sexta-feira, 24 de junho de 2011

Relatório anual da Ford

A Ford Motor Company divulgou o seu 12º relatório anual de desempenho social e ambiental, que mostra o compromisso contínuo da companhia em avançar na sustentabilidade em todas as suas operações mundiais. Intitulado "Blueprint for Sustainability", o relatório de sustentabilidade da Ford, com as diversas iniciativas promovidas pela empresa nessa área em todo o mundo, está disponível na íntegra, em inglês, no site www.corporate.ford.com/go/sustainability.
Entre os destaques, há um capítulo sobre mudanças climáticas que resume os progressos da Ford dentro das metas globais de redução de CO2, focando nas tecnologias veiculares que fazem parte do seu plano de migração, bem como as oportunidades e desafios da eletrificação de veículos. Outra seção examina as implicações econômicas e sociais do uso da água.
A Ford aborda também como tema no documento as suas ações de liderança em iniciativas para a promoção dos direitos humanos, da sustentabilidade ambiental e da responsabilidade no uso de materiais em toda a cadeia de fornecedores da área automotiva. Outra ação do relatório sintetiza os desafios da companhia e da indústria e esclarece como a Ford está encaminhando essas questões dentro do plano One Ford.
O relatório traz cartas assinadas por Bill Ford, presidente do Conselho da Ford, Alan Mulally, presidente e CEO da Ford, e Susan Cischke, vice-presidente de Sustentabilidade, Meio Ambiente e Engenharia de Segurança. Eles expressam os progressos da Ford no último ano e como a sustentabilidade foi integrada aos negócios, em colaboração com outras organizações. "Essas questões são cada vez mais importantes para nossos clientes, investidores e parceiros de negócios", diz Susan Cischke.

Avanços e desafios

Entre outros avanços, em 2010 a Ford reduziu em 5,6% as emissões de CO2 por veículo produzido em suas operações globais, em comparação com 2009. Iniciou a produção da Transit Connect Electric, o primeiro de cinco veículos elétricos programados, e anunciou a instalação de um sistema de energia solar na fábrica de Michigan, nos Estados Unidos.
A água é tema de um capítulo especial no relatório de sustentabilidade da Ford e identificada como uma questão prioritária. Em 2010, a Ford reduziu em 8,5% o consumo de água por veículo produzido. Há mais de uma década, a empresa firmou o compromisso de reduzir o seu consumo de água, com uma meta constante de 3% a cada ano. Desde o lançamento da sua Iniciativa Global de Gerenciamento da Água, em 2000, até 2010, as fábricas da Ford reduziram o seu consumo de água em 62%, economizando cerca de 38 bilhões de litros.
No cenário global, a empresa avalia que com o aumento da poluição da água e da população mundial, o acesso a água limpa é cada vez mais incerto. Aproximadamente 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo não contam com fontes limpas e seguras de água potável, enquanto 2,5 bilhões não dispõem de instalações sanitárias. Conforme a população mundial cresce, a demanda por água também aumenta.
O estudo leva em conta que menos de 3% da água existente na Terra é potável. Destes, menos de 0,5% é acessível para as plantas, animais e seres humanos. O consumo de água tem crescido mais que o dobro da taxa de aumento da população. Em 2025, 1,8 bilhão de pessoas estarão vivendo em países ou regiões com absoluta falta de água e dois terços da população mundial poderão enfrentar situações de escassez. Pelo menos 1,8 milhão de crianças com até 5 anos morrem a cada ano de doenças relacionadas ao abastecimento de água.

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