sexta-feira, 24 de junho de 2011

Ford C-Max Energi: o mais novo veículo híbrido

Derivado do C-Max de cinco lugares, o Energi, que começará a ser vendido nos próximos anos, está sendo mostrado no Salão Internacional do Automóvel de Buenos Aires.
Projetado para obter a qualificação AT-PZEV (Veículo com Tecnologia Avançada de Emissões Parcialmente Zero), o Ford C-Max Energi proporciona máximo aproveitamento de combustível. A exemplo do Fusion Hybrid, vendido no Brasil, ele combina um motor elétrico alimentado por bateria de íons de lítio e um motor a gasolina de ciclo Atkinson, de alta eficiência.
A partida é sempre feita no modo elétrico e o motor a gasolina só entra em operação quando necessário. O Ford C-Max Energi alcança uma autonomia total de mais de 800 km, combinando os dois motores, tornando-se o veículo híbrido "plug-in" de maior autonomia do mercado e também um dos mais econômicos, rodando mais de 17 km por litro de combustível.

Funcionamento

O Ford C-Max Energi utiliza baterias de íons de lítio, desenvolvidas e produzidas pela Ford nos Estados Unidos. Elas são concebidas de modo inteligente para maximizar o uso de componentes comuns de alta qualidade, como as placas de controle, que garantem o elogiado desempenho dos veículos híbridos da Ford.
O Ford C-Max Energi se beneficia das vantagens que as baterias de íons de lítio oferecem em relação às baterias de níquel-hidreto metálico (NiMH). Em geral, elas são 25% a 30% menores, 50% mais leves e mais fáceis de acomodar no veículo, podendo ser configuradas para aumentar a potência de aceleração ou a autonomia.
A recarga diária da bateria maximiza a autonomia do veículo no modo totalmente elétrico. A eficiência do sistema de bateria permite que o C-Max Energi seja totalmente recarregado durante a noite, bastando ligá-lo a uma tomada de 220 volts. Assim, é possível aumentar a rodagem no modo elétrico, com redução no uso do motor a combustão e de emissões de CO2.
Na partida, o C-MAX Energi funciona no modo de redução de carga, proporcionando autonomia com energia elétrica. Quando a bateria se esgota, ou em determinadas condições, ele muda para o modo híbrido sustentável, dotado de sistema eficiente de uso do combustível.

Recursos a bordo

O Ford C-Max Energi vem acompanhado de um plugue de cinco pontos padronizado, ergonomicamente confortável de segurar, durável e com design diferenciado. Ele tem acabamento em borracha preta, que torna o manuseio firme e confortável, e cabeça em plástico branco resistente para proteger os componentes eletrônicos. O oval azul Ford ajuda na identificação imediata do dispositivo.
Quando o cabo de alimentação está conectado na tomada do veículo, localizada entre a porta do motorista e a roda dianteira, um anel de luz circula em torno da tomada duas vezes, confirmando a conexão. O anel de luz se acende de forma intermitente enquanto o veículo recarrega. Quando o anel fica totalmente aceso, o veículo está recarregado.
O proprietário do C-MAX Energi terá acesso a sistemas de informação – dentro e fora do carro – que ajudam a gerenciar o processo de recarga, a encontrar a rota mais ecológica e controlar de forma remota a carga do veículo e suas configurações, monitorar o estado de carga da bateria e ampliar a eficiência da energia para uso no modo elétrico.
Os proprietários do C-MAX Hybrid também vão se beneficiar de muitos recursos a bordo. Entre eles está uma nova versão da tecnologia de conectividade MyFord Touch, desenvolvida especialmente para a condução no modo elétrico. Ela oferece grande flexibilidade na configuração das informações do veículo, incluindo nível de combustível, carga da bateria, consumo médio e instantâneo.
O quadro de instrumentos traz ainda o novo recurso MyView, que permite ao motorista acessar outros dados do veículo, como consumo elétrico dos acessórios e do ar-condicionado, que influenciam a economia de combustível e a autonomia do C-MAX Energi no modo elétrico.
Outra novidade é a função Brake Coach, de orientação de frenagem, que ensina o motorista a aperfeiçoar o uso dos freios regenerativos para recuperar a energia cinética e enviá-la de volta para a bateria, diminuindo ao mesmo tempo o desgaste do sistema.

Eficiência

A eficiência no consumo médio de combustível é apresentada de duas maneiras: em um gráfico tradicional ou em uma tela inovadora, no lado direito do painel, que mostra o crescimento de folhas de parreira (como no Fusion Hybrid). Quanto mais eficiente a condução, mais exuberantes e belas ficam as folhas e os ramos, criando um visual que recompensa o motorista pelo seu desempenho.
Para reforçar a mensagem, no final de cada viagem uma tela mostra a distância percorrida, a economia obtida pelo freio regenerativo, o combustível consumido (média e total) e uma escala de frenagem regenerativa.
Com o sistema de gestão de potência, os motores elétrico e a combustão do Ford C-Max Energi podem trabalhar em conjunto ou separados para maximizar a eficiência. O motor a combustão pode funcionar independentemente da velocidade do veículo, carregando as baterias ou tracionando as rodas conforme a necessidade. O motor elétrico pode movimentar as rodas em condições de baixa velocidade e pouca carga, ou trabalhar de forma conjunta com o de explosão em velocidades maiores.

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