quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Chevrolet Sonic, novidade da GM em Detroit, tem motor 1.4 alimentado por turbo Garrett

O novo Chevrolet Sonic (foto), apresentado no Salão do Automóvel de Detroit (Estados Unidos), é um dos modelos da General Motors voltados para a tendência do mercado norte-americano de veículos mais econômicos, mas que mantenham o mesmo desempenho de automóveis com motores maiores. É equipado com o motor Ecotec 1,4 litro, com 4 cilindros em linha e alimentado por sistema de turboalimentação Garrett, que proporciona a potência de 141 cv (102 kW) e torque de 20,4 kgf.m (201 Nm). Com esse conjunto de transmissão, a previsão é de consumo médio de cerca de 17 km/l em ciclo rodoviário. “Estamos ingressando na moderna era dos carros com motores sobrealimentados nos Estados Unidos”, anunciou Alex Ismail, presidente e CEO da Honeywell Transportation Systems, fabricante dos turbos Garrett. “As fábricas de veículos estão conscientes que o turbo permite o projeto de motores que combinam alta performance com economia de combustível. Pelas vantagens que esses novos motores apresentam, podemos prever que as vendas de veículos turboalimentados a gasolina, híbridos e com moderno diesel limpo deverão atingir cerca de 80% das vendas nos Estados Unidos até o final desta década”, acrescentou. Ismail informou também que o Chevrolet Sonic amplia a lista de eficientes automóveis lançados nos Estados Unidos nos últimos anos, como a linha Ford EcoBoost, os modelos Mercedes-Benz CL 550 Coupe e CL 63/S63 AMG, e o BMW X6 ActiveHybrid, primeiro híbrido sobrealimentado do mercado mundial.

Um comentário:

  1. Com toda essa onda de downsizing nem mesmo a GM poderia escapar, e até que já tem alguns produtos bons como aquele motor Ecotec 2.0 turbo que é produzido até em São José dos Campos. Enquanto a Ford vai fazendo marketing com o EcoBoost a GM já tem umas cartas na manga para enfrentar esse fenômeno já bastante forte no mercado europeu mas ainda relativamente novo no mercado americano. A propósito: esse motor cairia como uma luva no Vectra nacional, o problema é o consumidor brasileiro típico que prefere ostentar uma cilindrada mais alta que se dispor a pagar pela tecnologia agregada.

    http://engineeringworkarounds.blogspot.com/2011/01/is-gm-ready-to-play-downsizing-game.html

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