sábado, 19 de março de 2011

BMW Vision ConnectedDrive: mais um carro "on-line"

Post originalmente publicado no Blog do Play dia 18/03/2011 Parece que o futuro vai ser plugado na internet, e os carros estão cada vez mais integrados com essa mídia. Um exemplo é esse concept inaugurado no finado Salão de Genebra feito exclusivamente para mostrar as teconologias do sistema ConnectedDrive, que abrangem desde a integração do GPS com sistemas de rede wirelles, além da detecção de objetos em torno do veículo e passando por um sistema que ilumina a carroceria em diferentes cores para mostrar aos outros condutores a intenção do condutor naquele momento. Há três areas de luzes na carroceria, começando com a vermelha que representa a segurança e atenção com que o veículo está sendo conduzido. O cone vermelho demonstra de frente para trás o fluxo de informações e a atenção do condutor à estrada.
A azul, que abrange mais espaço da carroceria e indo até as antenas que ficam no lugar dos retrovisores, mostra a conectividade e as informações trocadas entre motorista e passageiro e dos mesmos para o mundo. E temos a verde que ocupa áreas mais externas da carroceria e mostram o conforto que recebem o passageiro e seu condutor.
Show mesmo é o sistema head-up display, que agora recebe tecnologia 3D e sem aquele óculos chatos que somos obrigados a usar no cinema. Além das informações do sistema de entretenimento, o painel define a prioridade da informação colocando-a em primeiro ou segundo planos, para determinar ao motorista a prioridade da mensagem. O passageiro também tem outro sistema de head-up exclusivo para ele, onde pode navegar, ouvir música e assistir filmes. Tudo em 3D.
Do celular para o volante: realidade aumentada no sistema head-up display em cores e 3D.
Os espelhos retrovisores externos são substituídos por antenas de recepção wireless.
Os faróis que também agregam sensores para detectar objetos à frente e ao lado do veículo.
Superfícies transparentes e condutores de luz iluminam a carroceria com as cores temáticas.
A dianteira mantém os tradicionais faróis redondos e a grade de duplo rim.
Os designers optaram por um roadster para facilitar a visualização do cockpit.
As portas se abrem em duas partes e em sentidos opostos que desaparecem na carroceria.
As rodas são de 20 polegadas e são os únicos dados mecânicos desse concept.
"Antenado" esse concept detecta objetos atrás e à frente e avisa o condutor.
Na parte traseira há cameras e sensores para detectar pessoas e veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário