segunda-feira, 31 de maio de 2010

Blog do Moquenco participa da quarta etapa da Chevrolet Flexpedition

A Chevrolet Flexpedition 2010 tem como objetivo mostrar, na prática, aos jornalistas expedicionários que o conceito da sustentabilidade norteia ações e projetos que fazem parte do cotidiano da GM. “Este roteiro que estamos chamando de passeio pela GM do futuro é uma oportunidade única para mostrarmos à mídia e aos brasileiros o que nós fazemos para garantir o futuro do planeta, por um mundo melhor. Desta vez a expedição será literalmente por dentro da GM, conhecendo ações e projetos que fazem parte do cotidiano de nossa produção industrial e desenvolvimento tecnológico e que demonstram nosso compromisso com a sustentabilidade”, explica Claudio Eboli, diretor de facilidades da GM do Brasil.
As cinco etapas da Chevrolet Flexpedition 2010
Os jornalistas convidados percorrerão as cinco etapas da Chevrolet Flexpedition 2010 conduzindo seis Agile (foto) especialmente adesivados com o logo da expedição. Além da primeira etapa, que incluiu as unidades de São Caetano do Sul e Indaiatuba. A segunda incluiu as unidades de São José dos Campos (Região do Vale do Paraíba, em São Paulo), Mogi das Cruzes e Sorocaba, onde também existem muitos exemplos de ações de sustentabilidade. A terceira etapa, por sua vez, partiu da cidade de Curitiba, passando por Guaraqueçaba, onde a GM participa desde 2001 de um projeto de recuperação e conservação da Mata Atlântica cujo foco principal é o desenvolvimento ambiental, social e econômico da região. Na sequência a expedição passou por Joinville, onde será construída uma nova fábrica de motores e transmissões da GM, e o Complexo Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul.
A quarta etapa será uma viagem de Gravataí a Rosario, na Argentina, entre os dias 7 e 12 de junho, incluindo um roteiro com ações sustentáveis desenvolvidas nas duas unidades. nesta quarta etapa, a convite da General Motors, o jornalista ribeirãopretano Orestes Moquenco, editor do Blog do Moquenco, fará parte da comitiva. A quinta etapa seguirá o sentido inverso, de Rosario a Gravataí.

GM vai mostrar a sua variedade de tecnologias para a mobilidade no Bibendum Challenge 2010

A General Motors tem um compromisso com o meio ambiente e com a sustentabilidade que se aplica a todas as partes do nosso negócio – dos fornecedores, passando pelas fábricas e terminando nos veículos que vendemos. Estamos monitorando continuamente os impactos que as atividades que desenvolvemos causam no meio ambiente e tomando medidas para reduzí-los cada vez mais. Para a GM, energias alternativas e novas tecnologias ajudam a diminuir a dependência do petróleo. Melhorar a eficiência dos motores a combustão interna, o consumo de combustível e a redução de emissões são nossos pontos chaves para o desenvolvimento de um transporte sustentável. A General Motors atua em diversos campos de pesquisa ao redor do globo, a fim de atender as necessidades de nossos consumidores – de gasolina, diesel e biocombustíveis, como o etanol, até veículos com propulsão elétrica, como híbridos, elétricos e movidos a célula de combustível, alimentadas com hidrogênio. A General Motors acredita que os veículos elétricos, como o Chevrolet Volt, oferecem a melhor solução, a longo prazo, em termos de transporte sustentável. Durante o Challenge Bibendum, os especialistas da GM estarão a disposição da imprensa para conversar sobre as novidades da marca em todas estas áreas. Chevrolet Volt mostra o caminho
Ainda este ano, nos Estados Unidos, a Chevrolet fará um grande salto tecnológico na corrida para a mobilidade sem emissão de gases poluentes, com a introdução do revolucionário Chevrolet Volt. O Volt é um veículo elétrico com excelente capacidade de autonomia. Ele estréia um sistema de propulsão batizado de Voltec, que combina uma bateria de íon-litio, um motor elétrico e um gerador de energia. O Chevrolet Volt possui mais de 60 quilômetros de autonomia, sem emissões de gases. Uma vez que as baterias entrem em níveis baixos, o gerador – um motor de 1.4 litro – fornece energia diretamente para o motor elétrico, garantindo mais de uma centena de quilômetros de autonomia. Motores elétricos para o desenvolvimento de veículos
Os motores elétricos são os responsáveis por transformar energia elétrica em energia mecânica para acionar as rodas dos veículos e trazer mobilidade sem a emissão de gases poluentes. A General Motors já anunciou em janeiro que vai construir seus próprios motores elétricos, o que ajudará a GM a obter conhecimento intrincado sobre como fazer a próxima geração de veículos híbridos e elétricos mais eficientes, trazendo economia para os futuros proprietários e, ao mesmo tempo, reduzindo ainda mais os impactos de um veículo sobre o meio ambiente. Veículos movidos à célula de combustível
A GM continua a evoluir seu sistema de propulsão por células de combustível. Nossa intenção é que ele esteja pronto para o uso em larga escala em 2015. Ainda que nenhum programa de produção tenha sido anunciado, a próxima geração do conjunto terá a metade do tamanho, será mais de 200 quilos mais leve e usa um terço da platina do que o sistema da atual frota de veículos Chevy Fuel Cell que roda nos Estados Unidos. Segurança com alta tecnologia
Usando a tecnologia de comunicação sem fio, a General Motors está desenvolvendo sistemas que podem “ver” o tráfego à frente, ajudando os motoristas a evitar colisões. O sistema é chamado de V2V (Vehicle to Vehicle) e usa uma antena simples, um processador de computador e um GPS (Global Positioning System) para se comunicar com outros veículos a até 400 metros de distância. O sistema notifica os motoristas sobre se o outro veículo equipado com o mesmo sistema parou a sua frente e também pode ser usado como um sistema de navegação para o veículo, que modifica rota conforme o tráfego, reduzindo o tempo de percurso e melhorando a segurança viária. EN-V: a visão da GM sobre mobilidade sustentável
O rápido crescimento populacional previsto para as maiores cidades do mundo é preocupante e certamente irá colocar uma enorme pressão na infra-estrutura viária destas cidades. Ao mesmo tempo, as pessoas viajarão para seus locais de trabalho ou a lazer, razão pela qual a GM desenvolveu o conceito EN-V (Eletric Netword Vehicle). O EN-V combina as vantagens da propulsão elétrica e uma bateria de boa autonomia, com a tecnologia de detecção de avanço que abre o caminho para a condução autônoma em um veículo pequeno que permitirá a mobilidade pessoal sustentável para o futuro.

Mesa de pebolim com marca de automóvel por US$ 15.900

GM investe mais R$ 700 milhões em São Caetano do Sul (SP)

A General Motors do Brasil anunciou nesta segunda-feira (31/05/2010), um novo investimento no valor de R$ 700 milhões para a unidade de São Caetano do Sul (SP). Os recursos completam o plano de investimentos da empresa entre 2008 e 2012, totalizando um montante superior a R$ 5 bilhões. Eles serão destinados ao desenvolvimento e produção de um novo modelo Chevrolet para atender o mercado brasileiro e, eventualmente, para exportação. O plano de investimentos da GM no Brasil entre 2008 e 2012 prevê um amplo programa de renovação da atual linha de veículos Chevrolet, a modernização das fábricas e o aumento da capacidade produtiva, além da nacionalização de peças com fornecedores brasileiros. "Temos um compromisso firme com o Brasil, pois entendemos que a economia brasileira continuará crescendo de forma sustentável. Isso, sem dúvida alguma, solidifica o consistente plano de investimentos da GM, que permitirá a renovação do portifólio Chevrolet, com o objetivo de oferecer ao consumidor brasileiro os melhores veículos, com tecnologia de ponta, qualidade e segurança", destaca Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul. José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, por sua vez, acentua que "nossa estratégia é a de concentrarmos investimentos em tecnologia, novos produtos e modernização das nossas unidades, pois acreditamos no enorme potencial de crescimento do mercado brasileiro de veículos, que vem registrando sucessivos recordes de vendas nos últimos anos". O evento de anúncio do novo investimento ocorreu na sede da GM em São Caetano do Sul, com a presença do prefeito da cidade, José Auricchio Júnior. Pela GM estiveram presentes Jaime Ardila, presidente da GM do Brasil e Mercosul, José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente, Luiz Moan, diretor de Assuntos Institucionais, Marcos Munhoz, diretor geral de Marketing e Vendas, Edson Vaz, diretor geral de Pessoal e Relações do Trabalho, e outros integrantes da diretoria da empresa.

BMW X6 Met-R Interceptor

Proteção do air bag depende de uso correto do cinto de segurança

A crença de que veículos dotados de sistema air bag dispensam o uso do cinto de segurança é completamente equivocada e de alto risco. Por isso, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) alerta que o air bag é um sistema de proteção complementar ao cinto de segurança, sendo este o mais importante equipamento de segurança. A eficiência do air bag está diretamente relacionada ao uso correto do cinto de segurança, pois foi projetado para ser acionado nas situações em que somente o cinto de segurança não seja suficiente para garantir a devida proteção, na tentativa de se evitar as lesões graves ou fatais. “O cinto de segurança proporciona um alto índice de proteção, porém dependendo da intensidade da colisão, existem casos em que o peito do motorista ou do passageiro pode tocar o volante ou o painel de instrumentos. Nessas situações é que o air bag atua, minimizando ainda mais os riscos de lesões graves e/ou fatais. Além de segurar o corpo dos ocupantes para dar tempo que a bolsa do air bag infle totalmente, o cinto de segurança garante a trajetória dos mesmos em direção à bolsa”, explica Marcus Romaro, gerente técnico do CESVI BRASIL. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estabeleceu, na resolução 311, a obrigatoriedade do dispositivo de retenção suplementar (air bag) na posição frontal para o motorista e o passageiro, nos veículos de transporte de passageiros com até nove lugares (incluindo o motorista) e para veículos de transporte de cargas que tenham uma massa máxima não superior a 3,5 toneladas. A implantação da medida é gradativa e teve início em janeiro de 2010. A partir de 2014, toda a frota de automóveis deverá sair de fábrica com o equipamento. O estudo ‘Potencial de efetividade do air bag’, realizado pelo CESVI em 2008, já chamava atenção para os benefícios do dispositivo. As conclusões do estudo apontaram que, no Brasil, considerando-se apenas os condutores de automóveis e caminhonetas, o potencial do air bag poderia contribuir para manter a vida de aproximadamente 490 pessoas (1,4% dos 35 mil que morrem por ano) que hoje morrem no trânsito, ou evitar ferimentos em mais de 10 mil pessoas, em média, proporcionando um impacto econômico positivo de cerca de 315 milhões de reais por ano. O centro de pesquisa ainda estima que seria possível reduzir 1.600 mortes por ano, se a taxa de adesão do cinto de segurança aumentasse em 10%.

MINI Coupé Concept em testes. Modelo de série pode chegar em 2011

Tazzari Zero. Elétrico com emissão 0000...

sábado, 29 de maio de 2010

Audi e-tron no Rio de Janeiro

Chega ao Rio de Janeiro o protótipo Audi e-tron, veículo esportivo de alto rendimento com sistema de propulsão totalmente elétrico. O carro será apresentado no Michelin Challenge Bibendun, no Rio Centro, de 30 de maio a 3 de junho. O design do Audi e-tron chama a atenção: linhas arrojadas e referências visuais e funcionais caracterizam seu estilo esportivo. Seu desempenho nas pistas de teste comprova a eficiência nas novas tecnologias que o compõe. O Audi e-tron acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos; de 60 a 120 km/h em 4,1 segundos; e alcança uma velocidade máxima limitada de 200 km/h. Mais que um veículo de condução, ele neutraliza a emissão de poluentes e apresenta tecnologias que garantem a preservação ambiental para as novas gerações.

Novo Kia Soul Edition Irmscher 001

O próximo Range Rover receberá um V8 turbodiesel de 4.4 litros com 308 cv

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Nova Revista Carro, hoje nas bancas

As revistas de automóveis não precisam ser todas iguais. A nova Revista Carro, que chega às bancas a partir de hoje, está apostando na inovação e, principalmente, na interatividade com seu público. Em sua edição número 200, a publicação passa a integrar o chamado Universo Carro, um novo conceito que oferecerá um grau de interatividade e participação dos leitores e apaixonados por automóveis sem precedentes na imprensa escrita brasileira. A revista está abrindo um espaço real em suas páginas para a participação dos leitores. Basta acessar a Carro Online (http://www.carroonline.net/), versão digital da revista, para iniciar esta parceria. “Carro Recomenda”, “Meu Carro”, “Acusação e Defesa”, “Teste dos 100 Dias” e “Enquete” são espaços que foram criados especialmente para levar o leitor – e suas dúvidas e opiniões - para dentro da Carro. O público poderá criticar ou elogiar os automóveis, enviar perguntas, solicitar dicas de compras para o seu perfil, eleger os melhores veículos, ver sua foto publicada e até avaliar o seu próprio carro. A nova versão também está mais bonita, com uma diagramação mais leve e moderna, e ganhou novas seções. Em todas as edições haverá, por exemplo, o “Superteste”, um espaço no qual serão mostradas vantagens e desvantagens de modelos do mesmo segmento. Nesta edição, a seção trará a reportagem “Uno contra Oito”. Nela, o novo Uno, que acaba de chegar às lojas, já enfrenta oito concorrentes com preço até R$ 30 mil. E, na avaliação da revista, chega como a melhor opção de compra nesta faixa. Outra debutante é a picape Amarok, da VW, que também acaba de chegar às concessionárias. A Carro traz um supercomparativo do modelo com dois campeões do segmento: Nissan Frontier e Toyota Hilux. Foi o primeiro teste comparativo da picape da VW e, assim como o novo Uno, ela começou muito bem. Outra atração é a seção “Adrenalina”, que mostrará veículos de alto desempenho com muitas imagens inusitadas. Logo na estreia, o incrível Porsche 911 Turbo S, testado na Alemanha e que estará à venda por aqui a partir de junho.

