Todo proprietário de um veículo fica em dúvida do que fazer quando o motor começa a gastar óleo, perder força ou apresenta algum barulho interno.
O melhor a fazer e o mais breve possível é procurar uma boa retífica de motores que possua um departamento para remoção e reinstalação, caso não tenha uma empresa especializada em motores próxima do seu trabalho ou residência, então recorra a uma oficina reparadora de veículos de qualidade, pois o motor é o componente de maior valor do veículo e requer uma intervenção feita por profissionais que possuam experiência no trato com estas peças que operam em sincronia com ajustes e tolerâncias milesimais.
A ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas reeditou recentemente a norma técnica NBR 13.032, através deste documento todo e qualquer proprietário de um veículo terá acesso aos procedimentos necessários para a recuperação do conjunto motor, permitindo um funcionamento com qualidade por uma outra vida semelhante ao do motor novo.
Em poucas palavras o processo se inicia com a desmontagem técnica, realizada com muito cuidado para evitar que se danifique alguma peça que possa ser reaproveitada. Em seguida todas passam por um processo de limpeza química para retirar os resíduos depositados ao longo do tempo. Próximo passo um técnico munido de todas as informações do motor, iniciará um detalhado e minucioso exame em cada peça, medindo e analisando a possibilidade de reaproveitamento, substituição ou que deverá passar pelo processo de usinagem.
A usinagem nada mais é que o restabelecimento da superfície de contato, retirando-se o material depositado ou as imperfeições, destacando que estes procedimentos são de alta precisão, pois chegam a representar apenas alguns décimos de milímetros. As peças mais caras de um motor (bloco, cabeçote, virabrequim, comando, biela) poderão ser reaproveitadas desde que sofram o procedimento de retificação da superfície de contato.
Após a usinagem, todas as peças passam por um novo banho químico e depois seguem para um departamento aonde serão ajustadas às outras peças reutilizadas e as novas.
Montado o motor, este receberá na sua lateral um selo de registro de temperatura máxima atingida durante seu funcionamento, uma nova carga de óleo lubrificante, filtros e estará pronto para ser ensaiado.
O ensaio pode ser feito desde um funcionamento aonde se verifique a pressão do óleo, temperatura de funcionamento, ruídos e qualidade dos gases expelidos pelo escape.
Sendo um motor de grande porte, sugere-se que o mesmo seja ensaiado num dinamômetro, equipamento que aplicará uma carga de arraste ao motor, exigindo que este se esforce, provocando um amaciamento em condição ideal de operação.
Ao término desta operação, o motor será limpo e receberá uma camada de tinta protetiva, na cor original de fábrica, ficando pronto para ser reinstalado no veículo.
O proprietário receberá acompanhando a nota fiscal um certificado de garantia, as melhores retíficas de motores participam de uma rede de suporte pós-venda de amplitude nacional, administrada pelo CONAREM – Conselho Nacional de Retíficas de Motores.
Após receber o veículo, o proprietário deverá ficar atento aos instrumentos do painel, ruídos e vazamentos, qualquer anormalidade encontrada deverá entrar em contato com a retífica e ela indicará os procedimentos que ele deverá realizar, sendo aconselhável que ele sempre retorne a empresa prestadora de serviços de origem, mas no caso deste ser um transportador de cargas, então deverá recorrer a rede CONAREM.
Recondicionar o motor é a opção recomendada para ampliar a vida útil de um veículo de forma econômica e segura!
O site http://www.conarem.com.br/ permite ao usuário encontrar diversas informações adicionais, na área do Portal Corporativo identificará as melhores retíficas de motores de cada região do país.(José Arnaldo Laguna – Presidente do CONAREM – Conselho Nacional de Retíficas de Motores)
Pertinente o assunto, principalmente, quando tratamos da paixão da maioria dos brasileiros, o seu carro.
ResponderExcluirSó pra lembrar: retificar é tornar reto ou exato, corrigir, polir peças e componentes cilíndricos ou planos.