A Iveco retorna ao segmento de micro-ônibus com o lançamento do novo CityClass, agora construído sobre o chassi do Daily 70C16, de sete toneladas de PBT, e disponível na rede de concessionárias da marca. O modelo era antes apenas oferecido em licitações, modalidade em que obteve enorme sucesso: dois mil deles foram contemplados em programas de transporte escolar do governo do Paraná e no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O bom resultado deste veículo na aplicação escolar, em que a aprovação dos usuários é muito grande, sinaliza o potencial de sucesso também no mercado de varejo.
Com ele, a Iveco também inicia uma nova estratégia que levará a empresa a disputar o mercado brasileiro de ônibus. Novos modelos em diferentes segmentos são esperados já a partir de 2010. “A Iveco tem a missão de ser uma montadora de veículos comerciais full-range e isso significa disputar também o mercado de passageiros”, informa Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America. “A Iveco é a maior produtora de ônibus na Europa e não poderia ficar de fora do segmento no Brasil, um dos maiores do mundo em volume”.
A estratégia de aceleração da marca Iveco no Brasil passa pela introdução de duas novas famílias de produtos por ano. “Começamos em 2007 com os novos Daily e Stralis. Em 2008, trouxemos os novos Tector e Trakker. Em 2009, estamos renovando o CityClass e teremos ainda dois novos lançamentos”, indica Mazzu. “Estamos estudando este mercado com muito carinho e já temos algumas centenas de ônibus em testes no Brasil e em outros países da América Latina”.
O encarroçamento é de responsabilidade exclusiva da Neobus, de Caxias do Sul (RS). O modelo estreou em janeiro de 2009 com a versão Escolar, em várias configurações, sendo a maior delas com capacidade para 27 lugares mais motorista.
Inicialmente programada apenas para licitações, essa versão soma até agora mais de 2.000 unidades encomendas, 953 das quais pelo governo do Paraná e outras 1.100 previstas dentro do Fundo Nacionais de Desenvolvimento da Educação (FNDE), pertencente ao Ministério da Educação. Cerca de 500 unidades deste total já foram entregues.
“O modelo poderá agora ser encomendado por qualquer consumidor junto à rede Iveco”, informa Marcello Motta, gerente de plataforma de veículos leves e passageiros da Iveco. “Ele atende diversas aplicações de transporte de passageiros, como por exemplo, ônibus escolares, turismo, fretamento, traslados e serviços de charter”.
Na atualização do CityClass, a Iveco utilizou o chassi Scudato 70C16, baseado no Daily 70C16 lançado em junho de 2008. Ele traz o motor F1C, de 3 litros com injeção eletrônica tipo common-rail, 4 cilindros em linha e 16 válvulas com comando duplo no cabeçote. É o motor mais moderno, mais potente e mais silencioso da categoria.
“Com 155 cavalos ele tem 15 cv a mais do que o principal concorrente, além da vantagem adicional de que o CityClass tem faixa de utilização ideal de torque mais ampla, entre 1.700 a 2.600 rpm, ou seja, 900 rpm contra apenas 400 rpm do modelo concorrente”, enumera Motta. ”As curvas maiores de desempenho unem a agilidade com baixo consumo de combustível, pois o novo propulsor é 10% mais econômico do que o anterior. No conjunto, o CityClass oferece a melhor dirigibilidade entre os micro-ônibus”, completa.
Parte do conforto vem do câmbio Eaton 4405 B – de cinco marchas sincronizadas, sendo a última “over-drive”. Essa caixa oferece facilidade e suavidade durante as trocas de marchas, garantindo maior conforto ao profissional que passa muitas horas na direção e dependendo da região, transitando por ruas ou estradas pouco conservadas. Os freios são a disco e nas quatro rodas.
A sensação de bem-estar é também sentida pelos passageiros. Além do motor mais silencioso da categoria, o micro-ônibus Iveco oferece suavidade no rodar. “A produção que resultou neste novo chassi Scudato, base do novo CityClass, vem sendo trabalhada no Centro de Desenvolvimento de Produto da Iveco em Sete Lagoas (MG) desde o lançamento do Daily 70C16 e o resultado surpreende”, diz o gerente. “A suspensão, por exemplo, mesmo sendo mais vigorosa garante grande absorção de impactos e transfere conforto aos ocupantes”, salienta Motta.
O novo micro-ônibus da Iveco ainda se destaca pela robustez (com 7 toneladas de PBT contra 6 toneladas de PBT do modelo anterior). O principal concorrente não passa de 6,1 toneladas. Na hora de encarar desafios mais sérios, ele também leva vantagem pela robustez do chassi Iveco, que faz do CityClass o mais apto a trafegar por estradas de terra, terrenos acidentados ou ambientes rurais.
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