Entre os vários pontos fortes do novo Fiat Bravo T-Jet a segurança é um item de destaque. O modelo traz, de série, o ESP " Programa Eletrônico de Estabilidade. "A resolução do CONTRAN para obrigatoriedade de ABS ¿ Sistema Antibloqueio de Frenagem e do airbag começou a vigorar esse ano e deve atingir 100% da frota em 2014. A aplicação do ESP é um passo à frente, que segue a tendência dos principais mercados mundiais", avalia Carlo Gibran, gerente de Marketing e Vendas da divisão Chassis Systems Control da Robert Bosch América Latina.
Durante mano bras bruscas de emergência o ESP é capaz de corrigir automaticamente a trajetória do veículo freando as rodas individualmente, de forma autônoma, e gerenciando a potência do motor de acordo com a necessidade.
Pesquisas em todo mundo comprovam que o ESP é o sistema mais eficaz para evitar a derrapagem do carro, situação responsável por grande parte dos acidentes. Um regulamento da União Européia aprovado em 2009, e que entra em vigor gradativamente a partir de 2011, determina que todos os novos modelos de veículos de passageiros e comerciais produzidos naqueles países deverão ser equipados com ESP.
Ações globais a favor da segurança
Em março de 2010, a assembléia geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução proclamando 2011-2020 uma Década de Ação pela Segurança Viária. O objetivo é incentivar os governos a implantarem políticas de redução de acidentes. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,3 milhões de p essoas morrem todos os anos em conseqüência de acidentes de trânsito.
Além de melhorar as redes viárias, as ações para redução de acidentes incluem a utilização de sistemas de segurança ativa mais avançados e em um maior número de veículos.
O New Car Assessment Programme (NCAP), na Europa, incluiu o ESP em seus critérios de avaliação. A partir de 2010, apenas os modelos de veículos que possuírem o ESP como equipamento de série poderão receber a classificação máxima de cinco estrelas. Essa ação visa destacar ainda mais a importância dos sistemas de segurança oferecidos pelas montadoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário