Porsche Boxster
A Porsche apresenta a segunda geração dos esportivos Boxster e Cayman. Os esportivos de dois lugares com motor central ganharam motores de 6 cilindros boxer (cilindros opostos) totalmente novos, proporcionando mais potência e mais rendimento do combustível que seus antecessores.
Deslocando 2,9 litros, o motor “básico” desenvolve 255 cv no Boxster e 265 cv no Cayman, um aumento de respectivamente 10 e 20 cv em relação aos modelos anteriores. O motor de 3,4 litros das versões S, com injeção direta de combustível, agora fornece 310 cv no Boxster S e 320 cv no Cayman S − respectivamente 15 e 25 cv a mais que nos modelos 2008. A relação peso-potência é excepcional, indo de 4,2 kg/cv no Cayman S a 5,2 kg/cv no Boxster, oferecendo ao condutor máxima dinâmica ao dirigir com consumo mínimo de combustível.
Dianteira e traseira
O exterior dos novos Boxster e Cayman é claramente distinguível graças ao novo estilo da dianteira e traseira dos veículos. Os novos faróis dianteiros de halógeno com indicadores de direção integrados lembram os do Carrera GT, e as lanternas traseiras elegantemente afiladas são integradas elegantemente com a traseira modificada.
Olhando de frente, Boxster e Cayman diferem claramente um do outro através do design exclusivo das grades de cada modelo. Olhando para a traseira do carro, a diferença está nos novos painéis do Boxster e um defletor no Cayman.
As luzes de posição (pisca-piscas) com formato de haste com tecnologia condutora de luz por LED dão um toque de classe particular ao visual do carro, bem como a disposição horizontal das grades de entrada de ar externas. Outro destaque são os faróis de neblina com formato retangular no Boxster e circulares no Cayman. Pela primeira vez, ambos os modelos têm à disposição um pacote de iluminação contando com faróis dianteiros de bixenônio, luzes dinâmicas para curvas e luzes para direção durante o dia de LED. Substituindo os faróis de neblina, estas unidades de iluminação são formadas no Boxster por quatro luzes LED posicionadas um do lado da outra, enquanto no Cayman os quatro LEDs estão dispostos em unidades redondas.
Câmbio PDK
Pelas primeira vez, todos os quatro carros estão disponíveis com o câmbio PDK (Porsche Doppelkupplungsgetriebe), trazido diretamente do automobilismo e substituindo o antigo Tiptronic S. Equipado com PDK, Boxster e Coupé aceleram de 0 a 100 km/h em 0,1 segundo a menos que com o câmbio manual de seis marchas dos modelos “básicos”.
A aceleração é rápida e dinâmica com um dos pacotes Sports Chrono opcionais que incluem o controle de largada para aceleração máxima a partir de uma posição parada e a estratégia de mudança de marchas de pista de corridas para a mudança de marchas mais rápida concebível, um ponto exclusivo aos modelos com PDK. Beneficiando-se do controle de largada, os respectivos modelos aceleram de 0 a 100 km/h em 2 décimos de segundo a menos.
O progresso oferecido pelo PDK é ainda mais impressionante no que diz respeito à economia de combustível, com redução de até 16% do valor anterior da primeira geração. O Boxster e o Cayman equipados com PDK fazem 11,2 km/l. As versões S oferecem quase o mesmo nível de economia: 10,8 km/l.
Suspensão e freios
A suspensão, com seu novo projeto, oferece aos novos modelos uma combinação dinâmica de direção ainda maior e mais conforto ao mesmo tempo. A modificação do mapa de controle de válvula na transmissão do volante serve ainda para reduzir as forças de direcionamento, dando ao Boxster e o Cayman um comportamento ainda mais ágil e espontâneo em resposta aos comandos do volante.
As rodas vêm com um novo design e os modelos “básicos” têm meia polegada a mais de largura que os modelos anteriores para acomodar um sistema de freios maior dos modelos S no eixo dianteiro. Tanto o Boxster como o Cayman contam com o PSM (Porsche Stability Management, gerenciamento de estabilidade Porsche) de última geração que agora oferece duas funções: pré-carga do freio e assistente de freio.
Áudio e comunicação
Tanto o Boxster como o Cayman vêm de fábrica com o novo rádio CDR-30, ostentando um mostrador monocromático de cinco polegadas, de fácil leitura e com capacidade de tocar música no formato MP3. O novo PCM (Porsche Communication Management, o administrador de comunicações da Porsche) está disponível como opcional, completo com um sistema de navegação através de disco rígido, servindo como uma unidade de controle central para todas as funções de áudio, comunicação e navegação no carro.
Porsche Cayman
Demais os dois Porsche. Esta marca é um caso sério.
ResponderExcluir