Ferrari da Pósitron acelera no Quatro Rodas Experience

A Pósitron, marca da PST Electronics, participa do Quatro Rodas Experience e traz para os visitantes do evento diversas atrações, como o veículo esportivo da marca, a Ferrari F430. O automóvel vai acelerar a 250 km/h no autódromo de Interlagos, pilotado pelo campeão brasileiro de Kart na categoria Master, Carlos Marcelino. O Quatro Rodas Experience acontece no dia 30 de maio e de 02 a 06 de junho de 2010, das 8 às 18h, em São Paulo. Além da Ferrari, a Pósitron apresenta em seu espaço, com cerca de 200m², a nova linha de som e alto-falantes, navegadores GPS, rastreadores, alarmes, vidros e travas elétricas. No local, os visitantes podem adquirir os produtos com descontos e parcelados no cartão de crédito. O navegador NP3510, por exemplo, pode ser comprado por R$ 579,00. Quem for até o estande também pode adquirir o rastreador da Pósitron gratuitamente e com isenção de três meses na mensalidade do serviço de rastreamento. O cliente vai pagar apenas a instalação. Esta promoção é válida somente para pessoa física. Em comemoração a Copa do Mundo, a Pósitron também preparou em seu box o jogo Chute a Gol. Quem participar tem três tentativas de acertar o chute no ângulo e ganhar diversos brindes, como chaveiros do Brasil e a tabela dos jogos do mundial.

Palio Fire Economy 2011 chega com novidades

Sempre pensando na qualidade, no conforto e na melhor relação custo-benefício para o seu consumidor, a Fiat Automóveis lança a linha 2011 do Palio Fire Economy com novidades que aumentam ainda mais a competitividade deste produto no mercado. O Palio Fire Economy chega com novidades estéticas que realçam o seu visual. São elas: • Nova grade frontal superior cromada; • Nova grade frontal inferior; • Novas lanternas fumê (origem Palio 1.8R); • Novas calotas de aro 13 e 14 e • Novo revestimento interno nos bancos e painéis de portas. Outra boa novidade é que o Palio Fire Economy 2011, tanto 2 como 4 portas, ganha direção hidráulica de série. Item muito solicitado que chega para aumentar a lista de série deste modelo, que oferece também, por exemplo, econômetro, para-choques na cor do veículo, brake-light, entre outros. Entre os opcionais ele traz um novo kit: o Celebration 11, que oferece um excelente contra-valor. Composto por ar-condicionado, travas elétricas e vidros elétricos dianteiros, este kit chega ao mercado por apenas R$ 3.710,00, o que significa uma economia de R$ 1.264,00 se os itens fossem comprados separadamente. Os modelos 2011 do Palio Fire Economy chegam muito competitivos. Com os novos detalhes estéticos e bem equipados de série, agora também com direção hidráulica, o Palio Fire Economy 2P sai por apenas R$ 26.570, 00 e o Palio Fire Economy 4P por R$ 28.330, 00 — o que representa um aumento de somente 1% do modelo anterior.

Honda lança capacete street na cor rosa metálica

A linha 2010 de capacetes street da Honda ganhou mais uma novidade: o modelo aberto agora está disponível também na cor rosa metálica, com a mesma tonalidade aplicada na motoneta Biz 125. Produzido em material de alta qualidade (ABS – plástico injetado), o modelo possui fecho de engate rápido e anel antifurto, forração removível e lavável e ampla viseira com 2 mm de espessura, que oferece mais proteção e excelente visibilidade. Por ser um item de segurança indispensável no dia a dia do motociclista, todos os capacetes comercializados pela Honda estão plenamente de acordo com as resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e oferecem total segurança a seus usuários. Disponível nos tamanhos 56 e 58, ao preço público sugerido de R$ 150,40 (com base no Estado de São Paulo), o modelo pode ser encontrado em uma das mais de 700 concessionárias Honda distribuídas por todo o País.

MVC desenvolve novo projeto para colheitadeiras da Case New Holland

A MVC, empresa brasileira líder no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia, fechou acordo com a Case New Holland (CNH) para produzir no Brasil componentes para colheitadeiras da montadora que hoje são fabricados nos Estados Unidos. A produção de capôs e painéis laterais de materiais compósitos deverá começar no início de 2011. As peças serão fabricadas pela MVC, em São José dos Pinhais, PR, com a tecnologia de RTM Light, que garante o mesmo elevado padrão de qualidade e desempenho a um custo mais competitivo, principalmente em relação aos investimentos necessários para produção de moldes. Nos Estados Unidos, as peças são confeccionadas pelo processo de SMC (Sheet Molding Compound), composto reforçado com fibra de vidro, que demanda maior volme de recursos para a fabricação dos moldes. “O RTM Light permite mudanças de design mais rápidas e ganhos na produtividade, tornando a concretização do projeto muito mais ágil”, afirma Gilmar Lima, diretor-geral da MVC. Com o apoio do centro de cálculos e simulações da CNH, nos EUA, a MVC recorre a diversos métodos de elementos e softwares especializados em design. “O projeto tem ainda como diferencial a necessidade de os componentes plásticos terem resistência para altas temperaturas. Isso gerou o desenvolvimento de formulações de polímeros especiais e uma nova tecnologia para confecção e fixação dos componentes. Para a junção dos insertos metálicos, a MVC usará o adesivo estrutural à base de epóxi que será fornecido pela LORD”, explica o executivo. Para Gilmar Lima, a conquista desse novo projeto demonstra a liderança da MVC e o seu padrão internacional de qualidade e avanço tecnológico para o desenvolvimento de componentes em plásticos de engenharia, com ganhos de eficiência, desempenho e custos para os clientes. “Mais uma vez, quebramos um paradigma e provamos que a aplicação de novos processos pode trazer sensíveis ganhos e tornar mais rápida a evolução da indústria automotiva.”

Dodge muda logomarca

Iveco Daily ganha prêmio "Preferência do Transporte"

A Iveco foi a vencedora da categoria “Melhor Veículo Semileve” do Prêmio “Preferência do Transporte”, oferecido pelo Jornal Estrada, pelo terceiro ano consecutivo. A premiação foi relativa ao ano passado. Lançado em 2006, o prêmio contou, pela primeira vez, apenas com os votos dos transportadores associados ao Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas da região de Videira (Sintravir). Ao todo, 116 grandes frotistas da região votaram. A Linha Daily foi a vencedora com 55% dos votos, um aumento de 15% em relação aos questionários recebebidos pela organização em 2009. A região de Videira é uma das mais importantes do Estado de Santa Catarina. As vocações locais mais características são o transporte de cargas frigorificadas, conteiner e grãos. Os veículos Daily são bastante utilizados por pequenos varejistas e lojistas que carregam uma grande diversidade de cargas. “Para a Iveco, ganhar o prêmio “Preferência no Transporte” na categoria semileves só comprova o quanto a marca é orientada para o cliente. Trata-se de um prêmio de grande valor, pois é resultado direto da satisfação dos associados da Sintravir. São profissionais que sabem muito bem o que querem e o que desejam dos produtos que compram”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor de Vendas e Marketing da Iveco no Brasil. “O sucesso da gama Daily está no seu conforto, similar a de um automóvel, na dirigibilidade perfeita e grande segurança e na melhor relação custo-benefício da categoria. Além disso, a linha possui as maiores potências e capacidades de carga de suas faixas de atuação”, completa Cavalcanti. Atualmente, a Linha Daily é a mais ampla do mercado, com mais de 50 versões entre 3,5 e 7,9 toneladas de Peso Bruto Total (PBT), entre modelos chassi cabine, passageiros e furgão. A família Daily foi também escolhida como base para a construção do primeiro veículo de carga movido a energia elétrica e 100% limpa da América Latina, o Daily elétrico 55C/E.

