quarta-feira, 15 de julho de 2009

BMW S 1000 RR. Jeito de japa

A estréia mundial da nova BMW S 1000 RR, a primeira e inovadora motocicleta superesportiva da BMW Motorrad equipada com um motor de quatro cilindros em linha, aconteceu no lendário circuito de Monza, Itália. A nova BMW tem um motor de 142 kW/193 CV, pesa apenas 204 kg (183 kg a seco, 206,5 kg com Race ABS) e é um marco entre as esportivas da marca. Ela não apenas se destaca por sua excelente relação peso/potência, mas também porque conta com o sistema Race ABS e o sistema de controle de tração DTC (Dynamic Traction Control), que representam um novo patamar de referência em termos de dinamismo, segurança e capacidade inovadora. A escolha do local de estréia, o circuito de alta velocidade do parque real de Monza, não é uma casualidade. Desde o início deste ano, a equipe de motociclismo da BMW Motorrad está presente no campeonato mundial de Superbike, e a base para as motos desta competição, próximas às que são fabricadas em série e que são conduzidas pelos pilotos oficiais Troy Corser e Rubén Xaus, é, precisamente, a nova S 1000 RR.
Se um fabricante tem a intenção de obter êxito com uma superbike no campeonato mundial, ele deve dispor de uma moto de série com características desenvolvidas de forma consequente. Uma moto deste tipo deve ter um desempenho muito alto, um amplo intervalo de rotações, uma rotação máxima muito alta, um chassi extremamente rígido e uma regulagem ótima do motor.Além disso, agora mais do que nunca, os clientes exigem que as motos pertencentes ao segmento das superesportivas sejam fáceis de pilotar, ágeis e muito manobráveis e, sobretudo, seguras graças a sistemas de assistência ao piloto, como ABS e controle de tração. Quando a BMW Motorrad começou a desenvolver a S 1000 RR, a empresa estava entrando em terreno inexplorado. Isto significou que os especialistas da equipe de desenvolvimento desta motocicleta tiveram que resolver uma grande quantidade de tarefas; todos eles enfrentaram com entusiasmo o desafio de estabelecer novos padrões de referência. Considerando estes critérios, as metas que foram definidas para o desenvolvimento da S 1000 RR foram as seguintes:
• Alcançar uma potência e desempenho máximos.
• Chassi estável, com excelente manobrabilidade e grande capacidade de tração.
• Design inconfundível e dinâmico da BMW Motorrad.
• Peso muito baixo.
• Máxima qualidade, típica da BMW.

Nenhum comentário:

Postar um comentário