Os espelhos retrovisores estão entre os equipamentos de segurança ativa mais importantes presentes nos automóveis. Usados de forma quase inconsciente, eles são fundamentais para evitar situações de risco e acidentes, pois sua principal função é ampliar a visão do motorista para ajudá-lo a se locomover de uma maneira mais segura.
Desde 1º de janeiro, os espelhos instalados nos automóveis e utilitários nacionais deverão seguir uma nova norma estabelecida pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito). A resolução 226/07 é inspirada nas normas de segurança vigentes na Europa e, basicamente, amplia o campo de visão em largura e altura, aumentando a segurança nas ultrapassagens, mudanças de faixa ou ao sair e entrar em vagas paralelas.
"Os novos espelhos já estavam sendo adotados em alguns modelos da Volkswagen do Brasil ou naqueles que passaram por mudanças externas, ao longo de 2011. O Novo Fox, por exemplo, foi lançado no segundo semestre de 2009 já com retrovisores adequados à nova legislação. O Polo Hatch e o Polo Sedan também ganharam novos espelhos em julho de 2011, quando passaram por atualizações no design e no conteúdo", afirma Antônio Carnielli, gerente-executivo de Engenharia de Carroceria, Acabamento e Segurança Veicular da Volkswagen do Brasil.
Em dezembro, toda a gama de veículos da Volkswagen fabricados no Brasil foi atualizada: as famílias Gol G4, Novo Gol, Golf e a Kombi começaram 2012 com novos retrovisores. Os demais modelos da marca já atendiam às especificações, mesmo antes da lei entrar em vigor
Maior campo de retrovisão
De acordo com a legislação, o motorista deve ser capaz de enxergar uma faixa de estrada com quatro metros de largura em ambos os lados, a partir de vinte metros atrás dos pontos oculares do condutor. Além disso, na região mais próxima, deve-se ter visibilidade lateral mínima de um metro, quatro metros para trás, também nos dois lados do veículo (veja ilustração abaixo)
Para aumentar o campo de retrovisão e evitar que o retrovisor torne-se muito grande, o que perturba a harmonia de design do veículo, a solução técnica encontrada foi a adoção de lentes convexas, que ampliam a visão sem a necessidade de aumentar muito o corpo do espelho retrovisor.
Fazendo a mudança
As alterações nos retrovisores exigiram bastante trabalho por parte da Engenharia da Volkswagen, além dos fornecedores desses componentes. Para começar, a resolução do CONTRAN é extremamente exigente e detalhada: são 38 páginas, incluindo especificações técnicas e descrições dos mais variados testes.
"As modificações adotadas levaram à realização de 90 testes de medição do campo de retrovisão, além de 80 testes de impacto. Uma preocupação dos técnicos e engenheiros foi conseguir ampliar o ângulo de reflexão com o mínimo de distorção das imagens, uma tarefa bastante complicada", explica Antônio Carnielli.
Como a área das lentes dos retrovisores foi aumentada, foi necessário projetar novas estruturas externas e adaptar mecanismos de ajuste, sejam manuais ou elétricos. A fixação na carroceria e a resistência às vibrações também mereceram atenção e cuidados.
A alteração afetou ainda a aerodinâmica dos carros, aumentando – mesmo que pouco – a área frontal. Foram realizados novas simulações e novos testes em túnel de vento. No total, dezenas de técnicos e engenheiros da Volkswagen e fornecedores atuaram durante dois anos para concretizar as modificações.
A preocupação com os detalhes é uma constante na Volkswagen e é através dela que os veículos da marca atingem patamares de qualidade acima da média do mercado brasileiro e internacional. A alteração dos retrovisores é um exemplo da complexidade exigida para fazer produtos capazes de atender e superar as expectativas dos consumidores.
Tecnologia pela segurança
E não é de hoje que a Volkswagen desenvolve tecnologias para potencializar a segurança de seus modelos. Além de oferecer espelhos retrovisores com luz de seta integrada desde o Novo Gol, a Volkswagen conta com sistemas inovadores, como é o caso do Side Assist, disponível para a linha Touareg, que auxilia o motorista nos chamados "pontos cegos". Dois sensores por radar, posicionados na traseira do Touareg, monitoram a aproximação de outros veículos na faixa ao lado. Quando isso ocorre, o motorista é alertado por LEDs piscantes posicionados na base dos espelhos retrovisores externos. Este sistema é extremamente útil em situações em que o motorista inicia uma troca de faixa e outro carro se aproxima em alta velocidade.
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