segunda-feira, 29 de junho de 2009

VICO, a motoneta elétrica da Traxx

Ideal para quem vai para o trabalho ou andar pequenos percursos como clubes, condomínios, ou a padaria do bairro, a VICO motoneta elétrica fabricada pela Traxx, promete uma boa economia com emissões zero. O selim leva apenas o piloto e o fabricante não informa o peso máximo que o veículo pode suportar. Quem precisa guardar ou levar pequenos objetos como capacete, comprinhas de emergência no supermercado ou farmácia pode contar com vários porta-trecos, um porta-capacete e todos com chave. E por falar em chave os amigos do alheio terão alguma dificuldade caso queiram levá-la embora. Além de um alarme que dispara a buzina e trava a roda traseira, e se mesmo assim você acha que não é o suficiente há ainda uma chave-geral para desligá-la.Com motor elétrico de 350 W no cubo da roda traseira, quase meio cavalo de potência e 0,71 KGM/F, não dá para se aventurar em avenidas de trânsito rápido ou estradas, mesmo as de terra. A velocidade máxima segundo o fabricante chega aos 35 km/h, mas a velocidade de cruzeiro é de 25 km/h e encara rampas de até 15 graus. Em compensação a manutenção é mínima, já que quase não usa óleos e lubrificantes e as lâmpadas são de 12 volts. E o custo por quilômetro rodado é de 0,035 centavos contra 0,063 de uma moto 100-125 cm³. A autonomia é de 80 km indicada por um manômetro no painel e garantida pelas quatro baterias ligadas em série somando 48 volts e que são recarregadas em 110 ou 220v e mais uma vez o fabricante não informa o tempo de recarga. Quem quiser uma dessas por causa da consciência ambiental pode ficar tranquilo que noventa por cento de nossa energia é gerada por hidrelétricas, o que praticamente zera o índice de carbono emitido durante a recarga da motoneta. Se isso não for suficiente, então vá de bicicleta ou a pé.

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