A BorgWarner forneceu sua tecnologia, líder em turboalimentação, para o motor de 1,5 litro a gasolina e injeção direta (GDI) da Build Your Dreams (BYD) Auto, o primeiro desenvolvido por um fabricante totalmente chinês.
Pressurizado pelo turbocompressor BorgWarner KP39, o motor de quatro cilindros em linha desenvolve potência de 156 cv (113 kW), com torque máximo de 24,5 mkgf (240 Nm), o que resulta em menor consumo de combustível em comparação com seu antecessor e, ainda, possibilita que as normas de emissões Euro 5 sejam atendidas.
Recentemente a BYD Auto lançou este motor no seu sedã médio G6, o mais vendido no mercado interno chinês. De baixo consumo de combustível e com tecnologia de turboalimentação, o propulsor também é utilizado em outros modelos da montadora.
“Esta avançada tecnologia de turboalimentação para motores a gasolina de cilindrada reduzida (downsized), ajuda os fabricantes locais a atender as rígidas normas de emissões, ao mesmo tempo em que oferece elevado desempenho com consumo de combustível reduzido” - afirmou Frederic Lissalde, presidente e diretor geral da BorgWarner Turbo Systems para Carros de Passageiros.
No primeiro projeto próprio de motor GDI, a montadora BYD contou com a tecnologia de turboalimentação BorgWarner para tornar seu motor de 1,5 litro tão potente (156 cv) quanto um de 2,4 litros de aspiração natural.
Além disso, para suportar as altas temperaturas de escapamento de motores a gasolina, o turbocompressor KP39, de atuação pneumática, possui a carcaça dos mancais arrefecida a água. Como resultado, o motor produz aceleração suave por toda faixa de rotação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário