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Parte IV - 50 Anos do Cobra
Ford GT 40, uma Forja de Campeões: Bruce McLaren Parte II - Final
Nessa última parte vamos mostrar através de fotos algumas realizações de Bruce McLaren e mostrar alguns destaques da equipe que fundou, após correr 7 anos na Cooper, dois na Fórmula 2 e 5 na Fórmula 1. Bruce, além de ser um piloto talentoso também gostava de fazer acertos e melhorias nos carros em que competia. Isso acabou colocando-o em rota de colisão com Jonh Cooper, o dono da equipe. Em 1962 havia fundado a sua própria equipe mas só em 1967 após a sua saída da Cooper é que constrói chassis de corrida, especialmente para as provas da Can-Am (prova estado-canadense de esporte-protótipos), tornando-se uma atividade lucrativa já que outros pilotos compravam seus carros. Mas o começo nem sempre é fácil e após perder o único chassi de F1 que dispunha em um acidente, é obrigado a correr três provas pela equipe Eagle que lhe cede uma vaga. Entusiasmado com a Can-Am, prova de esporte protótipos americo-canadense, começa a desenvolver carros para a categoria aproveitando os praticamente indestrutíveis motores de origem americana. Mas em testes com um dos protótipos ocorre a soltura de um aerofólio causando o descontrole do carro que se choca violentamente contra a torre dofiscal na pista inglesa de Goodwood em 1969. O legado é a equipe de Fórmula 1 que mantém a tradição de ter carros técnicos e inovadores é mantido por Teddy Mayer nos próximo 10 anos sendo substituído por Ron Dennys que em 2009 afasta-se da Fórmula 1 para se dedicar ao desenvolvimento do carro de rua McLaren MP12C (veja aqui). Mas 9 anos antes o gênio projetista Gordon Murray comete o McLaren F1 (veja aqui) que se torna um dos superdesportivos mais perfeitos de todos os tempos.
Abaixo alguns flagrantes fotográficos da então iniciante McLaren, que anos depois conquistaria seu primeiro título com ninguém menos que Emerson Fittipaldi que em 1974 tornara-se bi-campeão. Outros campeões pela equipe foram James Hunt, dois anos depois. Se reclamavam da supremacia da Ferrari nos anos 2000, a partir de 1984 inicia-se o domínio da equipe com Nicki Lauda campeão desse ano e Alan Prost que abocanhou os dois anos posteriores. Em 1987 Nelson Piquet com a arquirrival Willians estraga a festa da McLarem, que retoma o título de campeã com Airton Senna no ano seguinte. Alan Prost, companheiro e adversário do brasileiro abocanha os dois títulos seguintes e nos próximos dois anos recebe o troco de Airton já nos anos 90. Em 98 finladês Mika Hakkinen ganha o primeiro título do bicampeonato, tando dele quanto da equipe e o último título, de 2008 foi ganho em um dos campeonatos mais disputados e por somente 1 ponto, quando o brasileiro Felipe Massa da Ferrari vê o título cair no colo de Lewis Hamilton, que assim como Bruce, foi um dos pilotos que foram treinados e patrocinados pela equipe desde as categorias de base.
Brands Hatch, Inglaterra, 1969. Denny Hulme em um McLaren-Ford M7A , com uma curiosa solução aerodinâmica do ano anterior: Aerofólios em cada eixo se apoiando diretamente na suspensão, e não na carroceria como é usual. Experimentos de um tempo em que a aerodinâmica era uma ciência pioneira em competições. |
Bruce McLaren correndo com um M7B com motor Ford que depois de aperfeiçoado, se tornou o M7C. Ele terminaria a temporada em terceiro no geral do campeonato de Fórmula 1 de 1969, seu companheiro de equipe em 6º e de construtores em 4º. |
Mclaren M6GT Coupé, transformado em carro de rua após mudanças nas regras de homologação da FIA. A Série M6, apesar dos problemas nos "indestrutíveis" motores Chevrolet, ajudou a consagrar a McLaren como construtora. O carro ganhou os campeonatos de 1967 com Bruce e de 1968 com Mark Donohue. |
M8D em ação. Bruce morreu em um acidente quando testava esse modelo e perdeu o controle após uma parte da carroceria se soltar fazendo-o se chocar contra uma casinha de fiscal na pista inglesa de Goodwood no final de 1970. Os dirigentes e funcionários da McLaren decidiram a continuar com a equipe. |
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