terça-feira, 19 de julho de 2011

Brasil recebe primeira fábrica Chery fora da China

Unidade de Jacareí será a primeira do mundo a realizar processo produtivo completo, e não apenas montagem. Planta fabril terá aporte de U$ 400 milhões e deve gerar mais de três mil empregos diretos. A primeira fábrica de automóveis de uma montadora chinesa instalada fora da China será no Brasil, mais precisamente em Jacareí, no Vale Paraibano, região do interior de São Paulo. A Chery Automobile, maior montadora independente da China, escolheu a cidade – e o nosso país – para receber um aporte da ordem de U$ 400 milhões visando a construção dessa unidade industrial pioneira. As obras, que têm início agora em 2011, devem ser concluídas em meados de 2013.
"A marca possui 12 fábricas fora da China, mas todas se atêm a executar montagem de peças – são as chamadas CKDs (Complete Knock-Down). A unidade brasileira será a primeira a produzir, de fato e em larga escala, os veículos", conta Luis Curi, CEO da Chery do Brasil.
A razão dessa decisão inédita está no nosso mercado. Com o consumo de automóveis ultrapassando a casa dos três milhões ao ano, o Brasil apresenta um grande potencial de crescimento para o setor automotivo. Além disso, o mercado nacional é compatível com o chinês, já que ambos buscam veículos de alta-qualidade, porém com preços competitivos.
"Depois que iniciamos a comercialização de nossos produtos no país, tivemos uma grande aceitação de mercado, o que aumentou consideravelmente as vendas. Registramos crescimento de mais de 1300% nas negociações, e a instalação de uma fábrica suprirá essa demanda, que segue em constante ascensão", conta o Curi.
As estimativas da Chery são de que sejam produzidas na fábrica 150 mil unidades anualmente, dez vezes mais do que o fabricado pelas outras bases da empresa no globo.
A chegada da marca deve revolucionar a região de Jacareí, já que serão gerados aproximadamente 1200 novos empregos diretos já no início das produções, expandindo para 4000 empregos quando alcançada a capacidade máxima produtiva.
"Escolhemos Jacareí por ser uma cidade muito bem localizada, no centro do Sudeste, que é o maior consumidor automotivo do país. Além da conveniência logística, a área oferece uma completa cadeia de abastecimento para a indústria automobilística e a municipalidade garantiu incentivos atraentes. É uma parceria de longo prazo, que certamente renderá bons frutos", afirma Curi.
A área escolhida para a implantação da fábrica é de um milhão de metros quadrados, sendo que 400 mil serão utilizados nessa primeira etapa de construção – o que já garante o alcance da capacidade produtiva esperada. A produção vai abastecer o mercado interno e também toda a América Latina.

Chery Brasil
Vendas em 2010: 7 mil unidades
Projeção para 2011: 25 mil unidades
Número de revendas: 80 concessionárias, em 27estados
Início das obras da fábrica: 2011
Término previsto: Setembro de 2013
Área fabril: um milhão de metros quadrados
Investimento: U$ 400 milhões
Empregos gerados (inicial e final): 1200 e 4 mil
Modelos comercializados no Brasil: Face, Cielo (hatch e sedan), Tiggo, QQ
Modelos para produção inicial: A13
Capacidade de produção: 150 mil

Chery no Mundo
Posição no mercado Chinês: Número 1 entre as montadoras independentes. Maior exportadora de automóveis do país e quarta marca de produto chinês mais lembrada no mundo
Vendas em 2010: 682 mil unidades, sendo 92 mil para exportação
Projeção para 2011: 800 mil unidades, sendo 128 mil para exportação
Presença no globo: mais de 80 países
Países com fábricas de montagem: Egito, Iran, Síria, Rússia, Ucrânia, Uruguai, Indonésia, Taiwan, Tailândia, Malásia e Vietnã.
Empregados no globo: mais de 30 mil
Principal produto de exportação: Tiggo, QQ e Face

Nenhum comentário:

Postar um comentário