sexta-feira, 24 de julho de 2009

Honda City. O Fit sedã

Ele é sucesso em mais de 40 países. Em setembro do ano passado, o mundo conheceu sua terceira geração, que já vendeu mais de 150 mil unidades. Esse é um pequeno perfil do Honda City, o mais novo lançamento da marca no país e que será produzido na fábrica de Sumaré (SP), tornando-se o terceiro modelo da história da Honda Automóveis com produção nacional. O sedã passa a ser vendido na rede de concessionárias da marca a partir do final de julho. Atraente, confortável, espaçoso e potente. Características tão almejadas pelo consumidor estão presentes no projeto do modelo. Seu visual ressalta o conceito arrowshot form, que se assemelha a uma flecha a ponto de ser atirada com um arco em alta tensão. Já o motor 1.5l i-VTEC Flex aplicado nas três versões (LX, EX e EXL) oferece desempenho e economia. Seu interior é aconchegante, iluminado e convidativo, resultado da combinação de cores e da qualidade dos materiais empregados no acabamento. Desenvolvido seguindo o conceito cool lounge, que visa oferecer o máximo de soluções inteligentes que privilegiam funcionalidade e ergonomia. Um veículo que proporciona, acima de tudo, bem estar aos ocupantes. Destaque também para o amplo porta-malas, com capacidade para 506l. Com a ampliação de Unidades fabris, a Honda também planeja estender o número de paises que receberão o sedã, que teve sua primeira geração apresentada em 1996. A partir deste ano, pretende atingir 91 localidades, bem superior às 42 que comercializavam o automóvel até dois anos atrás. O Brasil, por exemplo, exportará para a América do Sul. Visual atraente Não é exagero afirmar que a Honda ousou no visual desse novo sedã. Seu objetivo era encontrar formas que oferecessem uma menor resistência aerodinâmica e um espaço agradável aos ocupantes. Tudo foi desenhado para que atingisse esses objetivos. E conseguiu. Olhe à dianteira do Honda City. Está bem pontiaguda. O desenho contínuo da grade com o conjunto óptico transmite um formato dinâmico para o veículo. A grade frontal possui vincos e uma forma compatível com as linhas harmoniosas. Já a traseira do modelo é robusta. O para-choque traseiro, por exemplo, foi desenhado com o objetivo de diminuir a turbulência do ar. Os faróis dianteiros são angulosos e oferecem uma iluminação de elevado alcance, que contribui para melhor visão noturna. Sua disposição realça a aparência ousada do modelo. Os faróis de neblina foram instalados na entrada de ar do para-choque dianteiro somente na versão EXL, conferindo também um aspecto esportivo. Por outro lado, as lanternas traseiras contam com sofisticado espelhamento multifacetado, que se assemelha à iluminação por LEDs. Aliás, os mínimos detalhes reforçam a beleza do veículo. É o caso da maçaneta. Seu formato está em harmonia com o desenho do carro. As versões EX e EXL possuem rodas de liga leve de 16 polegadas, cinco raios e pneus 185/55; a versão LX tem rodas de liga leve de 15 polegadas, cinco raios e pneus 175/65.
A esportividade também está presente na ponteira do escapamento cromada aplicada nas versões EX e EXL. Essas versões dispõem de retrovisores com aviso luminoso de mudança de direção, funcionando como um eficiente item de segurança ativa. Já a antena está localizada na parte traseira do teto em todas as versões. Interior aconchegante Basta entrar no novo modelo da Honda para ver um veículo confortável. Aliás, o Honda City foi projetado seguindo o conceito cool lounge, que visa oferecer o máximo de soluções inteligentes que privilegiam funcionalidade e ergonomia. Um veículo que proporciona, acima de tudo, bem-estar aos ocupantes. Seu habitáculo é amplo. Isso se deve aos seus privilegiados comprimento (4.400mm) e largura (1.695mm), oferecendo o máximo de conforto para os ocupantes. Sua distância entre eixos é de 2.550mm. Assim, o conceito “mínimo para a máquina, máximo para o homem” está evidente no Honda City. Os bancos das versões LX e EX são revestidos em tecido. Já a top de linha, a EXL, ganhou couro no assento. Aliás, também possui um confortável sistema de reclinação dos bancos com dois estágios. Isso permite que os passageiros relaxem e se sintam confortáveis durante longas viagens. Sem exceção, o sedã possui encosto de cabeça regulável para todos os ocupantes. O modelo tem apoio de pé em todas as versões. Já o espaço de seu porta-malas supera a expectativa do consumidor ---capacidade para 506l. Como comodidade, possui porta objetos sob o banco traseiro, além de inúmeros espalhados por lugares estratégicos do modelo. Já o volante tem ajuste de profundidade e altura, oferecendo uma posição natural de direção. Como benefício, a posição apropriada reduz o cansaço do piloto em longas viagens e assegura o conforto e o prazer de dirigir. As portas com abertura em três estágios ampliam a facilidade de entrar e sair do veículo. Sofisticação é outra característica bem evidenciada no modelo. Veja seu painel blackout display de informações. O piloto tem acesso às informações claras e precisas sobre autonomia, consumo instantâneo, consumo médio, hodômetro parcial e hodômetro total. O modelo também possui sistema avançado de som com rádio CD-Player (MP3/WMA) e entrada auxiliar (P2/USB). O ar condicionado digital é encontrado nas versões EX e EXL, e, manual, na LX. Motor i-VTEC Flex Sua motorização é única. Ou seja, o motor i-VTEC Flex (Controle Eletrônico Variável de Sincronização e Abertura de Válvulas) de 1.5 litro está em todas as versões (LX, EX e EXL). A tecnologia varia tanto o tempo quanto a profundidade de abertura das válvulas para máxima eficiência em diferentes regimes de marcha. Assim, além de um excelente desempenho, o que se vê é economia de combustível e reduzida emissão de poluentes, seja em altas ou baixas rotações. O propulsor gera 115 cv a 6.000 rpm, na utilização de gasolina, e 116 cv a 6.000 rpm, quando for apenas álcool. O motor possui torque de 14,8 kgf.m a 4.800 rpm. Potência e torque com baixo consumo de combustível. Todas as versões possuem transmissão automática e manual de cinco velocidades, semelhante a utilizada no New Fit e que possibilita oferecer um melhor escalonamento, aproveitando ainda mais o rendimento do motor em diversas faixas de rotação e de carga. A terceira geração do sedã dispõe de injeção de combustível multiponto programada PGM-FI (Programmed Fuel Injection). O sistema computadorizado conta com um módulo de controle do motor ECM (Engine Control Module) conectado a sensores que monitoram diversas condições do veículo. A partir dessas informações, cada injetor é ativado, de acordo com as necessidades de combustível detectadas para o desempenho do Honda City. A versão EXL, a top de linha do modelo, será produzida no mercado nacional com o avançado Paddle-Shift. Trata-se do sistema que permite trocas de marcha manuais com o acionamento de alavancas localizadas no volante, assim como nos carros de F-1. Esse item também remete à esportividade. Aliás, o modelo dispõe dos modos “D” (Drive) e “S” (Sport). Neste caso, da primeira à quinta marcha é possível contar com uma relação escalonada para melhor aproveitamento da potência e do torque em condução esportiva. Para uma resposta mais eficiente e precisa da direção, o modelo conta com o EPS (Electric Power Steering), sistema de direção eletricamente assistida, que o torna mais leve em baixas velocidades e firme em altas. O esforço de é reduzido com o auxílio de um pequeno motor elétrico comandado por um módulo eletrônico, atuando sobre o pinhão na caixa de direção. O chassi tem a tecnologia Global Small Plataform, que possibilita a instalação do tanque de combustível, com capacidade de armazenamento de 42 litros, sob o assoalho, centralizado abaixo dos bancos dianteiros. A suspensão do Honda City oferece dirigibilidade agradável. Localizada na parte dianteira, a estrutura McPherson adota molas que anulam as forças laterais, eliminando a necessidade de sobreposição da mola com o amortecedor, o que reduz o espaço necessário para a suspensão. Isso faz com que os componentes trabalhem suavemente e que as curvas sejam feitas com maior estabilidade, em razão da pouca variação de cambagem ao longo do curso vertical da roda. Na traseira, o eixo atua como se fosse uma barra de torção, criando uma estrutura de alta rigidez da carroceria e dos pontos de fixação, o que beneficia a dirigibilidade. O posicionamento da bucha do braço oscilante é inclinado, para adequar a força lateral de esterçamento, estabilizando ainda mais o automóvel. Segurança ativa e passiva O novo sedã foi projetado com o Advanced Compatibility Engineering (ACE), que incorpora uma estrutura frontal interna para auxiliar na absorção e na dispersão de impactos em uma grande área. Há um compromisso com a segurança dos pedestres e, para isso, a superfície do capô foi desenvolvida para se deformar, assim como o para-choque, e minimizar impactos de um eventual atropelamento. No sistema de freios, a versão LX terá freios dianteiros a disco e traseiros a tambor. Já as versões EX e EXL vêm equipadas com freios a disco nas quatro rodas, ABS e EBD (Electronic Brake Distribution), sistema que calcula e distribui a pressão apropriada a cada roda em frenagens bruscas, evitando seu travamento e mantendo a dirigibilidade. O Honda City ainda traz recursos anti-furto, sistema de abertura e fechamento das portas com alarme e imobilizador na chave e trava de segurança nas portas traseiras. Tanto o capô quanto as portas estão protegidos para evitar o arrombamento. O novo modelo da Honda terá três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e estará disponível nas cores Branco Taffeta Sólido, Dourado Poente Metálico, Prata Global Metálico, Grafite Magnesium Metálico, Cinza Paladium Metálico, Verde Vermont Perolizado, Vermelho Rally Sólido, Preto Cristal Perolizado e Verde Deep Perolizado. Seus preços públicos sugeridos são de R$ 56.210,00 (LX MT), R$ 60.010,00 (LX AT), R$ 61.650,00 (EX MT), R$ 65.450,00 (EX AT), R$ 65.375,00 (EXL MT) e R$ 71.095,00 (EXL AT) com frete incluso (base Estado de São Paulo).

