quinta-feira, 24 de junho de 2010

Agrale Hybridus, proposta brasileira de ônibus ecológico

A Agrale, reconhecida como única empresa do setor automobilístico com capital e controle 100% nacionais e que se destaca pela ousadia para lançar novas opções veiculares, apresenta o Agrale Hybridus, modelo de ônibus para o transporte urbano de passageiros especialmente em corredores centrais ou em linhas de interligação. O desenvolvimento do ônibus Hybridus baseou-se em pesquisa por alternativas que permitam a mobilidade veicular de forma menos ofensiva ao meio ambiente, utilizando o talento dos engenheiros e pesquisadores brasileiros na busca por novas e modernas tecnologias automotivas. O veículo é resultado de estudos da necessidade de utilização de ônibus modernos, confortáveis, silenciosos, eficientes e que gerem o mínimo possível de custos e de impactos ao meio ambiente. O novo veículo constitui-se de tecnologia híbrida diesel/elétrica, equipado com conjunto propulsor formado por dois motores elétricos de tração de indução trifásica, interligados mecanicamente por intermédio da caixa somadora, e um motor elétrico auxiliar, igualmente de indução trifásica. Dispõe de motor Cummins a diesel, de quatro cilindros em linha, somente acionado para auxiliar o conjunto de ultracapacitores nas partidas, em aclives e na geração de energia. Todos os propulsores, assim como o gerador, estão instalados na parte traseira do veículo, o que contribui para melhor distribuição de pesos e conforto para os passageiros. E vez de bateria, pesada, com autonomia limitada e longo tempo para recarga, o Agrale Hybridus é equipado com o sistema ELFA (Electric Low Floor Axle), desenvolvido pela Siemens, controlado pela central eletrônica DICO (Digital Input Control), que reúne dois ultrapacitores (U’Caps), cada um com 110 capacitores interligados que produzem entre 600 e 700 Volts. Ainda integram o sistema um gerador de energia, com quatro inversores e Breaking Resistor (Resistência Elétrica). Com a tecnologia empregada, esse conjunto substitui as baterias convencionais de chumbo-ácido e até mesmo as de íon de lítio. Seu tempo de recarga é instantâneo e sua vida útil muito superior a uma bateria convencional. Com o conceito ELFA, o Agrale Hybridus é movido por intermédio da combinação dos dois motores elétricos de tração, com indução trifásica, e potência de 85 kW (106 cv) e torque de 22 kgf.m (216 Nm) e um motor auxiliar, de indução trifásica, com potência de 20 kW (27 cv) e torque de 6,2 kgf.m (61 Nm) e 450-650 V. O motor auxiliar é utilizado para acionamento do compressor de ar, componentes elétricos, sistema de freios, bomba da direção hidráulica e sistema auxiliar de refrigeração. O veículo também dispõe de motor a diesel Cummins, turbinado, de quatro cilindros em linha, potência de 170 cv (125 kW) e torque de 61 kgf.m (600 NM). O sistema ELFA é complementado por um gerador síncrono trifásico com tensão de trabalho correspondente a 650 V e potência de 135 kW (183 cv) e de ultracapacitores (U’Caps) que armazenam a energia cinética gerada em frenagens. Quando a capacidade de energia do sistema está abaixo de 60% de sua capacidade, os ultracapacitores ligam eletronicamente o motor a combustão para restabelecer o nível necessário de energia elétrica. O acionamento do motor a diesel também ocorre em aclives ou partidas que exijam maior torque. O sistema permite total flexibilidade para a instalação dos componentes de controle e tração do veículo e pode ser utilizado em modelos que operam com diferentes tipos de combustível (gasolina, diesel, etanol ou GNV). A energia gerada para a locomoção do Agrale Hybridus é utilizada para alimentar os motores elétricos nas partidas e no deslocamento do veículo, de forma silenciosa e isenta de poluição. O sistema de armazenamento de energia conta com dois bancos de capacitores (que totalizam 110 unidades), com tensão de trabalho de 360 V e 0,325 kWh de energia total armazenada. Com esse conjunto, o Agrale Hybridus permite economia de combustível em até 30% e na mesma proporção, redução de poluentes. Tem capacidade máxima de partida em rampa de 16,5% e de rampa máxima em movimento de 28%, dependendo das condições de utilização. Outro atributo importante do Agrale Hybridus é a redução do nível de ruído em relação a veículos convencionais. Tradição de pioneirismo Ubirajara Choairi, gerente nacional de vendas de veículos da Agrale, considera que o ônibus Agrale Hybridus constitui-se em alternativa de curto prazo para o trânsito de ônibus urbanos em grandes cidades. “A tecnologia já está desenvolvida e o veículo em fase final de testes, permitindo que o ônibus esteja à disposição dos clientes a partir do inicio do próximo ano. A parceria com grandes companhias, como a Siemens e a Marcopolo, contribuíram de forma significativa no desenvolvimento deste projeto”, salienta. O executivo da Agrale considera que o Agrale Hybridus pode se tornar no veículo ideal para as crescentes necessidades de transporte público do Brasil, desde que haja o apoio dos órgãos governamentais, como já ocorre em diversos outros países. Demais características técnicas O Agrale Hybridus é um modelo de ônibus desenvolvido para proporcionar elevado padrão de conforto aos usuários, com carroceria montada sobre chassi Agrale tipo Low-Entry (piso baixo), para facilitar o acesso de idosos e portadores de necessidades especiais, com rampa para cadeirantes. A capacidade do veículo é para o transporte de 73 passageiros, dos quais 20 sentados e 53 em pé. O nível de modernidade do projeto inclui salão com amplo espaço para a movimentação de passageiros, além de janelas panorâmicas e poltronas confortáveis. O chassi inclui eixos Dana, com suspensão de molas semi-elípticas e amortecedores pneumáticos de dupla ação. Para atender aos padrões de conforto, dispõe de sistema de direção hidráulica ZF Servocom, com círculo de viragem de 18,50 metros, estabelecido para as operações urbanas. A transmissão é feita por uma caixa somadora (Summation Box), marca Flender, com relação única de 1:4. O sistema de freios é a tambor, do tipo S CAM, para as quatro rodas, com opção de disco para as rodas dianteiras e freio motor que funciona como retarder. O processo de frenagem tem início no momento em que o motorista tira o pé do acelerador o que, além de gerar energia para os ultracapacitores, contribui para a economia do sistema de freios. As rodas são de aço estampado, nas medidas 7,5x22,5 e os pneus são do tipo radial, 275/80R22,5. O Agrale Hybridus possui tanque de combustível com capacidade para 170 litros e o cárter, com filtro, é de 12,5 litros. Para o sistema de arrefecimento do motor, 22 litros, e do sistema elétrico, 19 litros. A caixa somadora do kit ELFA tem capacidade para 3 litros. Entre as vantagens que apresenta em relação aos veículos híbridos convencionais, possui geração de energia por intermédio dos sistemas de freios, ELFA e Kers (Kinetic Energy Recovery System-Sistema de Recuperação de Energia) que armazena no conjunto de dois U’Caps. As características técnicas incluem dois sistemas de arrefecimento. Um, para a refrigeração do motor a diesel e outro, para os motores elétricos. O conjunto é complementado por ventiladores para o arrefecimento dos U’Caps. Os circuitos de refrigeração funcionam ininterruptamente, enquanto os motores permanecem ligados, o que garante a manutenção da temperatura ideal para o sistema elétrico. O veículo dispõe também de um compressor de ar para alimentar a operação do sistema de freios, o funcionamento da suspensão e a abertura e fechamento das portas.

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