quarta-feira, 30 de março de 2011

Soul Flex, primeiro bicombustível da Kia Motors

Uma aposta ousada da Kia em sua determinação em ser um dos principais fabricantes de automóveis do mundo, o Kia Soul está destinado a conquistar consumidores globais.
Ele tem atraído milhares de novos clientes para a marca Kia, seduzindo especialmente os jovens e os jovens de espírito. No Brasil, pouco mais de um ano de seu lançamento, a Kia Motors apresentou no Salão do Automóvel, em outubro de 2010, a versão flex fuel do Soul, cuja comercialização iniciou-se na última semana de dezembro.
O crossover urbano Kia Soul foi um divisor de águas na história da Kia Motors em todo o mundo. Assim como ocorreu nos mercados norte-americano, europeu e sul-coreano, o Kia Soul chegou ao Brasil para revolucionar o setor automotivo, ao inaugurar uma nova categoria de automóveis, a de Carro Design. E agora, acaba de ousar ainda mais com a chegada do Soul Flex.
Lançado no Brasil em julho de 2009, o Kia Soul está disponível no mercado nacional em sete versões, quatro com transmissão mecânica de 5 velocidades e três de câmbio automático com 4 velocidades. Aos clientes brasileiros é oferecido com motor de 1.6 litro, flex fuel. Alimentado com gasolina, o motor entrega 126 cavalos de potência a 6.300 rpm, e com etanol chega a 130 cavalos de potência a 6.300 rpm e torque máximo, respectivamente, de 157 N.m a 4.500 rpm e 161,9 N.m a 5.000 rpm.
“Embora entenda que, tecnicamente, não há diferenças substanciais entre os carros 100% a gasolina e os flex fuel, o fato é que os consumidores brasileiros desejam veículos movidos por gasolina e etanol. Por isso, a Kia Motors também passou a ter automóveis flex fuel. O primeiro foi o Soul, mas na sequência teremos o Picanto e o Cerato”, afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.
Estilo inconfundível
O chefe Design da Kia Motors Corporation, Peter Schreyer, tem supervisionado a transformação do Kia Soul desde o protótipo de 2006 até sua produção real, em 2008. “O novo Kia Soul é um importante avanço para a Kia na sua jornada em se tornar uma companhia guiada pelo design e um fabricante de carros inconfundíveis que os consumidores aspiram ter”.
“Concebido nos Estados Unidos, desenvolvido na Coreia do Sul e finalizado na Europa, o crossover urbano Soul é uma realidade no mundo inteiro, prova incontestável de sua competência, com estilo próprio e exclusivo”, complementa Schreyer.
Conforto e tecnologia
O Kia Soul é um hatchback de cinco portas com tração dianteira, linha do teto elevada e entreeixos alongado. O veículo oferece um espaço imenso para os passageiros, característica que o diferencia de muitos outros veículos com dimensões exteriores maiores. O espaço de bagagem também é bastante generoso – são 340 litros com os assentos traseiros em posição vertical. A versão 2011 do modelo ganhou câmbio automático com opção de trocas sequenciais, novos mostradores no painel e maçanetas externas.
O crossover urbano Kia Soul, de 4,1 metros de comprimento, conta com entreeixos alongado não convencional (2.550 mm). Porém, o que faz a aparência do Soul se destacar são suas medidas verticais. A altura total é de 1.610 mm, a base do para-brisa é 135 mm mais alta que em um carro compacto típico, o nível dos assentos é 120 mm mais alto e a altura em relação ao solo de 45 mm a 165 mm mais elevada.
Para aumentar ainda mais a segurança, o Soul possui a nova câmera para manobras de marcha a ré montada logo abaixo da maçaneta da tampa traseira. Essa câmera transmite imagens para uma tela de LCD de 3.5 polegadas instalada no retrovisor. O sistema, que só opera quando a marcha a ré é selecionada, permite que o motorista verifique simultaneamente a visão traseira e o ponto cego debaixo da janela traseira.
Premiado no Brasil e no exterior
O Kia Soul vem conquistando uma extensa e significativa lista de menções e prêmios desde seu lançamento mundial. No Brasil, o modelo venceu o prêmio Best Cars 2010, da editora Motorpress, na categoria Station Wagon/Monovolume. Foi também o vencedor da categoria Minivan/Perua no Prêmio Automotivo 2010 promovido pelo jornal Diário do Nordeste, no Ceará. Em 2009, foi eleito „O principal carro do ano‟ por meio de votos dos internautas do Portal UOL, vencendo outros 29 modelos.
No exterior, o Soul foi o primeiro veículo coreano a ganhar um "red dot‟, um dos mais prestigiados prêmios de design de produto do mundo, em 2009. Além disso, foi eleito o "Carro Pequeno do Ano‟ pela revista norte-americana FAMA, em 2010, um dos "10 Mais Seguros para Jovens‟ pela revista AutoWeek, um dos "Carros Mais Emocionantes de 2010‟ pela TIME.com, o "Melhor Hatchback de 2010‟ pelo site Cars.com e foi nomeado para o "Top 10 Automóveis Para a Volta às Aulas‟ pelo conceituado site Kelley Blue Books. No quesito segurança, tem dois "Top Safety Picks‟ pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS).
Motorização Flex Fuel
Engenheiros da Kia Motors Corporation, em conjunto com a empresa Kefico Corporation (subsidiária da Bosch na Coreia do Sul), começaram estudos e pesquisas no Brasil a respeito da tecnologia flex em meados de 2009. Em 2010, iniciaram os testes de campo com os veículos equipados com motorização flexível – os chamados "testes de verão‟ foram feitos em Teresina, no Piauí, e no Rio de Janeiro, durante o mês de fevereiro, e os "testes de inverno‟ aconteceram em Campos do Jordão, em São Paulo, entre junho e julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário