sábado, 12 de março de 2011

Porsche Panamera Hybrid S: Gran Turismo herético ganha versão ecológica

Post originalmente publicado no Blog do Play dia 28/02/2011 A Porsche estende a opção híbrida para o Panamera S que está sendo apresentado no Salão de Genebra. Enquanto os puristas lamentam a heresia de se fazer outro Porsche de quatro portas, a marca já vendeu 30 mil só do Panamera desde que foi lançado. Podemos dizer que idealismos e tradições não enchem barriga, mas qualidade e procurar atender possíveis consumidores com qualidade sim. A versão híbrida se junta à versão do SUV Cayenne (veja aqui) e ao 918.
Muitos eco-chatos irão falar que o Panamera S Hybrid não é um "híbrido verdadeiro" e que nem é plugável e que as emissões de 159 g/km de CO² são acima dos 140 g/km das normas do Euro V e usando pneus de baixo atrito de rolamento. Então meus amigos, a sugestão é andar de Reva e torcer para que sua área seja abastecida somente por energia solar porque nem a eólica agrada os radicais (confira aqui)...
Agora, para quem quer economizar sem fazer nenhuma concessão e sacrifícios à "mãe Gaia" "por uma causa maior que é a mãe Terra" e outros papos de hipongas o Panamera Hybrid é uma boa opção. Apesar do V8 ser considerado, pela potência de 400cv e cilindrada de 4,8l relativamente econômico com marcas de 11,1 km/l ciclo combinado europeu NEDC, o V6 de 3l com compressor dessa versão híbrida rende 333 cv mais os 47 cv do motor elétrico ligado diretamente ao conhecido Tiptronic S de oito marchas que também equipa o Cayenne, que somando também rende 400 cv, faz combinado 14,1 km/l com pneus comum. Se o cliente optar pode usar pneus de baixo atrito de rolamento que aqui foram estreados pelo veterano Mille Economy e faz o Panamera conseguir médias de até 14,7 km/l .
Um dos motivos em que os radicais podem implicar com o Panamera Hybrid é o fato que o carro só anda em modo puramente elétrico por míseros 2 km e a velocidades a até 85 km/h. Mas a velocidades de até 165 km/h o motor a combustão é desligado quando não há necessidade de muita potência para manter a velocidade. O cliente que se dispuser a pagar pouco mais de 106 mil euros na Alemanha pode ganhar, em relação à versão V8, além da suspensão com amortecedores adaptativos um limpador de parabrisas traseiro. Se fosse um Mille entenderia...
Esquema do sistema híbrido que consiste em um motor elétrico entre o motor e o câmbio. O sistema de gerenciamento fica na dianteira e as baterias no compartimento traseiro.
Como sempre presente em híbridos e agora também em carros comuns, sistema de recuperação cinética de energia das freadas e desacelerações, o que alimenta o motor elétrico do sistema.
Suspensão com amortecedores adaptativos com o sistema PASM é de série e o cúmulo da pão-durice é oferecer o limpador de vidro traseiro nessa versão híbrida do "S".

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