Copa do Mundo: Castrol apresenta prognósticos

O Brasil tem 23,6% de chance de ganhar a Copa do Mundo 2010™, de acordo com os Prognósticos da Castrol, uma ferramenta lançada pela Castrol, patrocinadora oficial do torneio, em seu site http://www.castrolfutebol.com.br/. Em segundo lugar aparece a Espanha com 16,1%, nosso provável adversário na final. A Castrol aplicou o mesmo rigor técnico que usa para o desenvolvimento dos seus óleos para criar os Prognósticos da Castrol. Por meio de análise objetiva e tecnologia de ponta, a ferramenta oferece uma visão exclusiva das performances vencedoras do próximo mundial de futebol na África do Sul. Criado pela mesma equipe de Analistas de Desempenho da Castrol que criou os Rankings da Castrol e o Índice Castrol, os Prognósticos da Castrol medem o desempenho passado das equipes e jogadores para avaliar o nível de ataque e de defesa de cada país. Com esses dados, simulando a competição mais de 100 mil vezes, e levando em conta os grupos da Copa, a Castrol calculou as chances de sucesso de cada uma das equipes, em cada fase do torneio, até a conquista do campeonato. Os Prognósticos da Castrol serão atualizados durante toda a Copa do Mundo 2010™ conforme as partidas forem sendo realizadas, oferecendo uma visão em tempo real das chances de sucesso de cada país. A análise de desempenho da Castrol para cada uma das 32 equipes competindo no início do torneio mostra que o Brasil tem a maior chance de vitória. Os Prognósticos da Castrol são totalmente interativos, permitindo aos torcedores acompanhar o desempenho de seus grupos, quais as equipes seu país tem maior ou menor possibilidade de enfrentar em cada fase. Cafu, embaixador Castrol do Brasil comenta: “Os prognósticos da Castrol vão nos permitir acompanhar matematicamente as chances do Brasil nesta Copa, oferecendo uma base imparcial de nossas possibilidades. Espero que nosso percentual que é o mais alto entre todos os países siga crescendo, na medida em que os jogos forem acontecendo” O técnico e embaixador global da Castrol Àrsene Wenger, acredita nas chances do Brasil e diz que não se pode falar em Copa do Mundo sem pensar na força do Brasil. "Queremos oferecer uma visão real da Copa para os fãs de futebol de todo o mundo através dos Prognósticos da Castrol”, acrescenta Mike Johnson, Vice-Presidente Sênior da Castrol. “Vamos proporcionar aos torcedores uma maneira prática de acompanhar a sua equipe durante todo o torneio. Como apaixonados por futebol, estamos ansiosos para utilizar esta nova ferramenta e prever com precisão as chances de vitória de cada país no campeonato.”

Nova Daelim Roadwin 250R FI

Saint-Gobain Sekurit lança mala de ferramentas especiais

O primeiro conjunto de ferramentas para as mais diferentes operações em serviços de instalação e remoção de vidros de veículos acaba de ser lançado pela Saint-Gobain Sekurit para os profissionais que atuam no mercado de reposição. O conjunto foi projetado e desenvolvido nos laboratórios da empresa, com base em estudos que indicaram as necessidades de cada operação de desmontagem e instalação de vidros automotivos, inclusive para uso em máquinas e peças dos sistemas de limpadores de para-brisa e acionamento dos vidros das portas. Rubens Sautner, gerente de vendas para o mercado de reposição da Saint-Gobain Sekurit, informa que o conjunto de ferramentas é disponível a todos os participantes da rede autorizada de serviços da empresa. De acordo com Sautner, o lançamento da mala de ferramentas tem o objetivo de equipar a rede de reposição autorizada com o mais elevado padrão de serviços aos clientes. “A Saint-Gobain Sekurit mantém a estratégia de prestar o melhor padrão de atendimento aos clientes, por intermédio de novos tipos de serviços, de equipamentos, programas especiais e forte capacitação dos profissionais da rede de assistência”, afirma. Um desses programas é o Sekurit Veicom, com padrão inédito de serviços em rodovias, para atendimento imediato aos motoristas de caminhões. “Agora, ampliamos as nossas ações com o conjunto de ferramentas, proporcionando aos operadores instrumentos ideais para todas as operações”, acrescenta Sautner. O executivo salienta que o kit é formado por 83 ferramentas para as mais diferentes operações de vidros automotivos e que dão às lojas da rede autorizada um padrão diferenciado em qualidade de serviços. “Para a produção das ferramentas, os engenheiros da empresa estudaram as diferentes operações dos sistemas e das peças e desenvolveram instrumentos específicos para cada operação”, explica Sautner. O kit de ferramentas da Saint-Gobain Sekurit será vendido diretamente pela empresa e poderá ser adquirido completo ou parcialmente, de acordo com as necessidades e os recursos dos aplicadores. Para a correta utilização das diferentes ferramentas disponíveis, a Saint-Gobain Sekurit fornece um manual de orientações com descrição para cada tipo de aplicação.

Toyota desenvolve dummies equipados com órgãos internos

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Johnson Controls lança campanha institucional "Nossa gente, nosso orgulho", em Sorocaba

A Johnson Controls, maior fabricante mundial e brasileira de baterias automotivas, acaba de lançar a sua nova Campanha Institucional, com o tema “Nossa gente, nosso orgulho”. Desde o último dia 25 de maio, alguns colaboradores da empresa são as verdadeiras estrelas das peças publicitárias veiculadas nos outdoors da cidade de Sorocaba e região. A campanha deste ano campanha foi criada para comemorar os 125 anos da Johnson Controls em todo o mundo e destaca a importância que as pessoas têm na trajetória de sucesso da empresa, sobretudo em Sorocaba, onde está instalada a maior fabrica de baterias automotivas da empresa na América do Sul. Por intermédio da realização de um concurso cultural, realizado até o dia 15 de abril passado, a Johnson Controls envolveu e estimulou os seus 1.118 colaboradores, estagiários e familiares a criarem frases sobre suas experiências nos programas que oferece. Os autores das melhores frases foram selecionados para “estrelar” a nova campanha institucional 2010. “Essa foi a forma que escolhemos para que cada pessoa que interage com a Johnson Controls pudesse demonstrar o seu sentimento pela empresa e para relatarmos a importância do seu papel nestes 125 anos de sucesso da Johnson Controls”, explica Renata M. Lopes coordenadora de Marketing, “Desde ontem, as mensagens estão espalhadas pela cidade de Sorocaba, levando a toda a comunidade o nosso orgulho por nossa gente.” A campanha “Nossa gente, nosso orgulho” consiste em 21 outdoors e 6 busdoors, dispostos em locais estratégicos e de grande circulação, que ficarão expostos durante dois meses. As mensagens são relatos sobre os diversos programas que a empresa administra voltados para o treinamento e formação profissional, cuidado com o meio ambiente e ações de voluntariado, proporcionando assim oportunidade de crescimento profissional e social para seus funcionários. Aprendendo a Voar, a importância do treinamento na vida do funcionário; Agita Férias, experiência dos filhos dos colaboradores em contato com a empresa; Ecosteps, a empresa em relação ao meio ambiente; Blue Sky, experiência como voluntário ou membro da comunidade da empresa; Mini BA (Liderança Feminina), oportunidade de novos conhecimentos; e Desenvolvimento de Estagiários, são alguns dos programas oferecidos. Esta é a segunda edição da Campanha Institucional Johnson Controls. A primeira foi realizada em 2008 com o tema “Eu faço parte” e também envolveu a participação de colaboradores, que estrelaram naquela oportunidade transmitindo à comunidade de Sorocaba a atuação da empresa no Brasil e no mundo.

2º Salão da Motocicleta será no Pavilhão de Exposições do Anhembi

O Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, foi o local escolhido para a realização do 2º Salão da Motocicleta, a melhor vitrine do setor motociclístico, que ocorre de 5 a 10 de outubro de 2010. A mudança de local se deu por conta do crescimento do Salão, já na sua primeira edição, e também pelo aumento do número de atrações programadas para este ano, que permitirão total interação do público. O evento em 2008 recebeu mais de 100 mil visitantes e cerca de 300 motocicletas em exposição. Em 2010 o Salão será um marco na história do motociclismo, reunindo montadoras e todo o segmento de motopeças. Além da exposição de diversos modelos de motos e acessórios, a feira contará com área exclusiva para venda de produtos – um shopping dentro do pavilhão. Outra novidade é a área de serviços, onde o visitante poderá deixar sua moto para lavagem, revisão, troca de pneus e vários outros serviços, enquanto desfruta do evento. “O crescimento da segunda edição do Salão da Motocicleta, com a vinda para o Anhembi, é devido ao potencial do mercado brasileiro, onde mais de 1,5 milhões* de motos foram produzidas em 2008. O Brasil é o terceiro maior mercado do mundo neste setor. Faremos um evento completo, onde os apaixonados por motocicletas poderão conhecer os lançamentos, aproveitar dos serviços do setor e também atrações para as suas famílias”, afirma Emerson Fittipaldi, um dos organizadores do evento. O Salão toma uma grande proporção, com a força da Anfamoto, Megacycle e Fittipaldi, sendo sucesso de negócios, público e mídia em 2008. “A moto exerce um grande fascínio entre jovens e adultos e nosso objetivo maior é criar um espaço para que essa paixão possa ser exposta em toda a sua grandeza e diversidade. Ao mesmo tempo em que reunimos neste Salão o que há de melhor, mais atual e mais criativo, podemos ser uma vitrine para grandes negócios”, enfatiza Fittipaldi. A feira contará também com eventos paralelos, como Concurso de Performance e Customização, Concurso de Mecânica, Troféu Motoboy, Bike Show, shows de Trial, Leilão de Motos, Área de Inovação de Produtos e Eleição da moto mais bonita e mais rápida do evento, por meio de testes de dinamômetro. Palestras, workshops, área de test-drive e cursos de pilotagem, completam as atrações programadas para a 2ª Edição do Salão. A previsão de investimento é de mais de R$ 30 milhões, entre organização e expositores, com a reunião de cerca de 300 empresas ligadas ao setor. Serviço: 2º Salão da Motocicleta Data: 5 a 10 de outubro de 2010 Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo)

Kawasaki Versys 650 chega ao Brasil com e sem ABS em junho

De olho no crescente mercado de motos de 600 cm³, a Kawasaki traz para o Brasil a cobiçada dual purpose Versys 650 (foto). Como o próprio nome denuncia a Versys foi criada pra oferecer versatilidade. O modelo agrega características de motos street, trail, supermotard e até tourer. Alvo de boas críticas no exterior, a Versys compartilha o mesmo motor bicilíndrico da naked ER-6n, porém com suspensões de longo curso, banco largo, para-brisa e uma proposta de uso misto. E já chega com o visual renovado (modelo 2010) em versões com e sem o sistema de freios ABS (antitravamento). A versátil motocicleta japonesa vai chegar às concessionárias da Kawasaki em duas opções -- com e sem ABS -- e preço público sugerido a partir de R$ 33.990 (sem frete) Há algum tempo se especulava a vinda deste modelo para o mercado nacional, afinal diversos componentes da Versys já são usados na ER-6n. Um deles é o motor de dois cilindros paralelos, 649 cm³ de capacidade, duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC) e refrigeração líquida. Mas para se adequar à proposta da Versys, o propulsor foi alterado para oferecer melhor rendimento em médios regimes, além de uma resposta mais linear. Também alimentado por injeção eletrônica, na Versys o bicilíndrico gera 64 cv de potência máxima a 8.000 rpm (contra os 72 cv a 8.500 rpm na versão naked). O torque também fica um pouco abaixo: 6,2 kgfm a 6.800 rpm (contra 6,7 kgf.m a 7.000 rpm). Lançada na Europa e na América do Norte em 2006, a Versys tinha como maior crítica o visual um tanto quanto defasado e sem alterações até o ano passado. Mas para 2010 a Versys ganhou um visual totalmente renovado e moderno. O novo conjunto óptico conta com linhas mais agressivas e facho mais eficiente. Também foi alterado o para-brisa que, no modelo novo, pode ser ajustado em três posições. A ergonomia foi revista buscando um maior conforto. O suporte do motor e as pedaleiras receberam capas de borracha para diminuir a vibração sentida pelo piloto. E a traseira também foi redesenhada para acompanhar o novo design. Como em toda boa moto de uso misto as suspensões têm longo curso, para absorver impactos e irregularidades do asfalto. A suspensão traseira tem um amortecedor fixado lateralmente com 145 mm de curso. Na dianteira, o garfo telescópico invertido (upside-down) tem 150 mm de curso. Um diferencial do modelo em sua categoria é que ambas as suspensões tem regulagem de retorno e pré-carga. Com essa configuração, a moto entraria facilmente na categoria trail. Contudo a veia street/supermoto começa a aparecer nos pneus, rodas e freios. As rodas de 17 polegadas recebem pneus nas medidas 120/70-17 (dianteira) e 160/60-17 (traseira), iguais aos da ER-6n. Assim como os freios, de duplo disco na dianteira (300 mm de diâmetro) e simples na traseira (220 mm de diâmetro), todos no formato wave/margarida. Outro diferencial é que a Kawasaki vai comercializar por aqui a versão equipada com sistema de freios antitravamento (ABS).
A Kawasaki Versys desembarca no Brasil com preço público sugerido de R$ 33.990 na versão básica e R$ 37.390 com ABS, sem frete. A previsão é que a nova 650 cm³ esteja disponível em todas as autorizadas da marca a partir de junho. Antes da Versys, o mercado brasileiro das motos de uso misto e com dois cilindros tinha duas opções: a BMW F 650 GS e a Suzuki DL 650 V-Strom, esta última com dois cilindros em V. Especula-se ainda que no futuro seja importada a Honda Transalp 700, o que esquentaria ainda mais a categoria. Em função de seu preço, o novo modelo da Kawasaki disputa o consumidor da Suzuki V-Strom (R$ 34.594). (Agência Infomoto/Lucas Rizzollo)

Goodyear realiza parceria em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

