sábado, 14 de maio de 2011

Porsche Boxter S Black Edition: O equilíbrio do lado negro de Stuttgart

Post originalmente publicado no Blog do Play dia 14/05/2011
Mais um do "lado negro" de Stuttgart, o Boxter ganha também a série limitada Black Edition. O carro quando foi lançado, virou uma dor de cabeça para a Porsche, já que a sua disposição mecânica evidenciava todos os defeitos do 911. Um deles é a conhecida "rabeada" que os Fuscas, Brasilias e outros VW com traseiro motor a ar apresentam. O problema era o motor central do Boxter que mesmo com um motor inferior apresenta um comportamento dinâmico superior ao sagrado 911. O resultado é que a Porsche foi obrigada a melhorar e muito um carro com comportamento dinâmico impreciso e o resultado é que hoje é um dos melhores carros esportes já feitos no mundo, mesmo com o motor "pendurado" atrás e o tanque na dianteira jogando contra.
E a versão Black Edition baseada na S, ganha 10 cv no motor, mais equipamentos de série e tudo isso por 63.404 euros na Alemanha. Mas são somente 987 unidades à venda e não sabemos se a representante da Porsche brasileira trará um aqui no Brasil.
Por dentro, tirando os raios do volante e as maçanetas, tudo é negro, dos instrumentos do painel, aos bancos revestidos parcialmente em couro, barras anti-capotagem e outras coisas. É possível equipar o carro com os pacotes de opcionais "Comfort", "Infotainment" e "Design". Além disso é de série o defletor aerodinâmico e os espelhos refletores com sistema de detecção de chuvas integrado. Além disso tem "cruise control", sistema de climatização e o sistema PCM que integra também um GPS. Além dos pacotes opcionais ainda tem como incrementar com o sistema PASM que controla a suspensão e o comportamento dinâmico do veículo e os freios que podem ganhar discos de carbono-cerâmica além dos bancos esportivos com função de memória na regulagem.
O motor é o boxer 3.4l de seis cilindros que gera 320 cv a 7.200 rpm, bom para quem gosta de motores giradores, e com 10 cv a mais que a "S" normal, e o torque de 37,75 kgm/f vem a 4.750 rpm. Com a caixa manual de seis marchas, o carrinho vai de 0-100 km/h em 5.2 segundos e alcança a máxima de 276 km/h. Com a PDK de dupla embreagem o 0-100 é um décimo mais rápido mas a final perde 2 km/h em relação à manual, mas o consumo médio da automatizada fica em 10,64 km/l no ciclo europeu NEDC, 440 metro por litro a mais que a manual.
Para os puristas o boxer pode não ser a melhor pedida, mas ter um Porsche com desempenho semelhante ao mítico 911 e pagar quase 33 mil euros a menos é uma boa pedida. E sem perder o charme que somente um roadster tem.
Tirando a soleira com inscrição da série e os raios do volante, tudo é pintado em negro. No porta luvas selo numerado autentica o carro.
Os faróis são bi-xenon com luzes diurnas incorporadas aos piscas e que acendem de um lado só para iluminar a curva em manobras.
As rodas de 19 polegadas, os logotipos do modelo, saídas de escape e a capota e as barras anti-capotagem são todos pintados em negro.

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