sábado, 31 de julho de 2010

Novo Mercedes-Benz S63 AMG V8 Biturbo

Novo Audi RS5 Coupé tunado pela MTM. Deu no que deu

Ferrari 458 Challenge: Testes continuam

Rádio híbrido: o sistema de som automotivo do futuro

A Volkswagen se associou à emissora alemã Hit-Radio Antenne, de Niedersachsen, para desenvolver o sistema de som do futuro para automóvel, o rádio híbrido. O ouvinte poderá utilizar esse sistema de acordo com suas necessidades individuais e decidir como e quando irá ouvir o rádio. "O rádio híbrido tem tudo para ser um sucesso, pois atende às demandas do ouvinte do futuro, combinando o rádio tradicional do automóvel com a internet", afirma Martin Weiser, chefe da área de Sistemas de Informação ao Motorista da Volkswagen. "Como o carro é um dos locais onde o rádio é mais ouvido, este novo conceito é particularmente importante para a Volkswagen, como fabricante de automóveis", acrescentou Weiser. Uma interface com a Internet permite ao usuário criar uma listagem de temas de seu interesse, que pode incluir desde o noticiário local a programas de música especiais. No carro, ele poderá fazer suas escolhas facilmente a partir desta seleção. O projeto deverá começar a ser implantado já em 2011, quando serão feitos os primeiros testes na região da Baixa Saxônia, na Alemanha. O trabalho dará ênfase especial à simplicidade da navegação da lista elaborada pelo motorista, que será enviada para o carro através de um sistema de internet móvel. O usuário poderá fazer suas escolhas apenas tocando um botão.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Vendas mundiais da Kia Motors crescem 49,2% no 1º semestre

A Kia Motors Corporation anunciou hoje o seu crescimento de vendas globais de 49,2% no primeiro semestre de 2010, com base no volume de embarque de 990.000 unidades, em comparação ao mesmo período do ano passado. Tanto as exportações como as vendas internas aumentaram significativamente devido ao contínuo lançamento de modelos para o mercado global, incluindo Kia Cadenza, Forte (Cerato), Sorento e Sportage. As vendas globais da Kia Motors no varejo totalizaram 1 milhão de unidades durante o primeiro semestre de 2010, um aumento de 34,1%, em comparação com o ano anterior. As vendas no mercado norteamericano aumentaram 15,4%, graças ao sucesso do lançamento do Sorento. Embora o mercado europeu continue a ser afetado pela recessão econômica, aliado ao fim da ajuda fiscal do governo em muitos países, a Kia tem aumentado as vendas e seu market share com a introdução do modelo Venga e dos promissores números de comercialização do Picanto e do Cee´d. Na China, as vendas da Kia Motors significaram, neste primeiro semestre, um aumento de 76,8%, em razão da franca expansão daquele mercado e da introdução de novos modelos da montadora. Nos mercados gerais, a Kia Motors obteve aumento de 54,9% em suas vendas, com forte crescimento no Oriente Médio e na África. "Apesar de acirrada concorrência mundial", disse Hyoung-Keun Lee, presidente da Kia Motors Corporation, "nosso objetivo é manter agressiva política de vendas por meio da expansão da rede de concessionárias e de lançamentos expressivos como o Sportage e o Optima”.

Nissan Murano Conversível 2012 debutará no Los Angeles Auto Show 2010

Honda City está entre os finalistas do Prêmio AutoData

O Honda City está entre os finalistas da premiação “Melhores do Setor Automotivo 2010 – categoria Veículo Automóvel”, organizada pela AutoData Editora e considerado um dos maiores reconhecimento às empresas, aos produtos e aos profissionais do setor. O anúncio dos vencedores em cada uma das categorias ocorrerá em novembro. Lançado oficialmente no mercado brasileiro em julho do ano passado, o modelo foi desenvolvido seguindo o conceito cool lounge, que visa oferecer o máximo de soluções inteligentes que privilegiam funcionalidade e ergonomia. Isso fez com que conquistasse rapidamente a confiança do consumidor. Comercializado em três versões (LX, EX e EXL), o sedan contabilizava mais de 30 mil unidades emplacadas até o final de junho de 2010 e está entre os mais comercializados em sua categoria. Recentemente, o Honda City foi eleito como “A Melhor Compra” do ano na categoria “carros de R$ 50 mil a R$ 60 mil”, em pesquisa realizada pela revista Quatro Rodas.

Nissan Sentran Flex 2011: Mais equipado

Admirado pelos proprietários e reconhecido pelo mercado como um excelente sedã médio, o Nissan Sentra Flex chega à linha 2011 com custo-benefício ainda melhor. O modelo produzido no México passa a contar na versão de entrada com equipamentos encontrados nas opções superiores de acabamento, como computador de bordo, sistema de áudio que lê mp3 e com seis alto-falantes e cabo para conexão de iPod no console entre os bancos dianteiros. A versão topo de linha SL, equipada com o elogiado câmbio XTRONIC® CVT, ganha a câmera auxiliar traseira para manobras. Mesmo com as novidades, o preço da versão de entrada da linha 2011 do Sentra Flex não teve alteração de preços e continua partindo de R$ 54.990. As versões intermediária e topo de linha tiveram redução de preços de R$ 1.700,00 e passam a custar respectivamente R$ 63.290 e R$ 71.290. Indicado como uma das melhores opções entre os sedãs médios na pesquisa “Qual Comprar 2010”, guia de compra anual da revista Autoesporte, o Nissan Sentra Flex é reconhecido pelo mercado com um dos melhores custo-benefício do segmento. Afinal, tem preço muito atraente em relação aos concorrentes diretos e vem bem equipado de série, trazendo desde a versão de entrada, a 2.0, itens como direção com assistência elétrica variável, porta-malas com 442 litros de capacidade, freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e, a partir de agora, com rádio CD Player com mp3, função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player, cabo conector para iPod® no console central e seis alto-falantes. Além destes itens, as versões intermediária S e topo de linha SL trazem o diferencial do sistema Divide-N-Hide®, divisória removível oculta no interior do compartimento de carga que separa a bagagem. O proprietário do Sentra Flex SL 2011, a opção mais equipada da linha do modelo, passa a contar com um importante equipamento de segurança e conforto: a câmera auxiliar traseira para manobras, sendo este único no segmento de sedãs médios. Instalada na tampa do porta-malas, ela capta imagens da região periférica traseira do veículo e as transmite para a tela de 4.3" posicionada no console central, a mesma que mostra as informações do sistema de áudio. Com este novo recurso, o condutor visualiza claramente tudo o que está próximo ao veículo, permitindo manobras de ré mais seguras, ajudando a evitar colisões indesejadas com objetos que não seriam visualizados normalmente. O design do Sentra Flex mantém as características adotadas no ano-modelo anterior, que realçam os traços do desenho inspirado do sedã. Na frente, a grade de três filetes contínuos e um pequeno recorte na parte inferior, próximo ao para-choque e alinhado ao logotipo da Nissan, harmonizam com os farois refletores de superfície complexa, lentes transparentes e lanternas indicadoras de direção integradas. O para-choque anguloso dá fluidez ao estilo, assim como os pronunciados vincos laterais na altura dos farois de neblina. Todas as versões do modelo vêm com frisos das portas e cobertura da placa na tampa do porta-malas cromados. Internamente, as versões 2.0 e 2.0 S saem de fábrica com veludos nos bancos com padrões próprios e a cor cinza predominante no habitáculo – a 2.0 SL tem o preto como tom principal do interior, inclusive nas portas e no carpete do piso. O Sentra Flex 2011 utiliza o conhecido motor 2 litros bicombustível, que desenvolve 143 cavalos tanto com gasolina como com etanol. O modelo é encontrado com transmissões manual de seis velocidades (somente na versão 2.0) e XTRONIC® CVT (de série nas versões 2.0 S e 2.0 SL e opcional na versão 2.0).

Correia Poly V, tensionador e damper Dayco no Iveco Daily 70C16 HD Massimo

Para a linha de produção do caminhão leve Daily 70C16 HD Massimo, recentemente lançado pela Iveco no mercado nacional, a Dayco Power Transmission fornece 100% da correia Poly V, do tensionador desta correia e do respectivo Damper. A versão Daily 70C16 HD Massimo, desenvolvida totalmente no Brasil, foi lançada para a faixa de 7 toneladas de peso bruto total (PBT), com duas opções entreeixos e transporta até 4.285 kg de carga útil. O motor é o Iveco/FPT F1C com sistema de injeção “common rail”, 4 cilindros, 16 válvulas e potência de 155 cv a 3.600 rpm. Este propulsor recebe a correia Poly V, destinada a motores de última geração, produto composto por cordonéis de poliester – material de grande resistência, capa superior de borracha (proteção dos cordonéis) e núcleo composto de borracha para a transmissão de força. A correia Poly V – também traciona pela costa - aciona o funcionamento do alternador, direção hidráulica, ar-condicionado, bomba d’-água e outros acessórios. O motor Iveco/FPT F1C ainda conta com 100% do tensionador Dayco - peça responsável por gerar a tensão adequada da Poly V em operação - e do Damper da mesma marca, que é a polia dianteira do eixo de manivela do motor e que absorve suas vibrações.

Pajero Dakar ganha sistema multimídia Power Touch para ficar ainda mais moderno

A última integrante da família Pajero a chegar no Brasil acaba de ganhar mais itens de série para a versão 2011. Lançada no mercado nacional em 2009, o Mitsubishi Pajero Dakar recebeu alterações internas e externas que deixam o modelo ainda mais confortável para o motorista. Dentre as novidades, o grande destaque é um exclusivo GPS desenvolvido pela Mitsubishi para sua linha de produtos e especificamente para o Brasil. O aparelho conta com mais de 1.200 localidades mapeadas e 350 navegáveis. O moderno sistema multimídia Power Touch conta também com itens como tela touch screen de 7" com entrada para CD / DVD player e USB, conexão com iPod, MP3, sistema Bluetooth estéreo com viva-voz integrado e rádio AM / FM todos integrados em um único sistema. As outras novidades na parte interna deste SUV - desenvolvido com base na experiência de 26 anos de participação da Mitsubishi Motors no Rally Dakar e em 12 vitórias da marca nesta que é a prova off- road mais difícil e exigente do mundo - ficam por conta da regulagem de altura para o banco do motorista, sensor para acendimento automático do farol e sensor de chuva para acionamento do limpador do para-brisa dianteiro. Na parte externa do veículo foram feitas alterações no aerofólio traseiro, item que visivelmente irá chamar a atenção daqueles que admiram as linhas arredondadas deste 4x4. Também na parte traseira, os freios a disco completam as novidades do modelo 2011. Por se tratar de um 4x4 cab on chassis para sete lugares que absorve melhor os impactos e oferece excelente índice de NVH (nível de vibração) para seus ocupantes, o modelo ganhou o nome Dakar para consagrar definitivamente o DNA 4x4 da marca. Além disso, reforça a disposição off-road que o veículo possui, uma vez que foi desenvolvido para enfrentar diversos tipos de terreno, sem deixar de lado itens de conforto, que fazem deste SUV robusto e resistente. Design As linhas do Pajero Dakar revelam detalhes bem cuidados de acabamento, como as molduras cromadas da grade. As luzes de neblina ganharam moldura na cor grafite e contorno cromado, enquanto o conjunto ótico com lentes transparentes e os faróis integrados ao pára-choque complementam o design harmonioso integrados ao estilo off-road. Os espelhos retrovisores externos rebatíveis eletricamente e as maçanetas das portas também receberam acabamento cromado. E as suas linhas laterais, suaves e bem delineadas, são complementadas por estribos de fácil acesso ao seu interior. As portas estão protegidas por frisos pintados na cor da carroceria. Tanto os pára-lamas dianteiros quanto os traseiros trazem pára-barro para preservar a carroceria e a pintura em situações mais extremas. Na sua parte traseira as lanternas têm desenho arrojado e eficiente. O porta malas de fácil acesso permite abertura da tampa com uma distância mínima de 560 mm de obstáculo traseiro, além de conter dois amortecedores a gás para abertura com menor esforço. Fica evidente a preocupação da Mitsubishi com a versatilidade do carro nos terrenos difíceis, por isso os pára-choques dianteiro e traseiro contam com proteção central inferior, para o caso de encostar-se a elevações no momento de superar terrenos acidentados. Para complementar, o Pajero Dakar vem equipado com rack de teto preto e luzes indicadoras de direção posicionadas nos pára-lamas dianteiros. As rodas de liga leve receberam desenho exclusivo, tem aro de 17 polegadas de diâmetro e usam pneus 265/65 R 17. Motorização O modelo 2011 do Mitsubishi Pajero Dakar mantém o que o SUV já tem de bom: motorização de quatro cilindros em linha, a diesel, com 16 válvulas e 3,2 litros. Além disso, possui sistema de alimentação por injeção eletrônica direta common-rail, turbocompressor e intercooler e desenvolve potência de 165 cv a 3.800 rpm e torque de 38,1 kgf.m a 2.000 rpm. Com toda essa tecnologia embarcada, o Pajero Dakar apresenta alto desempenho, economia de combustível, excelentes índices de NVH (vibração e ruído) e menor emissão de poluentes. Câmbio Na transmissão, o Pajero Dakar está disponível com câmbio automático INVECS-II de quatro velocidades. Com ele, conduzir o veículo se torna uma tarefa das mais simples e agradáveis. A potência do motor pode ser melhor aproveitada com o sofisticado câmbio seqüencial. O INVECS-II (Intelligent & Innovative Vehicles Electronic Control System) analisa os hábitos de dirigir de cada motorista, incluindo a forma de acelerar ou frear, e se ajusta automaticamente à sua forma de dirigir. Passando para o sistema Sports Mode, o motorista pode mudar as marchas com a sensação de estar usando um carro com câmbio manual. Para garantir a excelência no desempenho em diversos terrenos, o modelo conta com o sistema de Tração Super Select 4WD, que permite a escolha de quatro modos distintos de tração. Em três deles, a troca pode acontecer a velocidades de até 100 km/h. Além disso, o veículo também oferece a alternativa de tração 4x4 reduzida, que garante ainda mais força em terrenos acidentados. A reunião de todas essas alternativas de marchas e possibilidades de tração - 4x2, 4x4 AWD, 4x4 bloqueado e 4x4 bloqueado e com reduzida - permitem ao veículo 20 combinações, confirmando a vocação de ser um verdadeiro 4x4. Segurança O Pajero Dakar vem equipado com airbag duplo frontal e mantém os freios a disco ventilados nas rodas dianteiras com pistões duplos. A segurança das frenagens é garantida pela presença do sistema ABS (antitravamento) nas quatro rodas e EBD (sistema eletrônico de distribuição de força de frenagem), que equilibra a força de frenagem entre o eixo dianteiro ou traseiro para reduzir as distâncias de frenagens em qualquer situação: carregado ou vazio. Além disso, o veículo conta ainda com o sistema Keyless para travamento das portas e barras laterais de proteção. Suspensões resistentes e eficientes Tão importante quanto serem eficientes, confortáveis e permitir um rodar suave, as suspensões dos modelos off-roads precisam ser, obrigatoriamente, resistentes. O Pajero Dakar possui conjunto dianteiro composto por braços duplos, amortecedores telescópicos, molas helicoidais e barra estabilizadora. Na traseira, o SUV vem equipado com suspensão 3-link com barra estabilizadora, amortecedores telescópicos e molas helicoidais. Esse conjunto permite o máximo de absorção das irregularidades do solo e muito conforto para os usuários. Outro ponto que deve ser destacado é a sua grande capacidade e versatilidade em subidas e descidas íngremes, característica de destaque para sua vocação off-road. O Pajero Dakar tem ângulo de ataque de 36º, ângulo de saída de 25º, capacidade máxima de subida de 35º e, finalmente, possibilidade de inclinação lateral de até 45°. Um detalhe importante tanto para o off-road quanto para o dia a dia das cidades é a capacidade de manobra do veículo. O excelente raio de giro do Pajero Dakar de 5,6 metros pode facilitar a saída de uma dificuldade off-road e, também, o estacionamento em vagas apertadas. Interior Um dos destaques do Pajero Dakar é o aproveitamento do espaço interno, que proporciona a possibilidade de acomodação de sete passageiros ou 1920 litros, com total conforto, quando os bancos estiverem rebatidos. Em parte isso se tornou possível graças às medidas da sua carroceria: 4.695 mm de comprimento, 1.815 mm de largura, 1.800 mm de altura e entre eixos de 2.800 mm. Com o sistema Double Action Folding, os bancos da terceira fileira são rebatíveis e ficam acomodados sobre o assoalho, deixando livre o espaço de bagagem quando não estão em uso. Para garantir ainda mais comodidade aos passageiros, a terceira fileira de bancos também possui comando de ar-condicionado independente. Os itens de conveniência do Pajero Dakar ainda incluem ar-condicionado automático e luzes de cortesia distribuídas nas quatro portas. O porta-luvas possui iluminação independente e chave para maior visibilidade e segurança. Outros destaques são os 14 portas-objetos que estão espalhados no veículo, oferecendo ainda mais comodidade aos usuários. O Mitsubishi Pajero Dakar estará à venda a partir do mês de julho em toda a rede de concessionários da marca. Poderá ser adquirida nas cores Preto Mica, Prata Cool Metálico, Branco Perolizado, Bege Platinum Metálico e Cinza Eisen Mica.

