quinta-feira, 16 de julho de 2009

Audi A6 3.0 TFSI. Potência e beleza

Um motor mais potente e com mais e torque, econômico e menos poluente. A lista de vantagens no novo Audi A6TFSI 3.0 V6 quatro® é extensa. Para garantir tantas qualidades ao novo propulsor, a montadora alemã utilizou toda sua experiência em motores turbo desenvolvida por vários anos consecutivos nas principais competições automobilísticas. Para o Brasil, o modelo terá duas versões: Sport e Sport Plus. Motor 3.0 V6 TFSI O “T” da sigla TFSI não significa apenas “Turbo”, mas também sobrealimentação do motor. Este V6 é equipado com módulo de compressão de ar de admissão (blower), de sistema Roots: são dois rotores acionados por correia (tocada pelo virabrequim) que “sopram” ar dentro do motor, aumentando a pressão interna. Estes podem produzir 1,0 kg de ar por hora e induzi-lo à câmara de combustão com pressão de até 0,8 bar. Já a injeção direta de combustível é feita a uma pressão de até 150 bar nas câmaras de combustão. A rápida ação dos injetores permite até três injeções por ciclo operacional.
Os rotores funcionam constantemente. Para aliviar a pressão, os engenheiros da Audi desenvolveram um sistema de borboletas que abrem para desviar o ar. Dois intercoolers com sistema ar/água, conectados a um circuito separado de arrefecimento por água, resfriam o ar comprimido e aquecido para aumentar o teor de oxigênio necessário para a combustão. Um pacote completo suprime o ruído produzido pelo equipamento, deixando-o em um nível mínimo. O torque máximo de 420 Nm já está disponível a apenas 2.500 rpm e é mantido constantemente até 4.850 rpm. A combinação com a transmissão Tiptronic de seis velocidades, com programa dinâmico de trocas de marcha e função Sport garante máxima eficiência e economia, com consumo de 9,6 km/litro (uso misto). O número é cerca de 10% inferior ao consumo da versão antecessora. O propulsor compacto e ultraeficiente faz o sedã A6 acelerar de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. É um número digno de modelos de sua classe equipado com bons motores V8 com 20% a mais de potência. A velocidade máxima do novo modelo é de 250 km/h (limitada eletronicamente). Para completar as inovações tecnológicas deste propulsor 3.0 V6, os sistemas de gerenciamento do motor incluem injeção direta estratificada (FSI), acelerador eletrônico (drive-by-wire), sensores lambda seletivos e sensores de detonação individuais por cilindro. A suspensão esportiva das versões Sport e Sport Plus é independente, com multibraços articulados, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos duplos e barra estabilizadora na dianteira, além de braços trapezoidais, amortecedores duplos e barras estabilizadoras na traseira. A tração 4x4 permanente quattro®, com bloqueio eletrônico de diferencial, completa a dirigibilidade precisa e oferece máxima segurança e performance superior. O Audi A6 é o único sedã Premium da categoria com tração integral, que em conjunto com a suspensão rebaixada em 10 mm e os pneus de perfil mais baixo, faz o carro ter um comportamento neutro em curvas, com pouca rolagem de carroceria para o maior sedã da categoria (4,93 m). Conceito e design As linhas rebaixadas, o teto em forma de cupê e, na frente, a grade única e trapezoidal do radiador conferem aos modelos Audi A6 um inédito aspecto de esportividade. Todo seu design é voltado para oferecer alto conforto. O console centralizado é totalmente integrado ao painel e reforça a esportividade e elegância de sua moderna arquitetura. O modelo vem equipado de série com faróis bi-xenônio, com seis LEDs (light-emitting diode) integrados e sistema de lavagem. O ar-condicionado automático, que tem três zonas de climatização, também é equipamento de série. No pacote Sport, o modelo vem equipado com rodas de liga leve aro 18 com design padrão “V” de cinco raios duplos e pneus mais baixos 245/40 R18. A suspensão esportiva garante extrema performance e dirigibilidade. Já o volante de três raios multifuncional revestido em couro, vem com sistema de troca de marchas por palhetas integradas. O conforto é completado por bancos com ajuste elétrico e memória. Outro destaque é o sistema MMI – Multimedia Interface –, com monitor central. Na tela fixa de sete polegadas e alta resolução do MMI, o condutor pode controlar as mais diversas funções do carro, como os sistemas de som e ar-condicionado, luzes internas, computador de bordo e, inclusive, ser informado sobre a data da próxima revisão. O pacote Sport Plus tem bancos dianteiros esportivos da linha S-line, revestidos de couro Premium padrão Valcona com logo “S” estampado em relevo e com ajuste lombar acionado eletricamente; os detalhes de acabamento interno das portas são feitos em aço escovado; o equipamento de áudio é da marca Bose. Externamente, a grade frontal ganhou o estilo S-Line, assim como as soleiras das portas dianteiras e os faróis auxiliares de neblina com contornos cromados. Nenhum outro carro da categoria tem tantos equipamentos de série. Entre seus principais opcionais, o modelo pode vir equipado com o travamento central Keyless Entry, dispositivo pelo qual o condutor pode acionar a abertura das portas e o motor com a chave no bolso, graças ao sensor de presença. Outro opcional é o Audi Parking System Advanced – sensores acústicos de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de vídeo. Há ainda o Audi Side Assist, equipamento que orienta o condutor nas trocas de faixa, e o Adaptative Lights, um sistema de faróis que acompanham o traçado da curva. O Adaptative Cruise Control é um piloto automático com controle de distância e velocidade (inclui computador de bordo colorido). Detalhes de acabamento interno em madeira de raiz de nogueira e air bags traseiros laterais (complementares ao sistema de seis bolsas de ar de série) completam o conjunto de opcionais. O Audi A6 3.0 TFSI Sport quattro® custa R$ 279.700,00 e Audi A6 3.0 TFSI Sport Plus quattro®, R$ 294.700,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário