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Indispensáveis itens do motor de um veículo, as correias (atualmente incorporam alta tecnologia), embora de fundamental importância no contexto de seu funcionamento, são comercializadas a baixo custo. Já os tensionadores, também de alta tecnologia, mas com matérias-primas mais dispendiosas, apresentam custo superior.
Assim, quando o proprietário de um veículo procura um mecânico para a troca das correias do motor – a grande maioria substitui somente a correia dentada -, muitas vezes não aceita o conselho do aplicador para efetuar, também, a troca dos tensionadores destas correias.
São fatos do dia a dia que precisam ser esclarecidos. A função do tensionador é o de gerar a tensão adequada da correia, mantendo-a esticada e na posição correta. Na realidade, a correia, assim como os demais itens do motor, não opera sozinha. Seu desempenho depende do tensionador, das polias e dos rolamentos auxiliares que trabalham juntos no sistema de transmissão de força.
Destaque-se, e poucos usuários têm este conhecimento, que o desgaste das peças citadas acontece simultaneamente. E que o travamento de um tensionador ocasionará o imediato rompimento da correia.
Assim, a Dayco Power Transmission, fabricante e fornecedora de correias, tensionadores e polias para as maiores montadoras do mundo, aconselha que o motorista apenas siga o plano de manutenção de seu veículo.
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