No dia 05 de junho é comemorado mundialmente o Dia do Meio Ambiente, uma data que possibilita um momento de reflexão e também a exposição de programas e projetos que estão sendo desenvolvidos por empresas e organizações com o objetivo de implementar o consumo consciente e o crescimento sustentável na sociedade atual. E a Goodyear que tem demonstrado uma constante preocupação com o tema, reforça os projetos já existentes em suas unidades fabris e este ano estende seu apoio também para a ação Limpando e Reciclando. Idealizado pelo Instituto Aqualung, o evento é caracterizado pela limpeza das praias e rios, que ocorre desde 2003 e já mobilizou mais de cinco mil voluntários, principalmente na cidade do Rio de Janeiro. Este mesmo formato será adotado no projeto Barco Escola da Natureza em parceria com a Goodyear, no dia 29 de maio, na Praia dos Namorados, em Americana/SP, onde os voluntários do projeto coletarão o lixo e aprenderão sobre a importância da reciclagem do que foi coletado. Além do apoio ao Limpando e Reciclando, seguem os principais projetos desenvolvidos pela Goodyear: Consumo de água - Toda água utilizada nos processos produtivos nas fábricas é tratada antes e depois de sua utilização e retorna ao meio ambiente com uma qualidade igual ou superior. A meta é reduzir cada vez mais o consumo de água, principalmente porque é um recurso cada vez mais escasso e necessário para qualidade de vida das pessoas. Segundo relatório da Unesco, somente 2,5% de água doce está disponível no planeta e mais de um sexto da população mundial, cerca de 1,1 bilhão de pessoas, não tem acesso ao fornecimento de água doce. Conservação de energia - Uma das principais metas está relacionada à redução do consumo de energia durante o processo produtivo. Por isso, a utilização de gás natural, que já é usado nas caldeiras para a produção de vapor ou energia elétrica, tem se demonstrado uma alternativa eficaz capaz de reduzir também a quantidade de gases e particulados na atmosfera. Além disso, a empresa investe constantemente em tecnologia e aquisição de máquinas cada vez mais eficientes e que necessitam de menos energia. Reciclagem – é feita uma coleta seletiva de papel, plástico, vidro e metais em todas as unidades da empresa. Além disso, a Goodyear pesquisa novas matérias-primas e desenvolve iniciativas inovadoras como a redução do uso de solventes nas fábricas. Outra ação importante é a destinação correta dos pneus inservíveis, uma preocupação da empresa que contou com o apoio e a participação da ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos e a Reciclanip (uma das maiores iniciativas que envolvem a indústria brasileira e é voltada à responsabilidade pós-consumo) para o desenvolvimento do Programa de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis. Atualmente, o programa já conta com 308 pontos de coleta espalhados pelo país e atingiu a marca de 200 milhões de pneus reciclados e destinados de forma ambientalmente correta. Resíduos zero - com a conscientização e o processo de educação feito com os funcionários e fornecedores em relação a diminuição de resíduos em todas as fábricas, foi possível reduzir este índice próximo a zero, atitude que resultou numa quantidade menor de resíduos enviados aos aterros sanitários e a redução de emissão de gases de efeito estufa que provocam o aquecimento global e afeta todo o clima e funcionamento ideal do planeta. Apesar de todas as iniciativas, a empresa reconhece que o caminho é longo e se constrói com parceria, divulgação de informação e educação ambiental. A Goodyear do Brasil tem como objetivo promover a prevenção e preservação dos recursos naturais e o compromisso com a construção de uma sociedade mais responsável e sustentável.

Escola de Formação Profissional Marcopolo comemora 20 anos

A Escola de Formação Profissional Marcopolo comemora, amanhã, dia 28, 20 anos de funcionamento com a formatura de mais três turmas. A cerimônia acontecerá no Auditório da CIC de Caxias do Sul e contará com a presença de autoridades, gestores da Marcopolo e familiares dos formandos. O diretor de administração da Marcopolo, Milton Susin, foi escolhido pelos alunos como paraninfo dos formandos. Com foco na inclusão social, a Escola de Formação Profissional Marcopolo alia teoria à prática e oferece a jovens da comunidade cursos profissionalizantes, o primeiro emprego remunerado e a possibilidade de construir uma carreira sólida na empresa . Nestes 20 anos, a EFPM já formou mais de 600 profissionais. A principal mudança para as turmas de 2010 – 2011, é a ampliação de 60 vagas para 90 vagas nas unidades da EFPM Ana Rech e Planalto, em Caxias do Sul, aumentando para 166 o total de aprendizes em todas as cinco unidades. Criada em março de 1990, a Escola de Formação Profissional Marcopolo, em parceria com o SENAI, oferece cursos profissionalizantes para jovens em seis unidades no Brasil e exterior. São quatro em Caxias do Sul (RS), sendo uma no segmento Plásticos, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS/ETFAR), e outra em Duque de Caxias (RJ) e, desde o final de 2009, uma na Marcopolo da África do Sul, a primeira escola fora do território nacional. A EFPM é considerada parte da Fundação Marcopolo pois propicia a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social selecionados pela Fundação de Assistência Social de Caxias do Sul (FAS), com quem mantém convênio. Segundo Osmar Piola, gerente de recursos humanos da Marcopolo e diretor da Fundação Marcopolo, dar oportunidade de aprendizagem profissional e inclusão é um modo eficaz de contribuir com o desenvolvimento social da comunidade. “Proporcionar um curso para adolescentes ajuda a prevenir os típicos problemas da juventude em nossos tempos, como a violência e a evasão escolar. Além disto, pode gerar a realização de um sonho profissional, com uma carreira sólida em empresas de grande porte”, explica o executivo. Os profissionais formados pela Escola estão aptos a atuar em diferentes funções das áreas de produção, engenharia, qualidade e logística. “Como a empresa possui um plano de carreira que valoriza os talentos internos, muitos ex-alunos já ocupam cargos técnicos e de gestão nas unidades da Marcopolo no Brasil e no exterior. Nosso maior orgulho é acompanhar o crescimento e desenvolvimento de cada um na sua carreira , com 100% de aproveitamento na empresa”, completa Piola. Com duração de 1.600 horas, em meio turno, o curso se estende durante dois anos e é dividindo em aulas teóricas e práticas. No turno contrário, os alunos fazem laboratório na fábrica com contrato complementar. A EPFM capacita os alunos nas carreiras de Aprendizagem em Plástico Reforçado e Termoformagem e Montador de Veículos Automotores.

Magia circense toma conta de São José do Rio Preto com o "Renault Caravanas"

