Há um ditado popular que diz: “Quando a esmola é grande até o santo desconfia”.
Pois é bem assim que devemos nos comportar quando estamos comprando algum produto e encontramos uma enorme diferença de preço entre uma loja e outra.
Não existe milagre em preços, pode haver em algum tipo de produto uma oferta ou promoção momentânea, mas se a diferença for considerável, algo há!
No comércio de autopeças não há liquidações, os preços são muito estáveis, pois são poucos os produtores e estes mantêm uma política comercial para todo o mercado atacadista.
Os distribuidores atacadistas são empresas organizadas e operam na legalidade, desta forma um varejista comprará com nota fiscal um produto, que independente do fornecedor, desde que da mesma marca e série, seu preço tenderá ser semelhante.
Temos tido acesso a informações junto aos departamentos de assistência técnica dos principais fabricantes de autopeças das marcas Sabó, Mahle, Metal Leve, Cofap e Riosulense que tem crescido a reclamação por baixa qualidade e ao verificarem identificam que é uma peça importada, que recebeu uma logomarca semelhante a do fabricante brasileiro e aqui no Brasil, são embaladas em caixas falsificadas com uma identificação visual muito parecida a original.
Estes produtos normalmente não são encontrados nas boas casas do ramo, o que chama a atenção é que normalmente são comercializados por preços bem abaixo do mercado legal e na maioria das vezes, sem o devido comprovante fiscal, fato que inviabilizará uma discussão na justiça contra o vendedor varejista.
O motor é o componente de maior valor de um veículo, portanto este merece uma atenção especial desde a troca de óleo lubrificante dentro do prazo especificado pelo fabricante do motor, substituição do elemento filtrante do óleo, uma peça barata e de vital importância para uma longa durabilidade e quando necessário uma manutenção interna, deve-se selecionar uma empresa especializada, com competência reconhecida para realizar as operações de usinagem, ajustagem dos componentes e montagem do motor seguindo as recomendações do fabricante.
Uma retífica de motores competente respeitará a norma técnica ABNT 13.032, realizando todos os procedimentos que garantirão um perfeito funcionamento do motor por mais uma longa vida útil.
Esta empresa retificadora sendo a responsável pela garantia do bom funcionamento do motor, saberá selecionar os produtos aplicando somente aqueles de boa qualidade e de marcas reconhecidas.
Desconfie se lhe oferecerem serviços e peças abaixo dos preços praticados pelo mercado em geral, você com certeza estará comprando gato por lebre! (José Arnaldo Laguna – presidente do CONAREM – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, vice-presidente do SINDIREPA – SP Sindicato da Indústria da Reparação de Veículos, Peças e Acessórios do Estado de São Paulo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário