sábado, 19 de fevereiro de 2011

Lancia Ypsilon: Compacto é a novidade italiana da marca na invasão americana

Post originalmente publicado no Blog do Play dia 16/02/2011 Esperado no Salão de Genebra, a nova geração do Ypsilon mostra a nova grade "Chrysler" e ganha a configuração inédita na linha de cinco portas. Virá com mimos luxuosos que farão alguns médios daqui se sentirem pé-rapados de tão pobres que são, como GPS Tom-Tom com sistema Blue-me com rádio e reprodutor de CD e MP3 com 500 watts de potência com surround. Tem tela sensível ao toque de 4,3 polegadas e está conectado na Europa com o sistema HD Traffic que usando uma rede baseada em celulares GSM e satélites atualiza de 2 em 2 minutos as informações do tráfego e sugerindo os melhores trajetos. Tem sensores crepuscular, de chuva e de estacionamento além de "piloto automático" (Cruise Control) e um sistema que mede o tamanho da vaga para o estacionamento chamado "Magic Park". Os vidros estão mais espessos e o teto tem um material fonoabsorvente de poliéster que absorve 2 Db, o que garante um baixo nível de ruídos em marcha. Há um teto solar disponível e haverá um kit de personalização que acrescenta alguns cromados nos espelhos retrovisores, faróis e painéis das portas. A iluminação do painel e do interior é feita por LED´s brancos.
Os faróis são Xenon com luzes complementares a LED além da nova grade mais ao estilo Chrysler. Os motores são o 1.3 Multijet diesel, preferência na Europa, que rende 95 cv e torque de 20,4 Kgm/f com sistema start&stop e turbinas de geometria variável e já atende as severas normas Euro V tanto que emite somente 99 g/km rodado. Outro motor é o 1.2 a gasolina que também pode ser bi-combustível, ao combinar gasolina e gás natural. Só para relembrar, flex é quando os dois (ou mais combustíveis) podem ser admitidos na câmara de combustão a qualquer porcentagem de mistura, ou puros. Esse propulsor rende parcos 69 cv que emite 110 gm/km de CO² e vem com pneus de 15 polegadas de baixo atrito.
Espetáculo á parte é o Multiair de 0,9l que rende 95 cv. Graças a um sistema hidropneumático que controla precisamente o levantamento e abaixamento das válvulas de admissão e escapamento, o motorzinho de motocicleta rende 95 cv e tem torque de motor médio: 14,7 kgm/f. As emissões acompanham o tamanho reduzido do propulsor e são de 97 g/km com câmbio semi-automático e 99 g/Km com câmbio manual. Esse motor tem uma opção "ecológica" em que potência e torque são reduzidos para dimunuir ainda mais as emissões. Há uma remota possibilidade de vermos esse propulsor no 500. Todos os motores tem o sistema start&stop e o painel vem com o sistema GSI que indica ao condutor o melhor momento para a troca de marchas para economizar combustível e diminuir as emissões, a neurose do velho continente.
Tem porta-trecos no console central opcional e ar condicionado automático, além de volante revestido de couro.
Sacada semelhante ao Veloster (veja aqui), mas bem melhor acabada, é a maçaneta oculta na coluna "C" das portas traseiras.
As rodas são de 16 polegadas e as lanternas traseiras tem elementos em LED, assim como as luzes de posição diurnas dianteiras.

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