Impreza WRX: "Nunca deixe seu carro com uma mulher"

Nissan anuncia o novo Rogue 2011

Scooter Yamaha X-Max 125

Capacete HJC FS11

AEA debate airbag, ABS e cadeirinha para criança em automóveis

Associação Brasileira de Engenharia Automotiva realiza, no dia 10 de agosto, das 9 às 17h, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo, o seminário “Os Novos Desafios da Engenharia de Segurança Veicular”, coordenado por Harley Bueno, diretor de Segurança Veicular da entidade. No evento, serão discutidos pontos relacionados ao atual cenário da engenharia de segurança veicular por meio de projeto de componentes mais seguros, normas e legislações. Mas o objetivo central do seminário este ano é demonstrar aos profissionais do setor automotivo e de autopeças os principais aspectos que devem receber atenção especial, objetivando não só atender à legislação vigente, mas também às expectativas de um público consumidor cada vez mais consciente e exigente quando o assunto é segurança. A programação conta com painéis que abordam temas como “A correta utilização do ABS – segurança ativa e suas utilizações”, que será ministrado pelo gerente de Marketing da Bosch, Carlos Gibran. Já os engenheiros Oliver Schulze, de Desenvolvimento da Takata, e Analia Jarvis, de Produto da Autoliv, abordam o assunto “O futuro do airbag no Brasil”. Em seguida inicia a palestra de “Tecnologia de segurança em motocicletas”, com diretor executivo da Abraciclo, Moacyr Alberto Paes, e o tema “Sistema de simulação de impactos veiculares - The role of crash simulation sled in safety development”, com Juergen Kraemer, Product Management of Crash Simulation Sled Systems, da Instron. No período da tarde, mais três palestras e um debate fecham o seminário de Segurança Veicular, a começar por “Classificação NCAP no mundo”, com o diretor da Carhs Training GMBH, Rainer Hoffmann, seguida por “Peça Pirata – sua segurança em risco”, com Antonio Carlos Bento de Souza, do Sindipeças, e, por fim, a apresentação “A importância do cinto de três Pontos para passageiro”,com José Celso Mazarin, da Chris Cintos. O último bloco do seminário, um debate sobre “Veículos e dispositivos de retenção para crianças – conflitos e soluções”, com o professor de Engenharia Mecânica da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, Celso Arruda, Marcus Vinicius, da Fiat, e Rita Moura, da Abramet, com a mediação da jornalista e apresentadora do Programa Auto Esporte, Silvia Garcia.

