segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Bosch apresenta resultados de testes com carro conceito no Congresso SAE de Powertrain

O VIII Seminário SAE BRASIL de Powertrain, que está sendo realizado em Itupeva-SP, tratará de dois temas distintos: Transmissões e Motores Ciclo Otto. Amanhã, terça-feira, segundo dia do evento, o foco das apresentações será "O desenvolvimento de motores à combustão interna para um futuro sustentável". Nesse contexto, Fábio Ferreira, gerente de desenvolvimento da divisão Gasoline Systems da Robert Bosch América Latina, fará a apresentação "Redução da emissão de CO2 e do consumo de combustível". O especialista abordará duas grandes frentes da busca por esse objetivo: o downsizing e a aplicação de novas tecnologias. Com o downsizing é possível aumentar a potência e torque do motor sem aumentar sua cilindrada, proporcionando ganho de eficiência e consequente redução no consumo de combustível. Há também diversas tecnologias, já disponíveis no mercado, que podem contribuir para a redução do consumo e da emissão de CO2 dos veículos e que, quando aplicadas juntas, têm seus benefícios otimizados. Para comprovar a eficiência dessa proposta, a Bosch montou um carro conceito com a aplicação conjunta de várias tecnologias: sistema Start/Stop, Controle inteligente de alternador, Alternador de alta eficiência e Módulo de controle da ventoinha. "Testes realizados no centro da cidade de São Paulo resultaram em até 23% de economia de combustível e respectiva redução da emissão de CO2", afirma Ferreira. Durante o Seminário SAE de Powertrain Ferreira apresentará essas inovações desenvolvidas pela Bosch e que foram aplicadas no carro conceito. Seguem abaixo informações sobre cada uma delas. Start/Stop Esse sistema permite que o motor seja desligado automaticamente quando o carro encontra-se parado e na posição "neutro", e o religa quando reconhece a solicitação do motorista, através do acionamento do pedal de embreagem. Tudo isso, automaticamente, sem a necessidade de acionar a chave de ignição. No trânsito das grandes cidades o uso do Start/Stop contribui para a redução do consumo de combustível e, consequentemente, da emissão de CO2.Teste realizados no trânsito do centro da cidade de São Paulo comprovaram que, com o Start/Stop, essa redução pode chegar a 15%. Controle inteligente do alternador Por meio de um software, um sensor de monitoramento da carga da bateria e um regulador com comunicação de rede, o sistema de controle do alternador influência o torque do alternador. Desse modo, durante a aceleração do veículo, esse sistema regula o alternador para a condição de mínimo fornecimento de corrente elétrica, reduzindo o impacto da demanda do torque do alternador no motor de combustão. Em situações de desaceleração, o alternador é regulado para máximo desempenho, recarregando a carga elétrica da bateria. O conceito deste sistema traz reduções no consumo de combustível de acordo com o ciclo de rodagem. Em dinamômetro (FTP 75) é possível chegar a reduções de até 1,5%. Testes realizados no trânsito, na cidade de São Paulo, mostram reduções de até 3%, dependendo dos consumidores elétricos. Alternador de alta eficiência A utilização de materiais de perda magnética reduzida e layout elétrico adequado são algumas das medidas que melhoram a eficiência dos alternadores. A Bosch desenvolveu uma família de produtos que combinam menor peso e maior eficiência. O aumento da eficiência pode chegar a 73%, conforme método de avaliação VDA (Verein Deutschland Automobilhersteller - Associação Alemã dos Fabricantes de Veículos Automotivos). Módulo de controle do ventilador Através de controle inteligente (via software) da ventilação do motor é possível obter uma grande redução do consumo de energia elétrica, além de operar o motor na mais eficiente temperatura. Esses dois efeitos somados podem resultar em até 5% de economia de combustível.

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