sábado, 25 de julho de 2009

Soul, crossover urbano da Kia

A semana que terminou em 24/07, foi pródiga em lançamentos de veículos de grandes marca. Começando com a Mitsubishi, com o Pajero Dakar, passando pela Honda, com o City e chegando até a Kia, com a apresentação do crossover urbano Soul, para inaugurar uma nova categoria de automóveis no mercado brasileiro, a do Carro Design. O modelo marca, o antes e o depois, para a marca coreana. A Kia quer é vender, de acordo com sua previsão, cerca de 3.000 Soul, e promete trazer em torno de 600 unidades do modelo por mês. Pode ser encontrado no mercado brasileiro em cinco versões, todas equipadas com motor de 124 cv de potência, sendo três com transmissão mecânica e duas com câmbio automático. Conta com garantia de 5 anos de garantia ou 100.000 km. O preço do modelo “de entrada”, com câmbio manual, já com o benefício das redução do IPI, é de R$ 51.490. Ainda com transmissão manual, outras duas versões, diferentes no acabamento, custam, respectivamente, R$ 55.900 e R$ 59.900. Equipado com transmissão automática, as versões do Soul custam de R$ 60.900 a R$ 64.900. As duas versões topo de linha, tanto do mecânico como do automático, estão equipadas, por exemplo, com câmera com visor LCD para marcha a ré e rodas de liga leve aro 18”. Branco, vermelho cítrico, azul quartzo, prata brilhante, preto oriental, azul lunar e cinza titânio, é o conjunto de cores disponível para o Soul. O Soul é um hatchback de cinco portas com tração dianteira, linha do teto elevada e entre eixos alongado, o que pouco comum. Espaço não falta para os passageiros, grande diferencial em relação a outros veículos com dimensões exteriores menores. Para bagagem são 340 litros com os assentos em posição vertical.

O crossover urbano Kia Soul, de 4,1 metros de comprimento, conta com entre-eixos alongado não convencional (2.550 mm). Porém, o que faz a aparência do Soul se destacar são suas medidas verticais. A altura total é de 1.610 mm, a base do para-brisa é 135 mm mais alta que em um carro compacto típico, o nível dos assentos é 120 mm mais alto e altura em relação ao solo de 45 mm a 165 mm mais elevada. O perfil transforma o Kia Soul em um carro inconfundível. As formas salientes dos para-lamas, junto com os vincos laterais da carroceria, abaixam o carro visualmente (assim como enfatizam a sensação de amplitude quando visto por outros ângulos). Enquanto o ângulo do para-brisa é normal, a coluna A com acabamento na cor preta marca o ‘ponto alto’ do carro e a linha do teto inclina-se suavemente até a porta traseira. A linha de cintura lateral é elevada desde o para-lama e cria uma forma levemente triangular, que continua abaixo e ao redor da terceira janela lateral e revela o volume da coluna traseira. Uma saída de ar decorativa em cada parte frontal acaba na linha de cintura lateral e intensifica a imagem de qualidade. Áudio Todo Kia Soul é equipado de fábrica com um CD player compatível com MP3 com porta USB, entrada auxiliar e conexões para iPod no console central (o que permite que os proprietários do Soul toquem suas músicas favoritas por meio do sistema de som do carro), e controle de volume rapidamente ajustável, quatro alto-falantes – um em cada porta e dois tweeters – uma saída de 112 watts, a tecnologia inovadora PowerBass e uma antena no teto. O motorista Kia Soul aproveita a sensação de uma cabine compacta e esportiva com uma vista privilegiada da estrada, volante de aro grosso e de três raios, painel de instrumentos esportivo com três mostradores, debaixo de uma ‘viseira’ bastante curvada e um painel central com design atrevido que se curva sobre o painel. O painel de instrumentos inclui o novo estilo de “três cilindros”, abrigando quatro mostradores – conta-giros (com luzes indicativas de status), um velocímetro central grande e status de temperatura do motor/nível de combustível, além de um grupo de luzes indicativas na direita. Todos os comandos foram desenhados ergonomicamente a fim de serem alcançados facilmente pelo motorista e o resultado geral possui verdadeira elegância. Todos os modelos Kia Soul serão equipados com um sistema servo assistido de freio a disco dianteiro, que maximizam o uso do espaço disponível dentro das rodas de alumínio de 16 e 18. Os discos ventilados frontais (280 mm de diâmetro) proporcionam uma frenagem segura e estável com uma sensação consistente no pedal. O sistema ABS anti-travamento de quatro canais e quatro sensores está disponível de série ou como opcional. O sistema incorpora um distribuidor eletrônico de força de frenagem (EBD), ajudando a distribuir a força de frenagem igualmente entre as rodas dianteiras e traseiras. O sistema EBD também se adapta às condições de aderência da roda, adicionando um grau maior de controle e estabilidade. Um único booster de 10 polegadas fornece a potência de frenagem, e o freio de estacionamento é uma unidade mecânica que atua em ambas as rodas traseiras. Rodas e pneus Ao mercado brasileiro foram escolhidos os modelos intermediários que vêm com rodas de liga leve de 6,5 polegadas de largura e 16 polegadas de diâmetro com pneus 205/55 R16, enquanto a versão top virá com rodas esportivas em liga leve com 7 polegadas de largura e 18 polegadas de diâmetro e com pneus 225/45 R18. Todos os modelos Soul vêm com um estepe temporário de dimensões menores, localizado no interior do porta-malas.

Um comentário:

  1. Que horas vc vai colocar a matéria do Soul? Vamos Orestinho, tô louco para ler.

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