Vespa LXV ie: ecológica com classe

Renault divulga os resultados financeiros mundiais do 1º semestre

A Renault anuncia um resultado líquido de 823 milhões de euros, com uma margem operacional do Grupo de 4% e um fluxo de caixa livre da divisão automobilística positivo em 1,4 bilhão de euros. Acompanhe abaixo o detalhamento desses números: • Vendas mundiais em alta de 21,7% e participação de mercado mundial (veículos de passeio e utilitários) em progressão, com 3,8% (+0,15 ponto). • Faturamento do Grupo de 19,668 bilhões de euros, em alta de 23,1% em relação ao primeiro semestre de 2009, com estrutura e métodos idênticos. • Margem operacional do Grupo de 780 milhões de euros, ou seja, 4% do faturamento, contra -620 milhões de euros ou -3,9%, no primeiro semestre de 2009. • Resultado líquido de 823 milhões de euros, contra -2,712 bilhões de euros no primeiro semestre de 2009. • Fluxo de caixa livre positivo da Divisão Automobilística em 1,420 bilhão de euros, em vista da melhora do resultado operacional e da queda nas despesas. • Endividamento financeiro líquido da Divisão Automobilística de 4,663 bilhões de euros, em queda de 1,258 bilhão de euros em relação a 31 de dezembro de 2009. “Nossas ações começam a dar frutos. Todas as marcas do Grupo e todas as Regiões aumentaram suas participações de mercado. Também soubemos otimizar nossos custos, em parte graças às sinergias da Aliança. Em vista de um contexto incerto, durante o segundo semestre o nosso Grupo continuará a se concentrar em seu principal objetivo, ou seja, um fluxo de caixa livre positivo no ano de 2010”, declarou Carlos Ghosn, Presidente-Diretor Geral do Grupo Renault.

BMW Série 3: nova reconstrução gráfica do Gran Turismo

Mitsuoka Nouera: Um "Bentley Denorex". Parece, mas não é

Pagani Zonda HH: Especial e totalmente único

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Nissan: No futuro, vitamina C sairá do ar condicionado dos veículos da marca

Kit de piloto automático da Dalgas para diversos modelos de veículos

A presença do piloto automático (controlador de velocidade) vai completar os acessórios de conforto que originalmente acompanham o veículo. Uma das principais características deste produto é a comodidade. O acessório controla a velocidade do veículo automaticamente, sem que o motorista precise manter a perna esticada, poupando esforço muscular e dores lombares. Além disso, pode proporcionar economia de combustível de até 20% devido à velocidade constante. A segurança é outra característica importante, pois o piloto controla a velocidade e o motorista pode manter sua atenção exclusivamente na estrada. Os kits de piloto automático (foto) desenvolvidos pela Dalgas para vários modelos de veículos fabricados pelas montadoras são compostos de peças específicas para cada tipo de veículo, uma vez que o chicote já vem com conectores que dispensam o corte na fiação original, garantindo praticidade e maior rapidez na instalação. Testado, o produto é uma das melhores e mais seguras opções de conforto e segurança para o consumidor e excelente oportunidade de negócio para as concessionárias.

