quarta-feira, 18 de maio de 2011

Faróis acesos durante o dia diminuem acidentes

A Polícia Rodoviária Federal lançou neste mês uma campanha para estimular os motoristas a adotar um hábito que pode ajudar a reduzir o número de acidentes: viajar com os faróis ligados durante todo o percurso da viagem, mesmo durante o dia. Segundo a PRF os automóveis com faróis acesos durante o dia tornam-se 60% mais visíveis evitando principalmente acidentes de colisão frontal.
Pelo Código Nacional de Trânsito, apenas ônibus e motos são obrigados a circular com faróis acesos à luz do dia. Os estímulos luminosos chamam a atenção dos olhos e, portanto, o nível de conscientização e atenção no trânsito aumenta quando há identificação de faróis. Para os proprietários de veículos de passeio, o uso do farol em tempo integral é opcional. Vale destacar que, na ausência do farol auxiliar, o farol baixo ligado também pode ser usado em situações de baixa visibilidade como em neblina, chuva ou na estrada.
Por isso que o Conselho Nacional de Trânsito, Contran, já pensa em tornar obrigatório o uso do farol baixo durante o dia pois, além de reduzir acidentes, auxilia os pedestres a perceberem a velocidade e dimensionar os movimentos dos veículos. Segundo Lázaro Moraes, gerente de desenvolvimento da Nino Faróis, a medida é importante, mas o motorista tem que ficar atento para alguns detalhes. “O farol comum baixo não tem vida útil longa para ser usado também durante o dia, por esse motivo é necessária a instalação da luz diurna para que sua manutenção ocorra em intervalos mais longos”, explica o gerente. Para isso, já existe uma resolução do Contran, número 227, para quem deseja instalar o Farol de Rodagem Diurna, DRL, sigla que em inglês para Daytime Running Lamp, semelhante aos utilizados em alguns caminhões. A função do DRL é de sinalização e não iluminação, portanto tem função de lanterna.
Como esse item é opcional, a instalação pode ser feita em revendas e autoelétricas. Mas vale um alerta para a instalação do acessório que deve seguir as prescrições da resolução do Contran, especialmente quanto ao funcionamento, o DRL deve ser acionado automaticamente quando o veículo for ligado e, quando aceso o farol baixo, o auxiliar DRL deve ser desligado automaticamente. Assim como a instalação de qualquer acessório, a iluminação adicional não pode causar desconforto aos demais motoristas. Mas atenção, o DRL ligado à noite atrapalha os motoristas em sentido contrário, portanto seu uso é exclusivo para o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário