Para ‘turbinar’ o segmento dos compactos Premium no Brasil, a Audi mais uma vez inova com o novo Audi A3 Sport 2.0 TFSI, hatch de duas portas e design ainda mais esportivo que o do A3 Sportback (quatro portas). O A3 Sport tem desempenho que irá impressionar pelo elevado nível de performance do conjunto composto pelo motor turbo aliado ao câmbio S tronic de dupla embreagem, diferenciais tecnológicos não disponíveis em qualquer outro concorrente deste segmento. Outra atração do novo modelo da Audi é a extensa lista equipamentos de série, oferecendo ótima relação custo–benefício para o consumidor. O modelo da montadora dos quatro anéis chega ao Brasil custando R$ 110 mil.
Um dos principais destaques do Audi A3 Sport é motor 2.0, de 200 cv, o mais potente e veloz entre os concorrentes diretos. Com este propulsor de 4 cilindros, 1.984 cm3 de cilindrada e 280 Nm de torque máximo entre 1.800 e 5.000 rpm, a aceleração de 0 a 100 km/hora é feita em apenas 6,8 segundos e a velocidade máxima é de 238 km/hora.
O Audi A3 foi o primeiro carro do mundo a ser equipado com motor 2.0 turboalimentado e injeção direta de combustível da família FSI (fuel stratified injection). A tecnologia, desenvolvida pela Audi nas pistas de corrida, garante elevado desempenho, respostas rápidas em qualquer velocidade e excelente economia de combustível.
Outro destaque do modelo é o câmbio S tronic de seis velocidades, com sistema de dupla embreagem (dual clutch) que oferece trocas mais rápidas ao mesmo tempo em que minimiza o consumo de combustível. Uma das duas embreagens é responsável pelas marchas pares e pela ré, a outra pelas marchas ímpares. A vantagem: as trocas de marchas ocorrem em menos de 0,2 segundos e sem nenhuma interrupção na transmissão da potência do motor para as rodas. O S tronic reúne as características esportivas de uma caixa de câmbio manual com as vantagens de uma automática e o condutor ainda pode optar pelas trocas manual na alavanca de câmbio ou ainda pelos paddles no volante, como em um carro da Fórmula 1.
Para aproveitar ao máximo o conjunto motor-câmbio nas acelerações, o A3 Sport 2.0 vem equipado de série com launch control. Pra acioná-lo, basta posicionar a alavanca seletora da transmissão na posição “S”, desativar o sistema de controle da estabilidade através da tecla “ESP Off” no painel e em seguida zerar o hodômetro parcial. O motorista fica com o pé esquerdo no freio e acelera com o direito, como os pilotos fazem atualmente numa largada de F-1. Ao ultrapassar a barreira dos 3.000 rpm o sistema mantém a rotação do motor estável, mesmo que o acelerador seja acionado até o final de seu curso. Então, basta tirar o pé do pedal do freio e o carro “larga” em rápida aceleração, extraindo a máxima performance do motor com total tração das rodas e sem perda da aderência.
A caixa de direção eletromecânica é outro atrativo do carro, pois emprega tecnologia de ponta, aumenta a segurança ativa e incrementa o prazer de dirigir. Os sensores de torção ajudam o Audi A3 Sport a retomar o caminho em linha reta, depois de contornar uma curva. A unidade de comando do sistema reconhece o esforço feito no volante e aciona um motor elétrico que leva as rodas para a posição desejada. Presa ao subchassi dianteiro, em local de fácil acesso, a nova caixa é outro componente pensado, também, para facilitar a manutenção.
Trabalhando integrada ao ESP (programa de estabilização eletrônica) na versão 2.0, a direção eletromecânica assiste o motorista em situações críticas. Se, por exemplo, ele tentar corrigir uma derrapagem esterçando o volante corretamente, a direção obedecerá. Caso a manobra seja mal feita, a direção oferecerá resistência. Além de respostas ágeis, a caixa de direção combina extrema maciez para as manobras e muita firmeza e precisão em alta velocidade.
O programa ESP tem como principal objetivo a estabilização dinâmica da carroceria em caso de mudança brusca de trajetória - por exemplo, desvio de obstáculo com o veículo em alta velocidade, em pista escorregadia. O sistema trabalha em conjunto com o ABS e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem). O programa é desativado completamente ao se pressionar a tecla "ESP OFF" por 3 segundos, voltando a atuar ao se pressionar a tecla novamente ou ultrapassando a velocidade de 120 km/h.
Com design arrojado e esportivo, o Audi A3 Sport vem equipado com um conjunto de suspensão totalmente compatível com DNA do modelo. Na dianteira, a suspensão McPherson com sub-chassis em alumínio garante mais leveza, esportividade e conforto superior. Na traseira, a suspensão tem quatro braços (four link) e regulagem de rodas independente.
O modelo vem ainda equipado de série com teto solar, spoiler traseiro (o mesmo do esportivo S3) e rodas pintadas na cor cinza grafite de aro 17, com pneus 225/45 R17. Detalhes em alumínio nas entradas de ar, interruptores e console central acentuam o caráter Premium do automóvel. Os instrumentos têm mostradores pretos e agulhas vermelhas que aguçam a percepção de precisão e de tecnologia avançada. Painel de instrumentos e computador de bordo ganharam novo padrão.
A esportividade é reforçada pelos assentos posicionados de acordo com as características tradicionais de pilotagem, ou seja, mais baixos em relação ao assoalho, pelo alto e amplo console central e pelo completo painel de instrumentos. O volante de direção de três raios com padronagem micro metálica e o desenho estilizado da grade trapezoidal, símbolo da nova geração Audi, reforçam a imagem de elegância do modelo.
Um sofisticado sistema eletrônico de ar-condicionado soma-se à elegância e à esportividade da cabine de passageiros. Ele permite ajuste individual de temperatura para o motorista e o passageiro da frente. E dispõe de um sensor que aciona a recirculação interna do ar, quando a qualidade do que vem do exterior está abaixo do nível aceitável.
Entre os itens de série, piloto automático, volante esportivo em couro multifuncional com shift paddles, air bags frontais e laterais dianteiros, faróis bi-xenon com ajuste automático de altura, assistente de partida na subida, entre outros equipamentos.
Para quem gosta de apreciar uma boa música ao volante, o Audi A3 Sport oferece sistema Audi Music Interface, Rádio Concert e ainda Bluetooth para o celular. O consumidor pode optar por seis versões diferentes de cores externas.
O conjunto ótico é, sem dúvida, um ponto importante na estética e na segurança ativa do modelo. Os faróis diurnos com LED garantem a visibilidade do A3 Sport em qualquer condição de iluminação externa. Outra vantagem é que esses faróis especiais de iluminação diurna consomem menos energia do que as lâmpadas tradicionais, reduzindo por conseqüência o consumo de combustível. A ativação e desativação automática podem ser selecionadas conforme a preferência na regulagem no veículo. Quando as lanternas forem ativadas pelo sensor de luz e chuva, os faróis diurnos serão automaticamente desligados.
Comprei um A3 soprt , o carro é maravilhoso mas veio c problema de alinhamento,o carro puxa pra direita! na concessionaria falaram q ta ok , mas continua puxando
ResponderExcluirOnde comprou? Se não der jeito, entre em contato com a Audi Brasil, São Paulo e reclame com quem realmente manda. Obrigado pela visita e volte sempre. Obs.: o carro não é para puxar para lado algum.
ResponderExcluir