sábado, 12 de março de 2011

Renault Kangoo Maxi ZE: Eletricidade tamanho família

Post originalmente publicado no Blog do Play dia 11/02/2011 A Renault vai lançar no Salão de Genebra, que começa amanhã, a sua versão tamanho família da Kangoo ZE que ganha o sobrenome Maxi. A multivan vem com opções de 2 a 5 lugares, e opções de 2, 4 e 6 janelas laterais conforme a necessidade do cliente. As dimensões contidas como a altura de 1,82 m permitem que a van acesse estacionamentos para automóveis cujos tetos costumam ser rebaixados. O preço parte de 21 mil Euros, mas com incentivos que alguns governos oferecem de até 5 mil euros, o preço fica razoavelmente competitivo (um carro popular como os Ladas e Dacias partem de 7.500 euros por lá).
A bateria será vendida em sistema de leasing de 72 Euros por mês, além do custo estimado de 1,5 euro da carga completa da bateria de 22 Kw. A autonomia chega a 170 km e a velocidade máxima limitada eletronicamente é de 130 km/h. O motor tem potência equivalente a 60 cv mas o torque tem picos que podem chegar a 23 kgm/f. O carro não tem câmbio, só um diferencial redutor que liga o motor às rodas. Para quem tem eletricidade a preços razoáveis, é uma boa pedida. Pena que aqui os usineiros vêem o carro elétrico como uma ameaça ao programa do etanol, sendo que um complementaria o outro...
O compartimento de cargas pode chegar a 4,6 m³, 1,1 m³ a mais que a versão curta, e o comprimento do vão de carga é de 2,90m.
A versão de 5 lugares com portas corrediças chega a 4,60 metros de comprimento, 40 cm a mais que a Kangoo normal (veja foto que abre o post acima).
As configurações que vão de 2 a 5 lugares, com ou sem janelas na categoria "crew-cab", opção inexistente aqui no Brasil.
O tempo de recarga pode levar de seis a oito horas e a autonomia pode chegar a 170 km se o motorista seguir as indicações de condução "ecológicas" no painel.
Ausência de escapes é outro indicador de que se trata de uma unidade elétrica do Kangoo Maxi, que custará 22 mil euros e terá 2 anos de garantia na Europa.

Um comentário:

  1. Play, vc arrasou. Não fiz em uma semana e vc fez em um dia. Colaboração assim é sucesso de visita na certa. Obrigadão mais uma vez.

    ResponderExcluir