sábado, 28 de maio de 2011

Renault Sandero 2012 e Sandero Stepway 2012: Antecipando a concorrência

Post originalmente publicado no Blog do Play dia 24/05/2011
Sucesso de vendas da Renault, o Sandero vem crescendo de participação de mercado ano após ano, passando de 2,5% no segmento em 2008 para 4,8% em abril deste ano segundo a marca francesa. Mas antevendo a concorrência que está se mexendo, como por exemplo a Fiat que mal esfriou o Pálio fase 4, já prepara nova geração do modelo e VW que pretende por a nova frente que é padrão mundial da marca no seu campeão de vendas, o Gol. Para se ter uma idéia, até o Jetta e Golf de primeira geração ainda fabricados na China não escaparam do facelift global da marca.
“Com mais de 180 mil unidades comercializadas até abril deste ano, a linha Sandero ocupa a posição de “carro-chefe” da marca no País. Em 2010, a gama Sandero representou 43% das vendas da Renault do Brasil”, afirma Gustavo Schmidt, Vice-Presidente Comercial da Renault do Brasil.
E a Renault não esperou os habituais quatro anos ou mais para aplicar um facelift mais profundo na dianteira que retirou a discreta grade entre os faróis e alterou o desenho dos parachoques. Mas perdeu a oportunidade de incluir faróis com duplos refletores, já que até o Fiesta "alienígena" tem (veja aqui). Na traseira as modificações se resumiram às lanternas traseiras que ganham máscaras coloridas, vermelha nas versões 1.0 e 1.6l e cinza na aventureira Stepway.
A motorização é composta por três motores, um 1.0l 16 válvulas, e dois 1.6l com 8 e 16 válvulas. O propulsor 1.0 16V Hi-Flex, único com quatro válvulas por cilindro da categoria, vem nas versões Authentique e Expression e rende 76 cv (gasolina) e 77 cv (etanol). São 9,9 kgfm de torque com gasolina no tanque e 10,1 kgfm com etanol, sendo que 80% desse valor já estão disponíveis a 1.500 rpm. Com este motor, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 14,2 segundos (gasolina) e 14,1 segundos (etanol).
O motor 1.6 8V Hi-Torque, por sua vez está presente nas versões Expression e Privilège, gera 92 cv de potência com gasolina e 95 cv com etanol. A principal característica é o torque de 13,7 mkgf (E22 ou gasolina) e 14,1 mkgf (E100 ou etanol) a 2.850 rpm, faixa de rotação mais utilizada pelos motoristas brasileiros. Aos 2.500 rpm, 95% da força já está disponível, qualidade que elimina as constantes trocas de marcha nos percursos urbanos. Os números de desempenho do Hi-Torque nas acelerações são 11,7 segundos no 0 a 100 km/h abastecido com etanol e 12,1 segundos na mesma prova quando abastecido com gasolina.
Já o motor 1.6 16V Hi-Flex é exclusivo da versão Stepway. Alimentado com gasolina, o tempo na prova 0 a 100 km/h é de 10,2 segundos e de 10,1 segundos com etanol. A velocidade máxima é de, respectivamente, 181 km/h e 184 km/h. O torque máximo é de 15,1 kgfm (a gasolina) e 15,5 kgfm (etanol) com 90% do torque máximo disponível já a 2.000 rpm. O 1.6 16V Hi-Flex é um motor com duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC, do inglês, double overhead camshaft) com comando que aciona as válvulas de admissão, e o outro as de escape, o que favorece a combustão. O balancim é roletado, solução que reduz o atrito entre as peças móveis e, conseqüentemente, o consumo.
Por dentro as novidades são as melhorias no sistema de isolamento acústico, rádio com ambientalização "3D", e abertura interna do bocal do tanque de combustível.
O rádio AM/FM com reprodutor de CD-Player, conta com processamento digital de som (DSP) e reproduz músicas nos formatos MP3, WMA e WMV. Em sua parte frontal, ele conta com duas entradas: uma auxiliar, do tipo “jack”, e outra para conexão USB/iPod, controlado pelo comando satélite instalado na coluna de direção. Além disso o novo rádio disponibiliza a tecnologia Bluetooth, que permite conectar um telefone celular ao sistema de áudio do veículo, permitindo realizar e atender chamadas pelo comando satélite. O Novo Sandero e Novo Sandero Stepway tem como opcional quatro alto-falantes, do tipo “full range” e também conta com um sistema de processamento de som (DSP), cujo objetivo é o de se obter uma qualidade sonora em três dimensões. Trata-se do é o “3D sound by Arkamys (empresa francesa especializada em customização de som automotivo)”, que proporciona uma qualidade sonora semelhante a um “home theater” doméstico.
“Os Novos Sandero e Sandero Stepway são frutos de um projeto que, desde o início do seu desenvolvimento, teve foco nos brasileiros. As alterações na gama 2012 vão ao encontro das aspirações dos consumidores a partir de clínicas e pesquisas de opinião”, explica Jean-Michel Jalinier, Presidente da Renault do Brasil.
O desenho do carro é baseado nos carros conceitos “Sand’Up” (apresentado no Salão do Automóvel de 2007) e “Stepway Concept” (exposto no salão do ano passado, veja aqui). “Esses dois carros conceitos foram fundamentais no processo de desenvolvimento do Novo Sandero e do Novo Sandero Stepway, para que conseguíssemos produtos mais modernos e que acompanhassem a nova identidade mundial da marca Renault. O Novo Sandero Stepway não foi feito na França para o Brasil. É um automóvel concebido e produzido no Brasil para consumidores brasileiros e sul-americanos. Com ele, o Renault Design América Latina se tornou realidade em 2008. Os consumidores brasileiros, em geral, dão muita importância ao interior do veículo e valorizam o acabamento, mesmo em uma versão de entrada”, acrescenta Vincent Pedretti – Designer Chefe do Renault Design América Latina (RDAL). “O Novo Sandero Stepway é nossa interpretação de um modelo esportivo e sofisticado, com base em estudos e pesquisas com consumidores brasileiros que são muito exigentes quanto à qualidade dos materiais utilizados”, conclui o executivo.
São três anos de garantia total de fábrica ou 100.000 quilômetros, o que ocorrer primeiro. Além disso estão previstas revisões em intervalos de 10.000 km com o programa “Revisão Preço Fechado” que permite ao proprietário saber com antecedência exatamente quanto vai gastar com peças e mão-de-obra. O valor é fixo e válido para toda a rede de concessionárias da Renault no País. “A meta da Renault foi fazer o possível para minimizar o custo de manutenção e reduzir o tempo de uma eventual imobilização do automóvel”, explica Luiz Fernando Pedrucci, Diretor de Pós-vendas da Renault do Brasil. “Há marcas que divulgam os valores das revisões excluindo o custo da mão-de-obra, induzindo os consumidores ao erro”, afirma o executivo.
Outro benefício importante é o “Pacote Preço Fechado”, que inclui os principais componentes de desgaste natural do veículo: amortecedores, pastilhas de freios, palhetas do limpador do pára-brisa e silencioso.
Abaixo as versões e preços do Sandero 2012:
À direita o quadro de instrumentos das versões 1.0 e 1.6l e à esquerda à do Stepway que ganha aros vermelhos no velocímetro e conta-giros. Os intrumentos ganham nova grafia e estilo diferenciado entre a Stepway e as demais. Indicador de temperatura e de nível de combustível continuam no display digital, mas ganham aviso de "tanquinho" de gasolina vazio.
Na foto acima os bancos das versões 1.0 e 1.6l e embaixo à esquerda a versão Stepway que ganham novas padronagens de tecidos, bicolor na última e monocromático nas demais. No canto inferior direito o painel da versão Stepway em tons de cinza-claro. Volante nos carros com direção assistida ganha ajuste de altura, junto com os bancos com esse item.
Acima, no canto superior esquerdo o console central que ganha acabamento em preto brilhante. No lado direito, em cima a versão 1.0 e 1.6l e em baixo a Stepway, que ganham novo acabamento e controle dos vidros elétrico nas portas em console separado do puxador. Não é o ideal, mas é melhor do que estava antes. Abaixo à esquerda abertura interna do bocal do tanque de combustível.
A linha 2012 ganha novos desenhos de rodas e calotas conforme o aro e a versão. São dois modelos de calotas integrais: “Mures 14”, de nove raios, para as versões com motor 1.0; e “Taranis 15”, restrita ao Expression 1.6. As rodas de liga são de aro 15 ou 16. A “Del Arte 15” foi especialmente concebida para a versão Privilège; e a “XR 16” para a versão Stepway.
São 320 litros disponíveis para bagagem no porta-malas, e a tampa é sustentada por dois amortecedores telescópicos, com grande ângulo de abertura para facilitar as operações de carga e descarga do veículo. O encosto do banco traseiro é rebatível na proporção 40/60 dependendo da versão caso precise ampliar o espaço de carga do veículo.
A dianteira do Stepway que ganha uma abertura de refrigeração em relação aos modelos "civis" com emulação de quebra-mato e detalhes prateados no para-choque inferior simulando protetor de carter. Faróis principais ganham máscara negra e os de neblina moldura reforçada que termina no porta-placa.
Nas versões 1.0 e 1.6l, a grade de abertura de refrigeração abaixo dos faróis é escondida pela cor negra. Detalhe do farol é a seta que migra das laterais externas para as internas ao centro. Na 1.6l os faróis de neblina ganham contorno em colméia na cor negra com moldura prateada
Acima, no Sandero as cores são Prata Etoile, Vermelho Vivo e Vermelho Fogo, Preto Nacré, Cinza Acier, Branco Glacier, Bege Poivre e Azul Crepúsculo. Abaixo as cores no Stepway são Prata Etoile, Vermelho Vivo e Vermelho Fogo, Preto Nacré, Cinza Acier e Azul Crepúsculo.
As rodas são de liga leve aro 15 opcionais no Sandero e 16 de série no Stepway calçadas por pneus 195/60 R16 Continental Cross Contact no último. A suspensão é a McPherson, com triângulo inferior, na dianteira e semi-independente com barra estabilizadora na traseira. Altura de rodagem do Stepway é de 18,5 cm de altura.
Na traseira além das lanternas traseiras que ganham novo desenho com máscara, cinza na Stepway e vermelha nas demais versões, com lentes transparentes nos segmentos da seta e ré. O logotipo que identifica o modelo migra para o centro do porta-malas, abaixo do logotipo da Renault.

3 comentários:

  1. Muito boa descrição e organização das fotos.
    Estão de parabéns!

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  2. Muito boa a matéria. Estamos esperando o nosso Stepway chegar !

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  3. Comprei um prata Stepway e estou apaixonada. Já tinha um 2010. Só renovei a frota com um automático.

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