A Renault do Brasil vai levar para São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, o mundo mágico do circo. É o projeto “Renault Caravanas”, que desembarca na cidade levando na bagagem atividades lúdicas, shows, exposições, cursos e prestação de serviço, num espaço especialmente elaborado, tendo o universo circense como tema.As atividades acontecem nos dias 29 e 30 de maio, quando o Centro de Eventos da cidade vai receber os visitantes com mágica, palhaços, malabares e outras atrações. No evento, ficarão expostos alguns dos modelos da linha Renault à venda no país: Clio, Logan, Sandero, Stepway, Symbol, alguns deles estarão à disposição também para test-drive. Enquanto os pais conhecem melhor os modelos da marca, as crianças poderão se divertir jogando videogame ou ainda vivenciando um pouco da riqueza das artes circenses com as aulas na Escola de Circo.Outra opção para os adultos é a Oficina de Direção Defensiva, a cargo do Centro de Pilotagem Roberto Manzini By Renault. Os motoristas terão noções e dicas práticas de como dirigir de maneira consciente, zelando pela economia, segurança e pela integridade do veículo. Para tanto, estarão disponíveis 15 veículos de diferentes modelos da Renault. O Centro de Pilotagem coordenará ainda uma competição de Pró-Solo na qual os participantes, ao volante de um Sandero, deverão percorrer um trajeto pré-determinado no menor tempo possível. O desafio é desviar de cones, espalhados estrategicamente pelo caminho. Tudo feito dentro dos mais rigorosos padrões de segurança, conforme regulamentação da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O participante que registrar a melhor pontuação do final de semana ganhará um capacete oficial de competição. Consciente da importância da questão relativa à segurança no trânsito, o “Renault Caravanas” terá atividades específicas voltadas ao tema. Já no dia 28 de maio, um dia antes de o evento ser aberto ao público, motoristas de vans e ônibus da Prefeitura de São José do Rio Preto vão participar da Oficina de Direção Defensiva, ministrada por Roberto Manzini. Além disso, o “Caravanas” vai até a escolas públicas da cidade, onde crianças terão chance de aprender lições importantes de cidadania num espaço para a educação no trânsito, monitorado por recreacionistas. Mágica, risadas e emoção com as “feras”A tenda principal montada no Centro de Eventos vai abrigar diferentes shows. O Logan, por exemplo, participará da apresentação da equipe do mágico Célio Amino, que preparou um número especial tendo o sedã compacto mais espaçoso do país como tema principal. Já o Renault Sandero mostrará toda sua versatilidade no show de uma trupe de palhaços. Diversão garantida para crianças e adultos. E as atrações não param por aí. No show “Feras Indomáveis”, também na tenda principal, uma surpresa vai agradar principalmente aos apaixonados pela velocidade, que poderão ver de perto e ouvir o ronco de um biposto de competição, bólido de corrida que leva duas pessoas. Outras duas feras a serem soltas serão um exemplar do Clio V6, superesportivo com motor de 255 cavalos de potência; e um Mégane F1, série limitada lançada na Europa para comemorar a conquista do bicampeonato dos Mundiais de Construtores e Pilotos da Renault F1 Team. São José do Rio Preto é a primeira cidade a receber o projeto, que vai desembarcar ainda em outros quatro municípios do interior paulista, sempre conciliando as novidades da indústria automobilística à alegria do mundo circense.

Globalização ou regionalização?

O mercado de veículos comerciais pesados cresce constantemente no Brasil, atrelado ao consumidor mais exigente e conhecedor de suas necessidades. A competitividade desse mercado também aumenta cada vez mais e obriga as montadoras a trabalharem sempre para garantir qualidade, preço competitivo e, principalmente, a melhor relação custo de aquisição versus custo operacional. Nesse contexto, surgem várias questões: quanto investir e em quanto tempo? Como equacionar o eterno paradigma “globalizar ou regionalizar?”. A estratégia da globalização traz na esteira uma série de benefícios, mas sem dúvida o maior deles é a redução de custos. Os projetos globalizados passam a ter um custo de desenvolvimento menor, uma vez que o mesmo projeto será utilizado em um número muito maior de veículos fabricados. Além disso, há o barateamento do processo de produção, o que pode otimizar a cadeia produtiva mais facilmente, com a maior escala de produção. Produção que, inclusive, também pode ser globalizada, com a fabricação de cada componente em local específico, buscando garantir qualidade, custo e perfeita distribuição mundial.A globalização é, na verdade, o grande sonho das montadoras: um projeto único atendendo todo o mercado mundial. Então por que não realizá-lo? Simplesmente porque há fatores completamente distintos para cada região, como legislações vigentes, fluidez das rodovias, pavimentos, condições climáticas e necessidades específicas dos usuários do setor. Dessa forma, no segmento de veículos comerciais pesados não se deve considerar apenas o fator globalização, mas a regionalização ou a especialização também. No desenvolvimento do projeto é fundamental o atendimento dos fatores mercado, investimento e infraestrutura/legislação, porque estes três pilares são essenciais para a decisão do caminho a ser tomado.Há montadoras que trazem projetos do exterior e, também, buscam maior ou menor grau de regionalização nos veículos em função de cada mercado de atuação. Outras desenvolvem um produto local e objetivam o mercado de exportação, ao adaptar os veículos para atender exigências específicas. Há, ainda, aquelas que buscam na especialização a principal vantagem de seus produtos, combinando ou não com as demais estratégias. Montadoras de veículos comerciais pesados e os frotistas são afetados direta ou indiretamente por uma das estratégias adotadas, assim como pelas normas vigentes ou necessidades específicas. Os efeitos deste processo podem ser positivos ou negativos de acordo com a estratégia e objetivos de cada uma das empresas envolvidas.A verdade é que, como tudo na vida, não podemos radicalizar. O equilíbrio e a flexibilidade são as melhores soluções para as montadoras se adequarem ao mercado e à decisão de quanto globalizar e quanto regionalizar. Quando bem dosados só trarão benefícios ao mercado globalizado. (Márcio Schettino é diretor do Comitê de Caminhões e Ônibus do Congresso SAE BRASIL 2010)

Agrale apresenta tecnologias sustentáveis na Challenge Bibendun Michelin 2010

O ônibus Hybridus (foto), veículo 100% brasileiro com tecnologia híbrida elétrica/diesel, será o destaque da Agrale no Challenge Bibendum Michelin 2010, que acontecerá entre os dias 30 de maio e 3 de junho, no Rio de Janeiro, e reunirá mais de três mil e quinhentas pessoas, entre autoridades, convidados e imprensa de diversos países, para avaliar os desafios e soluções em prol da mobilidade sustentável. A montadora apresentará também o trator Compactador 4230.4 apto a utilizar biodiesel B25. A Agrale se destaca como uma montadora pioneira no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e atenta às questões ambientais, lançou nos últimos anos diversos produtos que colaboram para a redução de emissões e com foco na preservação ambiental. O Agrale Hybridus reduz o consumo de combustível em aproximadamente 30%, e por conseqüência a emissão de poluentes na mesma proporção, sendo indicado para sistemas de transporte público (urbano) de grandes cidades. O veículo é equipado com dois motores elétricos como fonte de tração – que não emitem gases ou ruídos – e um motor diesel Cummins ISBe 4, com 170 cv de potência como fornecedor de energia, o qual entra em funcionamento quando os capacitores apresentam o nível de energia inferior a 60% estabelecido pelo gerenciador do sistema. O princípio propulsor do veículo híbrido - Kit Elfa, da Siemens, garante o reaproveitamento da energia despendida nas frenagens e desacelerações, que é armazenada nos ultracapacitores para ser utilizada na alimentação dos motores elétricos. O Hybridus tem capacidade para transportar 73 passageiros, o veículo modelo low-entry (piso baixo), apto para trabalhar em corredores de ônibus, proporcionando maior segurança para os usuários. O ônibus também é equipado com ar-condicionado, oferecendo maior conforto aos passageiros.

Kawasaki KX450F 2011. Muito madura

Capacete Marushin C139

Izh-1 Hybrid Motorcycle 2012 Concept Bike por Igor Chack

Capacete Givi X07

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Fiat Mio FCC III. Futuro virou passado

DPaschoal orienta os motoristas sobre cuidados especiais com a bateria

A bateria é um dos componentes do veículo que mais sofre durante o inverno. Dificuldade em dar a partida é o primeiro sinal de que algo pode estar errado. Com o intuito de orientar os motoristas sobre o problema, a DPaschoal, por meio do programa Economia Verde, oferece dicas básicas para aumentar a vida útil da bateria. “Mantenha os conectores da bateria sempre limpos e bem apertados e evite dar a partida no motor com algum acessório elétrico ligado. Além disso, verifique o nível da água nos modelos que não são selados e, se for o caso, complete com água destilada”, explica o engenheiro Eliel Bartels, supervisor técnico da DPaschoal. Se a bateria do carro já apresentou algum tipo de pane, e precisou de uma recarga, o correto é fazer um teste para verificar as condições do produto. Uma inspeção no funcionamento do alternador também é fundamental para verificar se o componente está gerando energia suficiente para carregar a bateria. A fuga de corrente elétrica e o uso rotineiro e prolongado de acessórios elétricos com o veículo desligado são fatores que contribuem para encurtar a vida útil da bateria. “A durabilidade do produto depende da utilização e do número de itens elétricos e eletrônicos que o automóvel possui. Na hora de substituir o componente, o motorista deve optar por um modelo que tenha a mesma capacidade de armazenagem de energia da bateria original. Por exemplo, se a bateria instalada no veículo for de 60Ah (ampéres hora), deverá ser substituída por um produto com as mesmas características elétricas”, ressalta o engenheiro

Stetsom apresenta aparelho que monitora instalações elétricas no automóvel

Pouca gente sabe, mas o voltímetro é um aparelho essencial para veículos que demandam alto consumo de bateria. O acessório monitora o sistema elétrico do automóvel e indica possíveis deficiências no sistema, funcionando como um gerenciador de energia. A Stetsom, líder no segmento de vendas de amplificadores, acaba de lançar o Voltímetro Digital VT-2 (foto), com display digital e resposta rápida. O Voltímetro Digital VT-2 Stetsom foi desenvolvido especialmente para as necessidades de veículos que possuem muitos acessórios fora de série (tuning, trail, DUB e pancadão). O display indica variações que podem causar perda de potência, aquecimento de fios e deterioração da bateria, podendo danificar o amplificador ou o cd-player. Ao detectar que a bateria está muito fraca, o Voltímetro Digital VT-2 Stetsom bloqueia os amplificadores, preservando-os de possível queima.

Um pouco de Confúcio para a era dos híbridos e elétricos

Diante das pressões para se reduzir consumo e emissões dos veículos, assistimos a uma intensa atividade global no setor automotivo para o desenvolvimento de veículos elétricos. Projeções, pronunciamentos, investimentos, incentivos e novas e interessantes iniciativas na área são apresentadas quase que diariamente. No final de 2009, o megainvestidor Warren Buffett fez um pronunciamento de que ‘em 20 anos todos os veículos nas estradas seriam elétricos’ e, logo em seguida, comprou uma importante participação acionária na chinesa BYD, empresa que quadruplicou suas vendas entre 2003 e 2009 no setor de baterias e veículos elétricos. E não é à toa. Um pouco antes, em 2008, o jornal ‘The Register’ noticiou que a Dinamarca lançou um projeto de eletrificação total de sua frota de veículos. A meta é que o governo daquele país implante 500 mil pontos de carga e 150 postos de troca de bateria e conceda importantes incentivos aos compradores. Já nos Estados Unidos, Barack Obama anunciou incentivos de cerca de U$ 2,4 bilhões para o desenvolvimento de baterias com maior autonomia. Aliás, por lá, vários estados já possuem objetivos de médio prazo que exigem participação crescente de veículo de emissão zero nas suas frotas. O Japão também já está se mexendo. Recentemente, a prefeitura de Tóquio, juntamente com a empresa Better Place, especializada em serviços na área de veículos elétricos, anunciou um ambicioso projeto de eletrificação de todos os táxis da cidade, responsáveis por 20% das emissões. O projeto também inclui a construção de postos de troca de baterias. Países como China, Índia e Portugal possuem estratégias governamentais de incentivo ao uso de veículos de emissão zero, com metas arrojadas de curto de médio prazo. Todas as grandes montadoras lá fora têm importantes projetos de veículos híbridos e elétricos puros, com inúmeros lançamentos previstos para os próximos anos. No Brasil há também algumas iniciativas, como o projeto VE da Itaipu em parceria com a Fiat e outras empresas para o desenvolvimento de carros elétricos, os projetos da CPFL Energia, também neste sentido, entre outras. A Mitsubishi, por exemplo, acaba de anunciar o lançamento futuro do I-MiEV. O movimento é intenso, mas não há ainda uma política nacional de introdução, como vemos no exterior. Mas há poucos dias, o governo anunciou que pretende lançar um programa de incentivo ao desenvolvimento de veículos elétricos no Brasil. Enquanto isso, algumas cidades já tomam a dianteira. A prefeitura da capital paulista, por exemplo, assinou com a Renault-Nissan a compra de modelos elétricos Nissan Leaf para a frota da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) do município. Outras montadoras também anunciam a oferta de modelos híbridos no médio prazo. As iniciativas são importantes, sem dúvida, porém, qual seria a real velocidade de introdução destas tecnologias? Há exagero ou otimismo? Haveria mesmo uma substituição total da tração veicular, ou, seguindo a sabedoria chinesa que vem de Confúcio, de haver um caminho do meio, teríamos lugar para todas as tecnologias, segundo o uso e a aplicação? Há ainda vários problemas a serem resolvidos, como a disponibilidade de pontos de carga, a oferta de baterias, a própria tecnologia para maior autonomia do veículo etc. Mas é para isso que a engenharia existe, ou seja, resolver problemas! Inclusive, os engenheiros se reunirão em outubro próximo para debater o assunto e seus desdobramentos do ponto de vista das montadoras, sistemistas e concessionárias de energia elétrica em um dos painéis do Comitê de Veículos Leves do Congresso SAE BRASIL 2010, que será realizado em outubro, em São Paulo. Os veículos elétricos não são novidade. Na verdade, se desenvolveram simultaneamente aos de combustão interna, por volta de 1873. O auge foi entre 1900 e 1913, mas houve um declínio com a descoberta das grandes reservas de petróleo no Texas, nos Estados Unidos, e a introdução dos motores de partida em 1911. Na década de 1970 houve um recomeço, com a crise do petróleo e, atualmente, vivemos um período de renascimento dos elétricos, sejam híbridos (com motor a combustão que pode efetuar a tração juntamente com o motor elétrico, ou apenas servir de auxiliar na carga das baterias), ou os elétricos puros, com bateria. Há também a célula de combustível, que ainda está em seus primórdios. Sem dúvida, os veículos elétricos têm grande apelo na questão do aquecimento global, dispensa série de sistemas químicos e mecânicos no veículo, mas o ‘calcanhar de Aquiles’ ainda é a questão da autonomia, que já vem sendo resolvida. Muito já se caminhou e hoje já se alcança autonomia na faixa dos 150 km. Além disso, há grande movimento na estratégia de baterias intercambiáveis, como no projeto dos táxis de Tóquio. Certamente se trata de campo palpitante, cujos desdobramentos ainda estamos assistindo, mas que deverão mudar consideravelmente o panorama do setor. Como em toda mudança de paradigma, há resistências e céticos, porém, a julgar pela quantidade de iniciativas globais, certamente esse é um caminho sem volta. (Jomar Napoleão da Silva é vice-diretor do comitê de Veículos Leves do Congresso SAE BRASIL 2010)