sexta-feira, 20 de maio de 2011

Expedição com Fiat Palio Weekend elétrico completa 10.000 km rodados

O projeto Zero Emissão zarpou de Los Angeles, na Califórnia, no dia 9 de abril e já cruzou 7 países das Américas do norte e central, utilizando um carro 100% elétrico.
Exatos 11 km após cruzar a fronteira da Nicarágua com a Costa Rica, o Palio Weekend Elétrico do projeto Zero Emissão completou 10 mil km percorridos.
Após sete meses nos Estados Unidos, o Palio Weekend Elétrico chegou no México pela fronteira ao norte de Tijuana. A rota escolhida, rumo ao sul, foi a da Baixa Califórnia. Este trecho intercalou bons e maus pavimentos nos 1.544 km até La Paz, aonde o veículo embarcou em um navio com destino a Mazatlán, no México continental. Ao todo foram percorridos 4.220 km em território mexicano. Com sua plataforma e suspensões projetadas para as estradas brasileiras, ele se sentiu em casa no México e, posteriormente, na América Central.
Rodando pela América Central.
Após o México, a expedição cruzou a Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua e a Costa Rica. O percurso está ocorrendo dentro do esperado pela equipe desta expedição: a de rodar 300 km a cada 27 horas.
Por onde passa o Palio Weekend Elétrico desperta grande interesse nas pessoas. Não raro se formam multidões ao redor dele quando paramos. Muito provavelmente ele é o primeiro carro elétrico de passeio cruzando estas nações.
Aos 10 mil km o Palio Weekend apresenta o mesmo desempenho de quando novo, atingindo as cargas da bateria sempre no tempo previsto e roda sem surpresas. A média de velocidade durante este trecho foi de 68 km/h. A velocidade máxima atingida, durante a fase de testes, foi de 131 km/h na Interstate 15, na Califórnia, e a menor foi de 6 km/h, quando deixávamos San Salvador, em El Salvador.
Da Costa Rica o Palio Weekend seguirá para o Panamá. Como não existe, até hoje, rodovia ligando a América Central à do Sul, o veículo embarca em um navio no porto de Cristobal Colón, no Panamá, para o de Cartagena de Indias, na Colômbia. Acompanhe o dia-a-dia da expedição Zero Emissão no http://www.zero-emission.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário