), que apresenta, na dianteira, pinças de três pistões. O sistema combina os benefícios do ABS (Anti-lock Brake System) e do CBS (Combined Brake System). Enquanto o primeiro evita o travamento das rodas em frenagens bruscas, facilitando o controle do veículo em situações de emergência e permitindo manter seu controle direcional, o segundo distribui a força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira.
Contra os amigos do alheio a moto recebe o sistema anti-furto HISS, desenvolvido pela própria Honda, que proporciona segurança ao estacionar o veículo em locais públicos. O sistema de identificação por meio de chip eletrônico localizado na chave de ignição faz com que somente a chave original tenha capacidade para acionar o motor. Assim, o motociclista fica protegido contra tentativa de furtos com chaves não originais.
O modelo está disponível na rede de concessionárias Honda nas cores preta e branca. Seu preço público sugerido é de R$ 31.800,00 para a versão Standard e R$ 34.800,00 para a versão com freios C-ABS. Os valores são com base no Estado de São Paulo, e não incluem despesas como frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.
O painel de instrumentos traz conta-giros analógico e mostrador digital e os mostradores de LCD incluem informações de velocidade, quilometragem percorrida, relógio, indicador de nível de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento do motor.
O conjunto óptico conta com farol multi-refletivo de duas lâmpadas sobrepostas na dianteira. A durabilidade é ampliada pelas lâmpadas halógenas de filamento único. O pára-brisa que reduz a resistência do ar, proporcionando uma pilotagem mais confortável e prazeirosa em viagens.
O tanque de combustível tem capacidade de 17,5 litros, o que proporciona boa autonomia para viagens. O grafismo que envolve o logotipo da Transalp nas carenagens laterais dianteiras foi inspirado nos aparelhos GPS, com as coordenadas de Col de la Bonette, ponto mais alto alcançado por uma moto na Europa.
O conjunto de suspensões apresenta, na dianteira, garfo telescópico com 200 mm de curso. Na traseira, conta com mono-amortecedor do tipo Pro-Link. A distância entre eixos, agora de 1.512 mm, foi aumenta em 10 mm para melhorar a estabilidade da motocicleta em altas velocidades.

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