sábado, 19 de fevereiro de 2011

Chrysler 200: O mais europeu dos americanos

Post originalmente publicado no Blog do Play dia 15/02/2011 Esse título não é só por causa do porte do carro, da tecnologia herdada da fusão desfeita com a Daimler (Grupo que compreende Mercedes, Maybach e smart) e o fato de que, excetuando a Inglaterra, será vendido como Lancia e ressucitando um nome lendário dessa marca. O último item inclusive merece um post à parte, junto com outras velhas novidades da Lancia graças à ao acordo de cooperação tecnológica entre a Fiat e a Chrysler, que logo acabará em fusão se a empresa de Turim continuar comparando as ações da última com o mesmo apetite que seus donos demonstram quando vêem um prato de macarronada.
Apresentado como um conceito elétrico ano retrasado, vem enfrentar os principais concorrentes domésticos da categoria, de tamanho médio por lá e grande por aqui, como o Fusion e o Malibu.
Apesar dos motores grandes, o carro está em sintonia com a proposta imposta pelo governo de redução do consumo de combustível. O V6 Pentastar de 3.6l rende 283 cv de potência com torque de 36 kgm/f. Na cidade faz razoáveis 8,1 km/l mas na estrada chega a 12,3 km/l graças ao câmbio de seis marchas que aproveita melhor a curva de torque e potência do propulsor. Tanto que o 4 cilindros em linha com 173 cv e torque de 23 kgm/f tem praticamente o mesmo consumo na estrada e na cidade perde por quase 500 metros por litro por causa do arcaico câmbio de quatro marchas oferecido com esse motor.
O interior tenta imitar a elegância de um carro europeu mas ao entrar no veículo se percebe de cara o acabamento e a disposição dos comandos "Made in USA". Não saberemos ainda se os futuros clientes Lancia engulirão isso, apesar da Chrysler ter um padrão de luxo semelhante à Cadillac e a Lincoln, mas sem cobrar um preço exorbitante por isso. Virá com tudo que os americanos gostam como rádio via satélite, cruise control, sistema "hands free" para celulares, conectividade para i-Pod, HD de 30 GB para armazenar arquivos multimída e etc. A cabine foi projetada para minimizar ao máximo os ruídos externos e os produzidos pelo motor e suspensão. Essa ganha 36 buchas e o parabrisas recebe tratamento acustico para minimizar os ruídos externos. O pacote de segurança vem com apoios de cabeça ativos, vários air-bags e a sopa de letrinhas de controle de freios e estabilidade. Por enquanto só tenho o preço do conversível que parte lá nos EUA a partir de 26 mil dólares e chega na versão de topo a 31 mil. Mas será que os italianos aceitarão numa boa que esse americano com sotaque europeu use o escudo da Lancia?
Quadro de instrumentos de desenho esportivo iluminado por LED´s
O interior iluminado por LED´s, com pacote de segurança inclui apoios de cabeça ativos
A cabine do conversível que pode comportar quatro adultos.
Faróis, lanternas e luzes de posição e neblina são todos em LED´s
Duas opções: o V6 Pentastar de 3,6l e um quatro em linha de 2.4l
A Chrysler espera enfrentar o Fusion e o Malibu de igual para igual com o 200.
Barra cromada une as lanternas pelo elementos de ré translúcidos.
O conversível em seu habitat: praia e muito sol.
Só a antena do radio é que ficou em posição inadequada no porta-malas

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