quarta-feira, 15 de julho de 2009

GLK 280, estrela da Mercedes-Benz

A tradição e a robustez da Classe G com a sofisticação e a modernidade de estilo dos automóveis Mercedes-Benz: foi essa mistura de conceitos que deu origem à Classe GLK, que estabelece novas linhas e tendências de conceito e design para o segmento de SUV. O modelo está disponível no mercado brasileiro na versão GLK 280, equipada com motor V6 a gasolina de 231 cv de potência. A linguagem do design de linhas alongadas e superfícies extensas é combinada com os aspectos típicos da carroceria de um veículo fora de estrada, tais como balanços curtos, dianteira com silhueta verticalizada, colunas do teto delgadas, parabrisa com maior inclinação e capota de linhas limpas e estreitas. Além de criar um estilo, o design da carroceria permite que as vantagens típicas de um veículo desse segmento sejam introduzidas pela primeira vez na categoria de utilitários esportivos compactos, que, em geral, é mais orientada ao asfalto. Os ângulos de entrada e de saída, além da favorável distância do solo proporcionam "aventuras" seguras e prazerosas fora-da-estrada. A boa visibilidade oferecida pela ampla área envidraçada, combinada com a posição de assento elevada, aumentam sua praticidade para a rotina diária e garantem uma condução descontraída, mesmo no intenso trânsito urbano. Com personalidade marcante, o GLK 280 oferece dimensões práticas tanto para quem passa a maior parte do tempo na cidade quanto para aqueles que apreciam passar algumas horas fora delas. O modelo tem comprimento de 4.528 milímetros, largura de 2.016 mm (entre espelhos) e altura de 1.689 mm. Tocada completa
A suspensão AGILITY CONTROL da Classe GLK demonstra alto nível de flexibilidade e resolve um conflito comum dos utilitários esportivos, para os quais os projetistas de chassi desejam criar um veículo que seja tanto ágil do ponto de vista esportivo quanto confortavelmente suave, e que ainda possa enfrentar terrenos fora de estrada. Nesse caso, a solução está presente no sistema AGILITY CONTROL, que controla o amortecimento dependendo das condições do piso e do estilo de pilotagem. Nesse sistema, as forças de amortecimento que atuam sobre a suspensão são configuradas para responder com flexibilidade, e não linearmente. Quando se conduz com tranqüilidade por estradas sinuosas ou durante manobras lentas no fora de estrada, o sistema responde com suavidade, aumentando o nível de conforto dos ocupantes e a capacidade do veículo em trilhas.
4MATIC A tração 4MATIC que equipa a Classe GLK é um dos sistemas mais eficientes disponíveis no mercado. Este sistema, idêntico ao que equipa a Classe M, é capaz de transferir, automaticamente, a força de tração para qualquer uma das rodas, de acordo com a situação de aderência no momento. Tudo sem que nenhum comando tenha que ser dado pelo motorista, garantindo máxima segurança e conforto em situações de fora de estrada. Além disso, os sistemas dinâmicos de condução ESP®, ASR e ABS/BAS atuam em conjunto para garantir segurança e dinamismo longitudinal e lateral, além da melhor estabilidade de direção, garantida tanto no asfalto quanto fora dele. Por ser compacto, leve e ter um conceito aprimorado quanto ao atrito (o GLK 280 tem o motor montado longitudinalmente e sua transmissão e caixa de transferência possuem desenho de bloco), o sistema oferece várias vantagens sobre seus congêneres equipados com transmissão transversal. O consumo de combustível é compatível ao dos automóveis que circulam na cidade, enquanto os níveis reduzidos de vibrações e de ruído equivalem ao dos carros mais luxuosos. A embreagem de múltiplos discos do diferencial central controla o sistema de tração se o atrito entre os pneus e a superfície estiver muito baixo, por exemplo, sobre areia ou lama. Nessas situações, o sistema controla a distribuição de tração para manter o alto nível de estabilidade direcional.
A capacidade do modelo para enfrentar os desafios fora de estrada é impressionante. A elevada distância do piso, de 201 mm (GLK 280) e os curtos balanços da carroceria (816 mm na dianteira e 957 mm na traseira) proporcionam ângulos favoráveis de entrada e de saída - 21° e 23°, respectivamente.Ao mesmo tempo, a distância entre eixos, de 2.755 mm, e o baixo peso do veículo (para esse segmento), 1.830 kg, permitem que o GLK apresente desempenho bem acima da média, mesmo nos terrenos mais exigentes.
Motor V6 O GLK 280 está equipado com o eficiente propulsor V6 de 231 cv de potência e 300 Nm de torque, movido a gasolina. Além de oferecer alto desempenho, o motor da Classe GLK se caracteriza pelo reduzido consumo de combustível, o que também ocorre com o nível de emissões. Além disso, o modelo está equipado com a transmissão automática 7G-TRONIC, de sete marchas e trocas sequenciais. Porém, o desempenho e o baixo consumo de combustível não se devem apenas à eficiente combinação entre motor e transmissão de alta tecnologia. Outros fatores incluem o baixo peso e a aerodinâmica excepcional para um veículo com esse tipo de design (Cx de 0,35). Segurança Em combinação com as zonas de deformação dianteira e traseira, o resistente habitáculo do GLK 280 proporciona uma base muito eficiente para os sistemas de proteção dos ocupantes. Esses sistemas incluem Airbags de dois estágios para o motorista e o acompanhante; Airbags laterais nos bancos dianteiros; Airbags de janela a partir da Coluna A até a Coluna C; Proteção para a cabeça NECK-PRO, que suaviza os efeitos de uma colisão traseira para o motorista e o passageiro do banco da frente; Cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes; Tensor e limitador de força adaptável do cinto de segurança para o motorista e o passageiro do banco da frente; tensor e limitador de força do cinto de segurança para os assentos laterais do banco traseiro; Sistema de fixação para bancos de crianças ISOFIX; Indicador de uso do cinto pelos passageiros do banco traseiro no painel de instrumentos e BAS - Brake Assist System (Sistema de Assistência de Frenagem).
Interior amplo, requintado e funcional A aparência distinta da carroceria tem continuidade na parte interna do GLK. O tratamento contemporâneo das superfícies traz o mais recente estilo de design Mercedes-Benz para o modelo. Além disso, o GLK oferece um interior muito confortável, com materiais de alta qualidade. O painel é dominante, e se prolonga para as portas, dando a impressão de que o habitáculo é ainda mais amplo. Os instrumentos possuem desenho moderno e computador de bordo integrado no quadro de instrumentos, com tela de cristal líquido, que se destaca no painel.A versão GLK 280 é equipada com acabamentos internos em alumínio nos painéis das portas. O descanso de braços para o motorista, com porta objetos, traz o seletor de controle localizado ergonomicamente na posição ideal entre os bancos dianteiros. O controle dos menus segue a lógica intuitiva usada na Classe S e Classe C. Botões de atalho facilitam o acesso às funções principais. Em termos de espaço interno, o GLK rivaliza com veículos externamente maiores. Os arquitetos de interior da Mercedes-Benz conseguiram chegar a dimensões internas e nível de conforto que se equivalem ao que é oferecido pela Classe M, um veículo muito maior que o GLK 280. O compartimento de bagagem, que inclui uma área para carga adicional abaixo do assoalho, acomoda no mínimo 450 litros. Quando os bancos traseiros, com divisão 1/3 - 2/3, são dobrados para frente, a capacidade de armazenamento chega ao limite de 1.550 litros - o compartimento de carga possui 1.674 mm de comprimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário