sábado, 9 de abril de 2011

Mercedes Benz Class A Concept: Nova geração é assim, com novo motor, novo design e até novo tipo de carroceria

Post originalmente publicado no Blog do Play dia 09/04/2011 A Mercedes Benz irá mostrar no próximo Salão de Shangai o concept que irá antecipar algumas linhas do novo Classe A que será lançado em breve. E como todo fabricante alemão de primeira linha, haverá alguma inovação tecnológica que talvez faça parte de nossas vidas automotivas no futuro. E ao contrário da conterrânea Volkwagen e da divisão do próprio grupo smart, que contam a cada facelift que realizam em seus modelos como se fossem uma nova geração, a terceira geração do Classe A deixa o formato "monocab", ganha um novo motor turbo de quatro cilindros e um câmbio de dupla embreagem.
Para quem não se lembra, a Mercedes fabricou de 1.999 a 2.005 a primeira geração do monovolume aqui em Juiz de Fora (MG), mas as baixas vendas causadas pela decepção do público que sonhavam em comprar "um carrão" da marca a preço de Gol 1.000 e também pela dificuldade dos "mexânicos" em lidar com toda a parafernália eletrônica embarcada. Depois a fábrica fez o Classe C em versão hatch que era mandado para os EUA e depois era importado para cá numa operação logística complexa que resultavaem preços acima dos 100 mil reais. No final, com o "boom" da economia brasileira e a desistência de fazer o smart fourfor (de quatro lugares) a fábrica de Juiz de Fora finalmente teve um destino: reforçar a produçãode comerciais leves da marca aqui no Brasil. Carro de passeio da marca agora é só importado mesmo.
Voltando à terceira geração do Classe A mostrada em versão conceito a partir do dia 18 de abril no Salão de Shangai, ela ganha linhas inspiradas do conceito F-800 (veja aqui) cujo "miolo" deu origem ao novo CLS (agora aqui) sendo que a dianteira e a traseira vieram de outro conceito, a Shooting Brake (desta vez aqui). Enquanto o audi A3 abandona o formato hatcback ou ganha uma versão sedan notchback, isso só a fábrica sabe, o Classe A abandona de vez o formato monovolume para assumir o formato hatcback, abandonado pelo concorrente. E ainda traz duas inovações, uma é o sistema Command que através de um smartphone comanda as funções básicas do veículo e o outro é o sistema Break Assist, que ganha sistema anticolisão traseira. O sistema simplesmente avisa o motorista através de sinais visuais e sonoros e atua assim que o motorista pisar firme no freio em alguma emergência. Agora veremos se alguém vai achar o Classe A feio e desengonçado.
O painel, que também recebe inspiração aeronáutica pelo formato de asa da avião ganha iluminação avermelhada e os displays exibem informações tridimensionais. Detalhe da alavanca do câmbio que lembra um manche reverso.
Os faróis são compostos por LED´s e fibras óticas nas luzes diurnas que dão essa aparência de céu estrelado. A grade é composta por pontas de alumínio polido em hastes escuras e dando um bonito efeito visual.
Dentro do capô há um quatro cilindros 2.0l turbo com injeção direta em posição transversal que rende 210 cv e é acoplado a um câmbio de dupla embreagem e a tração é dianteira. As rodas seguem o mesmo estilo da grade dianteira.
Três linhas principais dão o caráter mais musculoso e esportivo ao hatch, com a linha de baixo em formato de taco de hóquei quase se encontrando com a da frente que é descendente e a de trás que contorna a traseira.
As lanternas traseiras seguem o mesmo estilo dos faróis ao combinar LED´s e fibras óticas e o "extrator" do para-choque traseiro, que abriga os dois escapes, traz o mesmo estilo da grade dianteira.

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