Pósitron recebe certificação para atender à resolução 245

A unidade de Rastreamento e Monitoração da Pósitron, marca da PST Electronics, acaba de receber uma certificação. Trata-se da regulamentação que homologa a empresa como prestadora de serviço de monitoramento e localização para veículos novos, de acordo com a resolução 245/07 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A norma, concedida pela Fundação Vanzolini, exige que a unidade de Rastreamento e Monitoração da Pósitron atenda aos requisitos de capacidades técnicas, financeiras e operacionais, atendimento ao cliente e histórico de serviços prestados. “Essa certificação comprova que a Pósitron está apta a prestar os serviços de rastreamento. Durante as auditorias, realizadas em junho, apresentamos nosso plano de trabalho para a resolução, preparado com antecedência. Além disso, como a empresa possui a ISO 9001, as exigências da norma para a 245 já estavam inseridas em nossa rotina”, afirma André Betarello, gerente de Operações da unidade de Rastreamento e Monitoração da Pósitron. A certificação estará sujeita a revisão anual e será revogada sempre que os serviços prestados não apresentarem a qualidade e disponibilidade contratada. A resolução 245/07 estabelece que, a partir de setembro de 2010, equipamentos de localização e bloqueio, sejam instalados originalmente pelos fabricantes em todos os veículos automotivos (caminhões, ônibus, automóveis e motos) produzidos e vendidos em território nacional. A seleção dos fornecedores será realizada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Serviços completos de rastreamento Além de rastrear o veículo, a Pósitron desenvolve o software e o hardware do produto. O rastreador da Pósitron oferece a localização e o monitoramento do veículo em tempo real, em qualquer lugar, por meio da internet. Quando o usuário contrata o serviço de rastreamento, é permitido utilizar funções como monitorar a velocidade do automóvel e obter relatórios das rotas percorridas. A cerca eletrônica é outro recurso disponível. Com este serviço, é possível determinar uma rota e, caso o veículo saia do percurso traçado, o proprietário é comunicado na hora pelo celular ou pela internet. O botão de assistência é mais um item de segurança que pode ser utilizado. Quando acionado, a central de atendimento da Pósitron é informada e passa a monitorar o veículo, sempre garantindo a integridade física do motorista. Para o transporte de cargas, a unidade de Rastreamento e Monitoração oferece o romaneio digital, o controle de manutenção e o sistema de telemetria. Com o serviço de romaneio é possível monitorar as entregas e os recebimentos dos produtos e pode ainda fazer o roteiro das viagens, visando à redução de custo operacional. O controle de manutenção permite agendar e controlar, de forma facilitada e ágil, a troca de itens como óleo, pneus, velas e cilindros. O gerenciamento de financiamento, seguro e impostos também pode ser realizado por essa ferramenta. Além disso, o cliente tem à disposição lembretes e relatórios com o envio de avisos na ocasião dos vencimentos dos pagamentos e das manutenções. Já por meio da telemetria, é possível obter relatórios de controle de excesso de velocidade, medição da distância percorrida, gerenciamento do desgaste do motor e do câmbio, além da identificação de possíveis arrancadas e detecção de freadas bruscas. A ferramenta proporciona ainda o cálculo do índice da velocidade na chuva e a utilização do freio de serviço e do freio motor em número de horas, além de informar o tempo de parada para abastecimento.

Novo Fiat Idea: Design sofisticado, novos motores e mais tecnologia

O bem-sucedido Fiat Idea ganha novidades de peso para se tornar ainda mais competitivo. Entre elas, novo design externo, novos motores E.torQ, uma renovada gama de versões e mais tecnologia. O novo design do Idea, desenvolvido no Brasil pelo Centro Estilo Fiat para América Latina, dá ao modelo um ar mais sofisticado, com linhas harmoniosas e com planos bem definidos delineados por vincos. Na traseira, novas lanternas iluminadas por LEDs — o Fiat Idea é o primeiro carro nacional a oferecer esta tecnologia. Elas destacam a forte identidade do modelo, conferindo a ele um visual único. O habitáculo do novo Idea oferece ainda mais conforto ao dirigir, primoroso acabamento e espaço generoso e muito bem aproveitado. Com piso traseiro plano e três bancos definidos com apoios para cabeça, ele leva cinco pessoas com comodidade. O novo Fiat Idea passa a oferecer a nova família de motores E.torQ 1.6 16V e 1.8 16V, desenvolvida pala engenharia da FPT - Powertrain Technologies. Bicombustível e com 16 válvulas, esses moderníssimos motores conciliam desempenho, economia e baixo nível de emissões e de ruído, além de confiabilidade e durabilidade. Eles são fabricados na recém-inaugurada fábrica de motores em Campo Largo, Paraná. Agora, o cliente pode escolher entre sete versões na nova gama do Fiat Idea: são três motorizações (Fire 1.4, E.TorQ 1.6 16V e 1.8 16V), quatro níveis de acabamento (Attractive, Essence, Sporting e Adventure) e dois câmbios – mecânico de cinco marchas ou Dualogic® Automático –, atendendo sempre às necessidades do consumidor com o melhor custo-benefício. Desde o seu lançamento, em 2005, o Fiat Idea foi um sucesso. Com suas linhas originais, versatilidade e amplo espaço interno, ele equilibrou as dimensões de um veículo compacto com as funcionalidades de um monovolume, trazendo diversas novidades para o segmento. A tecnologia foi um aspecto importante nessa fórmula. Teto solar Skydome, freios com ABS, airbags, viva-voz com Bluetooth™, sensores de chuva, de estacionamento e crepuscular, entre outros, cativaram os consumidores. Além disso, ele foi o único modelo de seu segmento a oferecer duas motorizações Flex. No ano seguinte, a Fiat alavancou o conceito do carro ao oferecê-lo na versão Adventure. O Fiat Idea Adventure foi a primeira minivan do país com apelo off-road light: ele uniu o conforto e o espaço interno de um veículo urbano ao estilo e robustez de um fora-de-estrada. Isso em um carro completo, com uma vasta lista de itens de série. Em 2008, mais um importante avanço: o Fiat Idea Adventure passou a receber o bloqueio do diferencial, o Locker. A Fiat foi a primeira fabricante no mundo a oferecer um veículo com bloqueio do diferencial em um carro de tração dianteira. Hoje, toda a família Adventure dispõe desse importante recurso, que ajuda o veículo a enfrentar condições de rodagem difíceis. Um ano depois, a versão recebeu a opção de câmbio Dualogic® Automático, para tornar a condução ainda mais prazerosa. Agora, chega ao mercado a evolução do Fiat Idea. Mais bonito, mais desempenho e mais completo, ele tem todos os atributos para continuar sua trajetória de sucesso.

Uma garagem muito grande ou uma casa muito pequena?

MINI disputará o Campeonato Mundial de Rali de 2011

SsangYong apresenta o Rexton 2011, com pequenas mudanças estéticas

Novos "detalhes" sobre o futuro BMW X4

Candide Brinquedos mostra sua estréia no Rally dos Sertões em uma L200 RS

A linha GARAGEM S/A da Candide Brinquedos participa do 18º Rally dos Sertões com o Mitsubishi L200 RS, especial para competição, que será comandado pelo o piloto Marcelo Marchese Damini e o navegador Eduardo Pereira e Costa. Com a aventura e superação como combustíveis Marcelo e Eduardo prometem estar à altura da competição, equipe que já conquistou títulos como o vice-campeonato da Copa Troller Sudeste, o quinto lugar no “Rally de Barretos” e a oitava posição no “Sertões Series” estréia pela primeira vez na segunda maior competição off road do mundo. “A Candide viabilizou o nosso sonho em participar do Rally dos Sertões, recebemos todo o apoio e incentivo necessários e estamos dispostos a superar os obstáculos e vencer”, declara o piloto Marcelo Damini. A Candide Brinquedos pretende com esta ação mostrar os lançamentos da linha GARAGEM S/A, brinquedos característicos do mundo off road e anuncia a fabricação da miniatura do carro da competição já para os próximos meses. “Além de ser um incentivo para a formação de uma nova geração de competidores da categoria, esperamos que as crianças tenham interesse em ser pilotos de verdade no futuro”, afirma a gerencia de marketing da Candide.

Lilybug, o serviço de volta para casa dos que bebem um pouco demais. Solução da Jack Daniel's

A engenharia brasileira na Era do Trem de Alta Velocidade

Ao que tudo indica, mais um antigo plano brasileiro está prestes a se concretizar: o Trem de Alta Velocidade. Inicialmente ligando São Paulo ao Rio de Janeiro e a Campinas, a tendência é que, após uma rápida fase de adaptação às condições locais e do aprendizado de todos os envolvidos no projeto, este tipo de transporte se expanda ainda nesta década, alcançando vários outros importantes centros regionais e aproximando mais as pessoas e empresas brasileiras em seu cotidiano. O aumento do número de ligações ferroviárias, sejam de média ou de alta velocidade, é um caminho natural para a continuação do crescimento econômico de países maduros. A chegada desta nova rede de transportes ao Brasil possibilita este impulso de crescimento e alivia a infraestrutura existente. Além disso, viabiliza mercados e negócios, que até então ainda não eram possíveis ou não eram atrativos e, consequentemente, gera novas oportunidades, empregos e uma utilização mais inteligente dos recursos em todo o seu entorno. É fácil observar isso, ao verificar os resultados alcançados por diversos países bem-sucedidos na economia mundial. França, Alemanha, Itália, Espanha, Japão, China, Coréia do Sul e tantos outros têm, sucessivamente, encontrado nos sistemas ferroviários de média e alta velocidades as soluções para seus problemas de mobilidade e acessibilidade. Para estes países, tomar esta decisão foi uma consequência natural de seu crescimento. Foi o adensamento urbano, a reorganização das regiões, assim como o aumento na qualidade de vida das pessoas, o que levou estes países a se decidirem por esta solução. Hoje sua economia não está mais refém da infraestrutura, pois sua matriz de transportes é equilibrada. Sabemos que muitos países seguirão este caminho e o Brasil, pelos mesmos motivos, está naturalmente entre eles. O mercado brasileiro está maduro, a política é estável há vários anos e a economia cresce, mesmo em tempos difíceis. A necessidade de novas conexões rápidas entre as metrópoles brasileiras se torna cada dia mais evidente. O projeto do Trem de Alta Velocidade brasileiro tornou-se um objetivo atingível, e já é desejado e perseguido por diversos segmentos da sociedade. É só uma questão de tempo para se concretizar. Indústria, comércio e governo procuram por caminhos há vários anos, e agora trabalham para sua rápida execução. Como em tantos outros momentos históricos, a engenharia brasileira terá um papel central para a concretização e expansão desta nova rede de transportes. O modelo escolhido pelo governo, visando à implantação do primeiro trecho, prima por uma tarifa acessível, pela nacionalização da tecnologia e da fabricação do trem e por uma construção rápida. Porém, o possível traçado da linha contém grandes desafios à engenharia, pois há três regiões metropolitanas a serem conectadas, serras íngremes para vencer e vales povoados a atender – tudo em alta velocidade! Haverá verdadeiras batalhas nos campos da engenharia civil, elétrica, informática e telecomunicações, além de inovações na administração e finanças deste empreendimento. Felizmente, a engenharia brasileira já enfrentou desafios tão grandes quanto este em meados do século 19, quando as primeiras ligações ferroviárias foram colocadas em operação, e não teme o desafio atual. Porém, a implantação desta nova tecnologia, nestas condições tão especiais, não será nada trivial. Objetivando uma rápida aquisição do conhecimento e sua retenção para a futura expansão desta rede, o modelo de concessão da nova ferrovia prevê a transferência de tecnologia pelos países interessados para o Brasil. Serão necessárias centenas de novos profissionais competentes, assim como o acesso à competência já existente, o que faz este tema ser, no mínimo, muito interessante para todos. Também a discussão sobre a integração entre os sistemas ferroviário, rodoviário e aéreo está neste contexto e é importantíssima para o Brasil, pois vai contribuir com conceitos que mudarão o futuro da mobilidade brasileira. Por isso, o Congresso SAE BRASIL 2010, que será realizado de 5 a 7 de outubro, estará enfocando, entre outros temas, esta importante alternativa de mobilidade para o Brasil. Em uma visão global, este ano o congresso irá explorar as competências da engenharia brasileira para a mobilidade do futuro e formas para expandi-la nos próximos anos. (Peter Andreas Gölitz é diretor do Comitê Ferroviário do Congresso SAE BRASIL 2010)

BRT economiza em até 50% o tempo de viagem de ônibus

São muitas as vantagens que o sistema BRT (Bus Rapid Transit) proporciona, entre elas o menor tempo da viagem. Por trafegar em vias exclusivas, o BRT chega a economizar até 50% do tempo de viagem em comparação com os atuais sistemas de ônibus, que são obrigados a enfrentar congestionamentos de trânsito. Esses e outros diferenciais do BRT serão discutidos no 23º Seminário Nacional NTU, promovido pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), que terá como tema “Transporte de Qualidade para uma Vida Melhor”. O tempo que pode ser economizado nas viagens é um dos principais atrativos do sistema. Com a incorporação do Sistema de Controle Operacional e comunicação com o usuário, o tempo de espera nas estações pode ser de menos de um minuto. O tempo de percurso para uma viagem de 10km deverá diminuir de 43 minutos para 25 minutos e a velocidade média dos ônibus terá um incremento de 70%, de 14km/h para 24 km/h (média). “Os sistemas BRT tendem a atrair novas demandas para o transporte público em função da melhoria da qualidade do serviço de transporte. Assim, eles contribuem para a redução dos congestionamentos de trânsito e da poluição urbana”, explica Marcos Bicalho dos Santos, diretor superintendente da NTU. A partir de 2012, os ônibus a diesel fabricados no Brasil circularão com motores padrão Euro V, correspondente à fase 7 do Proconve, e utilizarão o óleo diesel S10 - com baixo teor de enxofre. Essa evolução tecnológica, aliada à utilização dos catalisadores de descarga e à mistura com o biodiesel, deverá reduzir a poluição provocada pelos ônibus a níveis mínimos. O BRT pode comportar uma demanda de até 45 mil passageiros por hora e por sentido. Os sistemas podem começar com uma operação mínima e irem se adequando conforme a demanda de uma determinada região, aumentando o número e tamanho dos veículos e a quantidade de faixas de circulação. O BRT possibilita reorganizar atividades urbanas como moradia, trabalho, estudo e lazer, e, assim, diminuir as extensões dos deslocamentos. O sistema ainda facilita a movimentação das pessoas na cidade, à medida que é criada uma rede integrada de transporte e há uma desconcentração dos destinos.

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