10 comentários:

  1. Foi um alvoroço o lançamento do Honda City, que está mais para um Fit sedã do que para outro carro. Gostei das informações do Orestes e a cada dia, sem nenhuma surpresa, está fazendo um bom trabalho e agora é só manter o padrão dos tempos da Pole Position, do Jornal A Cidade. Você tá no caminho certo.

    Antonio Carlos Dias

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  2. Adorei o carro. Fiquei sabendo pelo Ricardo Cury que o modelo estará na Lago-San amanhã, sábado. Vou dar uma olhada nele, mas já sei como ele é.

    Paulo Francisco Arruda

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  3. Orestes, o carrinho é bonito e bem acabado. Só o preço que é um pouco salgado.

    Duda

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  4. Agora com o novo limite de isenção de IPI os deficientes farão a festa. Não é a mesma coisa que dirigir um Pálio...

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  5. O terceiro da Honda, que venham os próximos!

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  6. Um carrinnho que vai vender muito.

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  7. Poxa, que matéria legal. Vou na revenda sabendo tudo sobre o carro.

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  8. Orestes,

    Muito obrigado pelo relatório completo desta máquina! Com sua matéria foi possível uma escolha muito melhor planejada, para a troca do carro da minha esposa (compramos um modelo City EX MT em Sorocaba com um excelente preço).

    Receberemos o 0Km na próxima Sexta-Feira!

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